GM e Hyundai se unem para fazer carros elétricos mais baratos

chevrolet equinox ev 2024 14
chevrolet equinox ev 2024 14

O caminho para eletrificação da General Motors parecia fácil com o investimento em 30 modelos elétricos, sendo 20 para a América do Norte e 10 para a China. Mas, a plataforma Ultium ainda carrega o legado do gigantismo americano.

Com seu menor carro medindo 4,83 m de comprimento, a Ultium não convenceu nem a Honda , que adicionou o Prologue e o Acura ZDX à lista de gigantões elétricos de Detroit. Obviamente a conta não fecharia com a proposta de um Bolt nesses termos.

Assim, a GM procura outro parceiro para fazer carros elétricos menores e, obviamente, mais baratos, embora ela tenha exatamente a fórmula para fazer isso e ainda causar grande impacto no mercado americano, mas politicamente não pode.

Com Baojun e Wuling se destacando na China, a GM não pode nem pensar em ter carros elétricos com tecnologia dessas marcas nos states. Seria como se Portugal ou Espanha não pudessem levar seu ouro das colônias americanas para a Europa.

Assim, sem seu “ouro chinês”, a GM se junta aos coreanos da Hyundai “para explorar futuras colaborações em áreas estratégicas importantes. Oficialmente, as duas empresas falam em “reduzir custos e levar uma gama maior de veículos e tecnologias aos clientes com mais rapidez”.

kia ev6 2
kia ev6 2

De fato, a GM abraçou o parceiro certo, uma vez que a E-GMP da Hyundai também não fica muito atrás da Ultium, tendo gerado linhas como Ioniq e EVX (da Kia) que não são exatamente baratos e possuem modelos grandes e caros.

A GM poderia ter feito isso com a Honda, mas esta não parece satisfeita em ampliar seu negócio com a gigante de Detroit após o Prologue, preferindo tirar lágrimas dos americanos ao investir US$ 15 bilhões no Canadá.

Mary Barra, CEO da GM, diz: “GM e Hyundai têm forças complementares e equipes talentosas. Nosso objetivo é desbloquear a escala e a criatividade de ambas as empresas para entregar veículos ainda mais competitivos aos clientes de forma mais rápida e eficiente”.

Euisun Chung, do Hyundai Motor Group, comenta: “Esta parceria permitirá que a Hyundai Motor e a GM avaliem oportunidades para aumentar a competitividade em mercados e segmentos de veículos importantes, bem como impulsionar eficiências de custos e fornecer maior valor ao cliente por meio de nossa experiência combinada e tecnologias inovadoras”.

Agora é esperar para ver se teremos carros elétricos realmente competitivos de Chevrolet e Hyundai por aqui.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X