Honda adia planos para mais carros movidos a hidrogênio; fábrica japonesa terá produção reduzida antes de começar a funcionar

honda crv efcev 1
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O hidrogênio continua a ser uma promessa de combustível para o futuro, porém, nesse momento, somente os veículos comerciais estão se beneficiando deste produto que está sendo oferecido basicamente em mercados consolidados.

Para automóveis de passeio, o hidrogênio continua longe de ser algo atrativo e parece que agora a Honda também percebeu o quanto isso é verdade, já que adiou seus planos para a produção de células de combustível no Japão.

Prevista para 2027, a fábrica de células de combustível em Moka, no Japão, teve sua produção prevista de 30.000 unidades por ano revista. A Honda decidiu não só adiar o início de sua operação, como também reduziu o volume anual a ser produzido.

O motivo é a baixa demanda por carros de passeio abastecidos por hidrogênio, o que fez o fabricante japonês a reduzir seus planos para os próximos automóveis com células de combustível.

Para Honda, o atraso na produção de células de combustível no Japão acarreta a perda de subsídios governamentais, já que os planos atuais envolvem o início da produção em 2028 e com um volume anual de 20.000 unidades.

Agora, com a abordagem pragmática, a Honda percebe que a demanda por veículos a hidrogênio diminuiu diante de sua expectativa inicial. No mercado internacional, basicamente, a Califórnia é quem demanda maior volume desse tipo de veículo.

Hoje, a Honda oferece o CR-V e:FCEV como única opção a hidrogênio em seu portfólio e a tecnologia atual foi desenvolvida em parceria com a General Motors, mas mesmo seu carro mais vendido no mundo não permite ter grandes expectativas.

Por mais que o hidrogênio seja promissor, sua logística é complicada por demandar uma segurança muito maior que a de combustíveis fósseis ou mesmo de origem vegetal, como o etanol, por exemplo.

Isso tudo torna a operação muito cara e a própria arquitetura de célula de combustível e tanques pressurizados nos carros já apresentam seu próprio custo alto. Por ora, apenas a solução brasileira de se obter o hidrogênio por meio do etanol parece viável, mas está em seus primeiros passos…



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X