Europa Hatches Lançamentos Linha 2019 Volkswagen

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes
Golf 2019

Mesmo com as vendas em baixa, a Volkswagen segue apostando no Golf 2019 no mercado brasileiro. Para a linha 2019, o hatch médio recebeu uma série de mudanças no visual, no acabamento interno e na lista de equipamentos. Além disso, o esportivo VW Golf GTI 2019 ficou ainda mais potente.

O Volkswagen Golf 2019 compete diretamente com modelos como Chevrolet Cruze Sport6, Ford Focus hatch, Peugeot 308 e Hyundai i30. Porém, o modelo da marca alemã se diferencia pelos preços mais altos e também por ser o único a dispor da opção de uma versão esportiva.


Os preços da nova linha Golf 2019 começam em R$ 91.790. São três opções de motorização e duas de transmissão, além de três versões de acabamento e dezenas de equipamentos de série e opcionais.

Além do Golf hatch, a linha conta também com a perua Volkswagen Golf Variant 2019. Este modelo traz como principal diferencial, obviamente, o porta-malas mais amplo.

Confira abaixo todos os detalhes do Volkswagen Golf 2019:


VW Golf – história

Nascido em 1974, o Golf surgiu como uma proposta para substituir o best seller da Volkswagen, o Fusca. Após diversos protótipos e conceitos, desde motor central a ar até uma arquitetura parecida com a do Passat.

O modelo apareceu como um hatch de motor e câmbio transversais. A primeira geração foi produzida em diversos lugares, inclusive sobreviveu às outras gerações até recentemente na África do Sul, onde era chamado de Citi Golf.

Em 1983, surge a segunda geração do Golf, que durou nove anos, sendo uma das mais célebres do modelo. O Golf chegou a ter motor 1.8 G60 com 160 cv, numa época em que esse propulsor entrega apenas 90 cv, já que apenas o 16V tinha 139 cv.

A terceira foi a que chegou ao Brasil, a partir do México, quando desembarcou o Golf GTI duas portas, que estranhamente não tinha vidros elétricos, mas possuía teto solar e motor 2.0 8V. Essa geração durou sete anos e foi a primeira com o motor VR6, sendo substituída em 1998 pela quarta, que acabou sendo feita por aqui.

Dessa geração nasceu o Audi A3, também feito no Brasil. O Golf IV foi um modelo que teve vida longa no Brasil, tendo se despedido há poucos anos. O modelo brasileiro chegou a ser vendido no Canadá como City Golf.

Enquanto isso, no México e na Europa, o modelo produzido passou a ser o Golf V, cuja plataforma PQ35 continua ainda em uso dentro e fora da marca. Da mesma forma, o Audi A3 evoluiu também, mas aqui se manteve o antigo.

Já o Golf VI foi uma atualização da quinta geração e igualmente ficou fora do país. Com a sétima, a Volkswagen retomou a produção do modelo no Brasil após breve período. Essa geração é a primeira com a base modular MQB, que cortou 100 kg de peso e tornou o processo produtivo mas rápido.

Por aqui, o modelo é feito na mesma linha do Fox e dos Audi A3 e Q3. Agora espera-se pela oitava geração em 2019, que manterá a MQB, mas ganhará mais opções GNV e híbrida plug-in, bem como menos diesel.

No México, fala-se que deixará de ser feito no país, assim migrando toda a produção para a Alemanha. Aqui, provavelmente, também deve sair de cena por conta das baixas vendas e o alto custo da operação paranaense.

Em seu lugar, a VW poderia até fazer a futura picape cabine dupla ou o T-Cross, SUV compacto derivado do Polo.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – detalhes

O VW Golf 2019 recebe como alterações faróis redesenhados com LEDs diurnos e projetores em LED diferentes, assim como grade reduzida e para-choque em novo estilo, tendo também friso cromado.

Na traseira, o modelo adota lanternas em LED com visual repaginado, assim como para-choque igualmente atualizado, dotado de saídas laterais com acabamento cromado.

Por dentro, o VW Golf 2019 recebe nova padronagem de tecidos e couro, bem como painel com multimídia dotada de tela de 8 polegadas sensível ao toque e a gestos, além de Active Info Display, que é o quadro de instrumentos digital e configurável, que substitui os mostradores analógicos.

Alguns itens do acabamento foram redesenhados. Com 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o hatch continua oferecendo 313 litros no bagageiro e o mesmo espaço interno.

VW Golf 2019 – novidades

O Volkswagen Golf 2019 foi anunciado em junho de 2018 com novidades estéticas, de acabamento, nos equipamentos de série e opcionais e até mesmo na mecânica. Agora o carro conta com faróis com assinatura em LED e lanternas traseiras também em LED de série desde a versão mais básica.

Há ainda uma nova grade frontal, para-choques redesenhados e novas rodas de liga-leve. Por dentro, a principal novidade é a introdução do novo sistema multimídia Composition Media, que oferece uma tela sensível ao toque mais ampla, de oito polegadas, além de sensor de aproximação, Android Auto, Apple CarPlay, MirrorLink e Bluetooth.

O modelo esportivo Golf GTI 2019 dispõe de um sistema mais completo, batizado de Discover Media, que oferece navegador GPS integrado. Este modelo estreia ainda o moderno painel de instrumentos Active Info Display, com tela totalmente configurável de 12,3 polegadas.

O painel de instrumentos mais moderno do novo esportivo da Volkswagen tem cinco modos de exibição: “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” e “Navegação” Ele pode exibir uma série de informações de bordo, além de mapas do navegador GPS, dados do sistema multimídia, cronômetro para tomadas de tempo, entre outros.

Na gama de versões, o VW Golf 2019 agora pode ser encontrado somente nas variantes Comfortline com o motor 1.0 TSI, Highline com o 1.4 TSI e GTI com o 2.0 TSI.

E por falar em motores, o 1.0 TSI flex de três cilindros teve aumento de 3 cv, passando para 128 cv com etanol, com torque máximo de 20,4 kgfm a 2.000 rpm. Além disso, o Golf 200 TSI (sigla referente ao torque em newton-metro) passa a ser comercializado exclusivamente com o câmbio automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.

O Golf Highline 2019 segue com o 1.4 TSI (ou 250 TSI) de 150 cv e 25,5 kgfm, sempre com a transmissão Tiptronic de seis velocidades.

Por fim, o Golf GTI 2019 com seu 2.0 TSI (ou 350 TSI) está ainda mais potente, com 10 cv a mais, passando para 230 cv e 35,7 kgfm, a 1.500 rpm. Ele trabalha juntamente com um câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – versões

O Golf 2019 pode ser encontrado nas versões “civis” Comfortline e Highline e também na esportiva GTI. Confira toda a gama do carro:

  • Volkswagen Golf Comfortline 200 TSI 2019
  • Volkswagen Golf Highline 250 TSI 2019
  • Volkswagen Golf GTI 350 TSI 2019

VW Golf 2019 – equipamentos

Volkswagen Golf Comfortline 200 TSI 2019

Segurança: sete airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sistema de alarme com comando remoto e chave tipo canivete, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de perda de pressão dos pneus, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, luzes de condução diurna em LED, faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema de frenagem automática pós-colisão, lanterna de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Conforto: sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, ar-condicionado Climatic manual, bancos dianteiros com ajuste de altura e ajuste do apoio lombar, porta-malas com iluminação e tomada 12V, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura, direção elétrica, retrovisores externos elétricos com aquecimento, “Side Blinker” e função “Tilt Down”, sensor de chuva, sensor crepuscular com função “Coming & Leaving Home”, travamento elétrico central com comando remoto, porta-luvas iluminado e refrigerado, vidros elétricos com one touch, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Venturi” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, bancos em tecido “Zoom”, luzes de leitura dianteiras e traseiras, lanterna traseira com iluminação em LED, iluminação da placa de licença em LED, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo com display multifuncional, sistema de entretenimento “Composition Media” com tela touchscreen, sensor de aproximação, App-Connect e Bluetooth, volante com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e paddle shifts, entre outros.

Opcionais: rodas de liga-leve Madrid aro 17 com pneus 225/45 R17 (R$ 2.450) e teto solar panorâmico elétrico (R$ 4.800).

Volkswagen Golf Highline 250 TSI 2019

Conforto: recebe chave presencial, destravamento das portas por sensor de aproximação, botão para partida do motor, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação em LED, piloto automático, sistema start/stop com recuperação de energia de frenagem, entre outros.

Visual e acabamento: iluminação ambiente (região dos pés, portas e retrovisores externos) com ajuste de intensidade, bancos revestidos em couro “Vienna”, entre outros.

Opcionais: rodas de liga-leve “Karlskoga” aro 17 com pneus 225/45 R17 (R$ 2.450), teto solar panorâmico elétrico (R$ 4.800) e Pacote Premium (R$ 9.900, com ACC Front Assist, sensor de fadiga, banco elétrico do motorista, farol alto automático, faróis e luzes diurnas em LED, Park Assist 2.0, Sistema de Proteção dos Passageiros e Discover Media com tela de 8 polegadas).

Volkswagen Golf GTI 350 TSI 2019

Conforto: dispõe de seletor de modos de condução (Normal, Esporte, Eco, Individual e Comfort),

Visual e acabamento: agrega aerofólio traseiro Design GTI, bancos dianteiros esportivos, grade do radiador com estrutura em colmeia e apliques em vermelho, logotipo “GTI”, para-choques exclusivos, pedais de freio e acelerador com apliques em alumínio, dupla ponteira de escape, bancos revestidos em tecido xadrez grafite, rodas “Brooklyn” aro 17 com pneus 225/45 R17, soleiras das portas dianteiras em alumínio e com iluminação em vermelho, entre outros.

Tecnologia: traz ainda computador de bordo com display “FPK”, central multimídia Discover Media com tela touchscreen de oito polegadas, sensor de aproximação, App-Connect, Bluetooth e navegador GPS, entre outros.

Opcionais: teto solar panorâmico elétrico (R$ 4.800), Pacote Sport (R$ 5.900, com bancos em couro, rodas “Milton Keynes” aro 18 e banco do motorista elétrico) e Pacote Premium GTI (R$ 9.200, com ACC Front Assist, sensor de fadiga, farol alto automático, Park Assist 2.0 e Sistema de Proteção dos Passageiros).

VW Golf 2019 – preços

A atual gama do Volkswagen Golf 2019 tem preço inicial de R$ 91.790. Porém, a configuração topo de linha GTI 2019 custa R$ 143.790, podendo chegar a R$ 165.890 com todos os opcionais.

Veja abaixo os preços do VW:

  • Volkswagen Golf Comfortline 200 TSI 2019: R$ 91.790
  • Volkswagen Golf Highline 250 TSI 2019: R$ 112.190
  • Volkswagen Golf GTI 350 TSI 2019: R$ 143.790

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – motor

O VW Golf 2019 tem três opções de motores, começando pelo 1.0 TSI. O propulsor é o mesmo utilizado no up! TSI e no Polo, mas possui diferenças. São 116 cv com gasolina e 128 cv quando abastecido com etanol, ambos a 5.500 rpm.

O torque também é mais alto, sendo 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, independente do combustível usado.

Nesta configuração, o VW Golf 2019 tem uma transmissão automática de seis velocidades. Dotado de turbocompressor e injeção direta, o pequeno motor emprega algumas modificações em relação ao equivalente do VW Up! TSI, sendo mais potente, agora com 3 cv, igual ao Polo 2019.

A Volkswagen introduziu um novo sistema de resfriamento de ar do intercooler, agora posicionado junto ao radiador, a fim de dar conta do aumento de potência e temperatura. Além disso, carcaça do compressor e no rotor da turbina possuem materiais mais resistentes.

Com três sistemas de refrigeração líquida independentes (bloco, cabeçote e coletor de admissão), o motor recebeu um aumento no tamanho do radiador. As válvulas de escape possuem injeção de sódio em seu interior para reduzir a temperatura, enquanto as velas de irídio melhoram a queima da mistura ar-combustível.

A junta do cabeçote passa a ter três camadas e houve um atraso da ignição para ajustar o motor à nova temperatura.

Na versão Highline, o motor é o 1.4 TSI Flex de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol), que permite ir de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcançar 209 km/h de velocidade máxima (etanol).

Equipado com a transmissão automática de seis marchas, este conjunto entrega números de 8,7 segundos e de 207 km/h (etanol).

No Golf GTI 2019, o EA888 2.0 com 230 cv a 4.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm, que assim faz de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e tem velocidade máxima de 238 km/h. O esportivo usa de série a dupla embreagem DSG, também com seis marchas.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • VW Golf 1.0 TSI AT 2019 – 10,3 segundos e 192 km/h
  • VW Golf 1.4 TSI AT 2019 – 8,7 segundos e 207 km/h
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2019 – 7,0 segundos e 238 km/h

O VW Golf 2019 tem uma performance excelente nas versões TSI. O 1.0 TSI, que vibra pouco e praticamente não é sentido no habitáculo, tem saídas boas até pouco acima de 1.500 rpm, quando começa a encher e surpreender, tendo respostas muito boas acima de 2.000 rpm. Rapidamente alcança 6.000 rpm.

Mesmo pequeno, o EA211 não reclama de falta de força e esbanja torque em baixa, tendo até 128 cv e 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm. Não se exige reduções para ultrapassagens e promove retomadas dignas de um motor 2.0 bem mais potente, graças à faixa plana de funcionamento com força máxima garante prazer ao dirigir.

O ponteiro marca 2.500 rpm quando rodando a 110 km/h, o, suficientes para uma condução com baixo ruído e consumo. O 1.0 TSI entrega excelente serviço, mas está um pouco mais manso se comparado ao 1.0 TSI de até 105 cv, mas não há, porém, aquela sensação de impulsão quase instantânea vista na maioria dos carros turbinados.

Com 1.223 kg de peso, o VW Golf 2019 com motor 1.0 TSI tem foco mesmo é na eficiência energética, apesar da boa performance. Apenas com câmbio manual, a transmissão tem engates precisos e bem macios, apesar do curso da alavanca ser um tanto longo para um Volkswagen.

Ainda assim o 1.0 TSI é bem acertado para as condições nacionais de ruas e estradas, reunindo o melhor de dois mundos num frasco bem pequeno. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos com máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol.

O consumo, de acordo com o Inmetro, é de 8,4/11,9 km/litro na cidade e 10,1/14,3 km/litro na estrada, respectivamente com etanol e gasolina.

No caso do 1.4 TSI, o VW Golf 2019 vem com uma performance excelente na configuração com câmbio automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.

Por fim, o GTI é o suprassumo do modelo desde os anos 70, permitindo uma condução altamente esportiva, com entradas e saídas de curva com excelente estabilidade e controle dinâmico.

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes

VW Golf 2019 – consumo

Cidade

  • VW Golf 1.0 TSI AT 2019 – 8,0 km/litro no etanol e 11,4 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI AT 2019 – 7,5 km/litro no etanol e 11,4 km/litro na gasolina
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2019 – 9,9 km/litro na gasolina

Estrada

  • VW Golf 1.0 TSI AT 2019 – 10,2 km/litro no etanol e 14,2 km/litro na gasolina
  • VW Golf 1.4 TSI DSG 2019 – 9,4 km/litro no etanol e 13,8 km/litro na gasolina
  • VW Golf 2.0 TSI DSG 2019 – 12,2 km/litro na gasolina

VW Golf 2019 – manutenção e revisão

O VW Golf 2019 tem as três primeiras revisões grátis.

A Volkswagen criou um site exclusivo para revisão programada, onde o cliente pode visualizar o tempo de serviço e o valor da revisão, já com a mão de obra incluída, bem como todos os itens a serem trocados.

É possível também agendar o serviço pelo próprio configurador. Itens de desgaste natural têm preços com mão de obra sugeridos, bem como itens que podem ser trocados conforme a necessidade, mas sem valores.

RevisãoCusto
QuilometragemPreços 1.0 TSIPreços 1.4 TSIPreços 2.0 TSI
10.000 kmGrátisGrátisGrátis
20.000 kmGrátisGrátisGrátis
30.000 kmGrátisGrátisGrátis
40.000 kmR$ 880,79R$ 930,12R$ 645,03
50.000 kmR$ 474,30R$ 474,30R$ 574,83
60.000 kmR$ 544,50R$ 544,50R$ 645,03
Valor totalR$ 1.899,59R$ 1.948,92R$ 1.864,89

VW Golf 2019 – ficha técnica

Motor

1.0 TSI

1.6 MSI (não mais disponível)

1.4 TSI

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1598

1395

1984

Válvulas

12

16

16

16

Taxa de compressão

10,5:1

11,5:1

10,5:1

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Monoponto

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500

Gasolina: 110 cv @ 5750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5750

Gasolina: 150 cv @ 4500 rpm / Etanol: 150 cv @ 4500

Gasolina: 230 cv @ 4500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm / Etanol: 20,4 kgfm @ 2.000 rpm

Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm

Gasolina: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1.500 rpm

Gasolina: 35,7 kgfm @ 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Manual 5 marchas / Automática 6 marchas

Manual 6 marchas /Automática 6 marchas

Dupla embreagem 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

205/55 R16

205/55 R16

205/55 R16

225/45 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4255

4255

4255

4255

Largura sem retrovisores (mm)

1795

1795

1795

1795

Altura (mm)

1468

1468

1468

1468

Distância entre os eixos (mm)

2630

2630

2630

2630

Capacidades

Porta-malas (litros)

313

313

313

313

Tanque (litros)

50

50

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

497

562

562

533

Peso em ordem de marcha (kg)

1223

1218 (MT) 1238 (AT)

1218 (MT) 1238 (AT)

1317

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,334

0,334

0,318

0,318

VW Golf 2019 – fotos

Golf 2019: veja seu preço, consumo, fotos, motor e detalhes
Nota média 4.3 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email