Europa Hatches Lançamentos Linha 2019 Volkswagen

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

O VW Golf 2019 tem várias novidades e chega com preços a partir de R$ 77.247.

O hatch médio é o que possui maior oferta de motores e transmissões no mercado nacional, tendo quatro propulsores com potências entre 101 cv e 220 cv, bem como duas opções de câmbio manual – com cinco e seis marchas – uma automática de seis marchas e outra com dupla embreagem, DSG, de seis velocidades.


Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf – história

Nascido em 1974, o Golf surgiu como uma proposta para substituir o best seller da Volkswagen, o Fusca. Após diversos protótipos e conceitos, desde motor central a ar até uma arquitetura parecida com a do Passat.


O modelo apareceu como um hatch de motor e câmbio transversais. A primeira geração foi produzida em diversos lugares, inclusive sobreviveu às outras gerações até recentemente na África do Sul, onde era chamado de Citi Golf.

Em 1983, surge a segunda geração do Golf, que durou nove anos, sendo uma das mais célebres do modelo. O Golf chegou a ter motor 1.8 G60 com 160 cv, numa época em que esse propulsor entrega apenas 90 cv, já que apenas o 16V tinha 139 cv.

A terceira foi a que chegou ao Brasil, a partir do México, quando desembarcou o Golf GTI duas portas, que estranhamente não tinha vidros elétricos, mas possuía teto solar e motor 2.0 8V. Essa geração durou sete anos e foi a primeira com o motor VR6, sendo substituída em 1998 pela quarta, que acabou sendo feita por aqui.

Dessa geração nasceu o Audi A3, também feito no Brasil. O Golf IV foi um modelo que teve vida longa no Brasil, tendo se despedido há poucos anos. O modelo brasileiro chegou a ser vendido no Canadá como City Golf.

Enquanto isso, no México e na Europa, o modelo produzido passou a ser o Golf V, cuja plataforma PQ35 continua ainda em uso dentro e fora da marca. Da mesma forma, o Audi A3 evoluiu também, mas aqui se manteve o antigo.

Já o Golf VI foi uma atualização da quinta geração e igualmente ficou fora do país. Com a sétima, a Volkswagen retomou a produção do modelo no Brasil após breve período. Essa geração é a primeira com a base modular MQB, que cortou 100 kg de peso e tornou o processo produtivo mas rápido.

Por aqui, o modelo é feito na mesma linha do Fox e dos Audi A3 e Q3. Agora espera-se pela oitava geração em 2019, que manterá a MQB, mas ganhará mais opções GNV e híbrida plug-in, bem como menos diesel.

No México, fala-se que deixará de ser feito no país, assim migrando toda a produção para a Alemanha. Aqui, provavelmente, também deve sair de cena por conta das baixas vendas e o alto custo da operação paranaense.

Em seu lugar, a VW poderia até fazer a futura picape cabine dupla ou o T-Cross, SUV compacto derivado do Polo.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – detalhes

O VW Golf 2019 recebe como alterações faróis redesenhados com LEDs diurnos e projetores em LED diferentes, assim como grade reduzida e para-choque em novo estilo, tendo também friso cromado.

Na traseira, o modelo adota lanternas em LED com visual repaginado, assim como para-choque igualmente atualizado, dotado de saídas laterais com acabamento cromado.

Por dentro, o VW Golf 2019 recebe nova padronagem de tecidos e couro, bem como painel com multimídia dotada de tela de 8 polegadas sensível ao toque e a gestos, além de Active Info Display, que é o quadro de instrumentos digital e configurável, que substitui os mostradores analógicos.

Alguns itens do acabamento foram redesenhados. Com 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o hatch continua oferecendo 313 litros no bagageiro e o mesmo espaço interno.

VW Golf 2019 – novidades

O VW Golf 2019 ganhou uma nova opção de motorização na Europa, com um propulsor 1.5 litro TSI a gasolina capaz de desenvolver 130 cv.  Agora está sendo ofertado no modelo hatch e também a perua Golf Variant.

Com torque de 20,4 kgfm, o propulsor “impressiona pelo rodar ainda mais silencioso e um nível elevado de torque mesmo em baixas velocidades, que facilita a condução e aumenta a eficiência de combustível”, segundo a montadora.

De acordo com os dados do fabricante, essa versão de 130 cv pode alcançar velocidade máxima de 210 km/h, mas infelizmente não está disponível no Brasil. O motor tem ainda o sistema Active Cylinder Management, que desliga dois dos quatro cilindros em rotações entre 1.400 e 3.200 rpm, dependendo também da carga.

No VW Golf 2019, outra novidade é o sistema que “desliga” o motor no momento em que o condutor tira o pé do acelerador, batizado de “Eco Coasting”.

Disponível apenas em velocidades de até 130 km/h e somente com o câmbio DSG de dupla embreagem, o dispositivo consiste em uma bateria de íon de lítio que fornece a energia necessária para equipamentos elétricos, como faróis, limpadores de para-brisa e sistema de som.

Com emissões de CO2 de 110 a 116 g/km, eles conseguem entregar consumo médio de combustível em 20 km/litro e 20,8 km/litro.

Aqui, o VW Golf 2019 mantém os propulsores 1.0 TSI de até 125 cv e 20,4 kgfm, 1.6 MSI de até 120 cv e 16,8 kgfm, 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm e o 2.0 TSI de até 220 cv e 35,7 kgfm, com transmissão manual de seis marchas para o primeiro, manual ou automática Tiptronic de seis marchas para o segundo e terceiro, bem como automatizada DSG de seis marchas e dupla embreagem no GTI.

Por aqui, a versão Comfortline 1.0 TSI agora só tem câmbio Tiptronic de seis marchas e entrega até 128 cavalos. O GTI passa de 220 para 230 cavalos, enquanto a Highline mantém o 1.4 TSI Flex de 150 cavalos. A nomenclatura agora é 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI (GTI).

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – versões

  • VW Golf Comfortline 200 TSI Tiptronic
  • VW Golf Highline 250 TSI Tiptronic
  • VW Golf GTI 350 TSI DSG

VW Golf 2019 – equipamentos

Comfortline – Sete airbags, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16”, frenagem pós-colisão, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, controles de tração/diferencial/estabilidade, farol de neblina com função curva, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico e aquecimento, Composition Media tem tela de 6,5 polegadas, assistente de partida em rampa, Isofix, Car Play, Android Auto, MirrorLink e AppConnect.

Opcionais: teto solar e rodas aro 17.

Highline – Lanternas de LED, ar condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, modos de condução: Eco/Normal/Sport/Individual, Start-Stop e paddle shifts na versão automática.

Opcionais: teto solar, rodas aro 17, sistema de proteção Pró-Active, FLA (faróis adaptativos), ACC Front Assist (controle de cruzeiro adaptativo), luzes de LED, Discover Media e Park Assist 2.0.

GTI – Itens do Highline mais pinças de freios exclusivas na cor vermelha, acabamento em tecido Xadrez Clark (grafite) e lanternas traseiras com iluminação em LED, assim como ponteira do escapamento, banco do motorista com ajustes elétricos. Também de série no Golf são as rodas de liga leve aro 17 – “Brooklin” com pneus 225/45 R17, ESC Sport.

Opcionais: Teto solar, pacote Sport (rodas aro 18, bancos em couro e banco do motorista elétrico), Discover Pro tem tela de 8 polegadas, proteção dos passageiros, Park Assist 2.0, sensor de fadiga e farol alto automático.

VW Golf 2019 – preços

  • VW Golf Comfortline 200 TSI Tiptronic – R$ 91.790
  • VW Golf Highline 250 TSI Tiptronic – R$ 112.190
  • VW Golf GTI 350 TSI DSG – R$ 143.790

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – motor

O VW Golf 2019 tem quatro opções de motor, começando pelo 1.0 TSI. O propulsor é o mesmo utilizado no up! TSI e no Polo, mas possui diferenças. São 116 cv com gasolina e 128 cv quando abastecido com etanol, ambos a 5.500 rpm.

O torque também é mais alto, sendo 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, independente do combustível usado.

Nesta configuração, o VW Golf 2019 tem uma transmissão manual de seis velocidades. Dotado de turbocompressor e injeção direta, o pequeno motor emprega algumas modificações em relação ao equivalente do VW Up! TSI, sendo mais potente, agora com 3 cv, igual ao Polo 2019.

A Volkswagen introduziu um novo sistema de resfriamento de ar do intercooler, agora posicionado junto ao radiador, a fim de dar conta do aumento de potência e temperatura. Além disso, carcaça do compressor e no rotor da turbina possuem materiais mais resistentes.

Com três sistemas de refrigeração líquida independentes (bloco, cabeçote e coletor de admissão), o motor recebeu um aumento no tamanho do radiador. As válvulas de escape possuem injeção de sódio em seu interior para reduzir a temperatura, enquanto as velas de irídio melhoram a queima da mistura ar-combustível.

A junta do cabeçote passa a ter três camadas e houve um atraso da ignição para ajustar o motor à nova temperatura.

Na versão Highline, o motor é o 1.4 TSI Flex de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol), que permite ir de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcançar 209 km/h de velocidade máxima (etanol).

Quando equipado com a transmissão automática de seis marchas, os números são de 8,7 segundos e de 207 km/h (etanol).

No Golf GTI 2018, o EA888 2.0 com 230 cv a 4.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm, que assim faz de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e tem velocidade máxima de 238 km/h. O esportivo usa de série a dupla embreagem DSG, também com seis marchas.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • VW Golf 1.0 TSI AT 2018 – 10,3 segundos e 192 km/h
  • VW Golf 1.4 TSI AT 2018 – 8,7 segundos e 207 km/h
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2018 – 7,0 segundos e 238 km/h

O VW Golf 2019 tem uma performance excelente nas versões TSI e apenas boa na MSI. O 1.0 TSI, que vibra pouco e praticamente não é sentido no habitáculo, tem saídas boas até pouco acima de 1.500 rpm, quando começa a encher e surpreender, tendo respostas muito boas acima de 2.000 rpm. Rapidamente alcança 6.000 rpm.

Mesmo pequeno, o EA211 não reclama de falta de força e esbanja torque em baixa, tendo até 128 cv e 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm. Não se exige reduções para ultrapassagens e promove retomadas dignas de um motor 2.0 bem mais potente, graças à faixa plana de funcionamento com força máxima garante prazer ao dirigir.

O ponteiro marca 2.500 rpm quando rodando a 110 km/h, o, suficientes para uma condução com baixo ruído e consumo. O 1.0 TSI entrega excelente serviço, mas está um pouco mais manso se comparado ao 1.0 TSI de até 105 cv, mas não há, porém, aquela sensação de impulsão quase instantânea vista na maioria dos carros turbinados.

Com 1.223 kg de peso, o VW Golf 2019 com motor 1.0 TSI tem foco mesmo é na eficiência energética, apesar da boa performance. Apenas com câmbio manual, a transmissão tem engates precisos e bem macios, apesar do curso da alavanca ser um tanto longo para um Volkswagen.

Ainda assim o 1.0 TSI é bem acertado para as condições nacionais de ruas e estradas, reunindo o melhor de dois mundos num frasco bem pequeno. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos com máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol.

O consumo, de acordo com o Inmetro, é de 8,4/11,9 km/litro na cidade e 10,1/14,3 km/litro na estrada, respectivamente com etanol e gasolina.

No caso do motor 1.6 MSI, o desempenho do VW Golf 2019 já cai bastante, sendo necessário rotações mais altas para se obter uma resposta adequada, geralmente com mudanças de marchas na casa de 2.500 rpm ou acima de 3.500 rpm em uma pegada mais agressiva, mas não esportiva. No automático, as respostas são mais lentas, mas apresenta um bom nível de conforto.

No caso do 1.4 TSI, o VW Golf 2019 vem com uma performance excelente com câmbio manual, oferecendo uma pegada mais esportiva. No automático, o desempenho não fica muito longe.

Por fim, o GTI é o suprassumo do modelo desde os anos 70, permitindo uma condução altamente esportiva, com entradas e saídas de curva com excelente estabilidade e controle dinâmico.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – consumo

Cidade

  • VW Golf 1.0 TSI AT 2018 – 8,0 km/litro no etanol e 11,4 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI AT 2018 – 7,5 km/litro no etanol e 11,4 km/litro na gasolina
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2018 – 9,9 km/litro na gasolina

Estrada

  • VW Golf 1.0 TSI AT 2018 – 10,2 km/litro no etanol e 14,2 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI DSG 2018 – 9,4 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2018 – 12,2 km/litro na gasolina

VW Golf 2019 – manutenção e revisão

O VW Golf 2019 tem as três primeiras revisões grátis.

A Volkswagen criou um site exclusivo para revisão programada, onde o cliente pode visualizar o tempo de serviço e o valor da revisão, já com a mão de obra incluída, bem como todos os itens a serem trocados.

É possível também agendar o serviço pelo próprio configurador. Itens de desgaste natural têm preços com mão de obra sugeridos, bem como itens que podem ser trocados conforme a necessidade, mas sem valores.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.4

Preços 1.6

Preços 2.0

10.000 km

R$ 243

R$ 243

R$ 243

R$ 291

20.000 km

R$ 591

R$ 591

R$ 714

R$ 649

30.000 km

R$ 508

R$ 508

R$ 508

R$ 566

40.000 km

R$ 967

R$ 1.047

R$ 944

R$ 649

50.000 km

R$ 508

R$ 508

R$ 508

R$ 566

60.000 km

R$ 591

R$ 591

R$ 591

R$ 649

VW Golf 2019 – ficha técnica

Motor

1.0 TSI

1.6 MSI (não mais disponível)

1.4 TSI

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

1395

1984

Válvulas

12

16

16

16

Taxa de compressão

10,5:1

11,5:1

10,5:1

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Monoponto

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5750

Gasolina: 150 cv @ 4500 rpm / Etanol: 150 cv @ 4500

Gasolina: 230 cv @ 4500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm

Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 35,7 kgfm @ 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Manual 5 marchas / Automática 6 marchas

Manual 6 marchas /Automática 6 marchas

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/55 R16

205/55 R16

205/55 R16

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4255

4255

4255

4255

Largura sem retrovisores (mm)

1795

1795

1795

1795

Altura (mm)

1468

1468

1468

1468

Distância entre os eixos (mm)

2630

2630

2630

2630

Capacidades

Porta-malas (litros)

313

313

313

313

Tanque (litros)

50

50

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

497

562

562

533

Peso em ordem de marcha (kg)

1223

1218 (MT) 1238 (AT)

1218 (MT) 1238 (AT)

1317

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,334

0,334

0,318

0,318

VW Golf 2019 – fotos

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes
Nota média 4.3 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email