Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Apesar da soberania dos sedãs médios, os modelos de porte compacto também têm vez no mercado nacional. O Honda City 2022 perdeu espaço na categoria, mas sua nova geração deve reforçar uma posição melhor.

O modelo está cheio de novidades, como visual renovado, novas dimensões, conjunto mecânico atualizado e novos equipamentos, incluindo o pacote Honda SENSING, que estreia num carro nacional da marca.

A grande novidade, porém, é a chegada do New City Hatchback, que junto com o sedã (chamado agora de New City) formam uma nova família na gama da marca por aqui.

Com preços começando em R$ 108.300 no caso do sedã, já que o hatch só divulgará seus preços em janeiro de 2022, o New City 2022 vem com tudo para enfrentar Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa, Volkswagen Virtus e Toyota Yaris Sedan.

Confira todos os detalhes dessa novidade!

Honda City 2022 – detalhes

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

A quinta geração do Honda City 2022 ainda lembra o modelo anterior, mas olhando de perto logo notamos sua evolução em tamanho, estilo e refinamento. Além disso, sua dianteira tem uma forte inspiração no irmão maior Civic.

Aliás, isso não foi feito sem querer, pois o New City 2022 quer atrair quem estava pensando em comprar o sedã maior (que vai ficar um tempo fora do mercado até receber uma nova geração), além de substituir o Fit com sua versão hatch.

A dianteira do novo City tem novos faróis com luzes diurnas em LED (ou com conjunto full LED na versão Touring) e uma grade cromada que es estende de lado a lado e lembra bastante o Civic atual.

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Todas as versões tem rodas de 16 polegadas e lanternas em LED, enquanto as laterais contam com os espelhos fixados na porta e um friso bem marcante que sai dos faróis, percorre toda a carroceria e termina na altura das lanternas.

Falando em sua carroceria, o New City 2022 e seu irmão New City Hatchback 2022 apresentam medidas interessantes para os segmentos em que atuam, o que significa que o sedã cresceu em relação à geração anterior.

O novo sedã tem 4.549 mm de comprimento (ganho de 94 mm em relação ao anterior), 1.748 mm de largura (+ 53 mm), 1.477 mm de altura (- 8mm) e entre-eixos inalterado de 2.600 mm.

Mesmo sem alterar a distância entre os eixos, a marca garante que o New City 2022 é mais espaçoso, pois usou bancos dianteiros mais finos e correndo em trilhos mais espaçados para aumentar o espaço de quem viaja atrás.

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Além disso, o porta-malas continua sendo um destaque com seus ótimos 519 litros, o que supera seus concorrentes diretos e fica acima até mesmo quando falamos sobre alguns sedãs médios.

Mesmo sem ter uma geração anterior para comparar o tamanho, podemos dizer que o City hatch cresceu em comparação com o Fit, que ocupava seu lugar anteriormente. Ele tem 4.341 mm de comprimento (+ 245 mm), 1.748 mm de largura (+ 54 mm) e 2.600 mm de entre-eixos (+ 70 mm).

Em relação ao Fit, ele perde apenas na altura (1.498 mm contra 1.536 mm) e no tamanho do porta-malas (268 contra 363 litros). Curiosamente, por manter o sistema Magic Seat, o City hatch chega a 1.168 litros, contra 1.045 litros do Fit.

Mais conforto e segurança

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Para se destacar entre tantos concorrentes, alguns que claramente estão fazendo mais sucesso por aqui, o New City 2022 aumentou o nível de sofisticação e qualidade no interior, além de oferecer mais equipamentos.

A Honda destaca que usou materiais agradáveis ao toque em todas as superfícies onde isso é necessário, além de usar uma nova tecnologia antifadiga nos bancos para melhorar o suporte ao corpo.

Falando sobre seus equipamentos, a versão de entrada EX do sedã vem de série com chave presencial, partida por botão, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital e câmera de ré.

Tudo isso se junta a itens como bancos em couro, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado automático, painel digital de 7 polegadas e outros na versão intermediária EXL, enquanto a Touring ainda tem espelho retrovisor fotocrômico e sensores de estacionamento dianteiros.

No caso do City hatch, que será vendido apenas em duas versões (EXL e Touring), a lista de equipamentos de série inclui todos os itens que citamos acima até o sedã intermediário, sendo que o hatch mais caro ainda vem com sensores de estacionamento dianteiros.

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

O grande destaque, porém, da nova família Honda City é o uso do Honda SENSING. Esse pacote de segurança e assistência aparece pela primeira vez num veículo da marca fabricado no Brasil.

Disponível apenas na versão mais cara Touring, ele usa uma câmera instalada na parte superior do para-brisa para agregar cinco funções:

  • ACC (controle de cruzeiro adaptativo) – além das funções normais do piloto automático, esse sistema mantém a distância do carro da frente de forma automática, mesmo que ele diminua de velocidade.
  • CMBS (sistema de frenagem para mitigação de colisão) – na iminência de uma colisão frontal, os freios são acionados automaticamente, sendo que o sistema ainda detecta pedestres e veículos no mesmo sentido ou no oposto.
  • LKAS (sistema de assistência de permanência em faixa) – a câmera é usada para detectar as faixas da pista e mantém o veículo centralizado nelas, ajustando a direção se for necessário.
  • RDM (sistema para mitigação de evasão de pista) – se o motorista sair da pista, ele ajusta a direção para evitar acidentes.
  • AHB (ajuste automático de farol) – sistema que faz a comutação automática dos faróis para evitar atrapalhar outros motoristas.

Além desse pacote, o novo City 2022 vem de série com outros itens de segurança, como seis airbags, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, Isofix, alerta de pressão baixa nos pneus, entre outros.

A versão intermediária EXL e a topo de linha Touring do sedã (além da versão mais cara do hatch) ainda contam com assistente para redução de ponto cego (conhecido como LaneWatch), que usa uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro.

Honda City 2022 – versões

  • Honda New City EX 1.5 CVT 2022
  • Honda New City EXL 1.5 CVT 2022
  • Honda New City Touring 1.5 CVT 2022
  • Honda New City Hatchback EXL 1.5 CVT 2022
  • Honda New City Hatchback Touring 1.5 CVT 2022

Cores disponíveis New City 2022: Branco Tafetá (sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Interior: preto ou cinza claro (esta última apenas na Touring com a carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico).

Cores disponíveis New City Hatchback 2022: cores acima + Vermelho Mercúrio e Cinza Grafeno (perolizadas). Interior: preto.

Honda City 2022 – equipamentos

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Honda New City EX 1.5 CVT 2022 – motor 1.5 com 126 cv e 15,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: alarme com imobilizador, freios ABS com EBD e EBA, assistente de estabilidade e tração, assistente de partidas em aclive, airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags), lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, Isofix, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), alerta de pressão dos pneus, lanternas traseiras em LED, antena tipo Tubarão, limpador de para-brisa com função intermitente, espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico, conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna), faróis com acendimento automático (sensor crepuscular), faróis de neblina, chave com função Smart Entry com controle remoto, abertura do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros e  destravamento das portas por sensor aproximação na chave, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” em todas as portas com anti esmagamento, piloto automático (Cruise Control), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, porta-revistas no banco do passageiro, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, tomada 12 Volts, jogo de tapetes com trava  antiescorregamento (carpete), ar-condicionado digital com saída traseira, botão de partida (start/stop), sistema de som com quatro alto-falantes de 20W, central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, câmera de ré e USB, controle de áudio no volante, entre outros.

Honda New City EXL 1.5 CVT 2022 – motor 1.5 com 126 cv e 15,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + sistema Honda LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), limpador de para-brisa com função intermitente e ajuste de velocidade, Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico automático, sensores de estacionamento traseiros, porta-revista no encosto dos dois bancos, ar-condicionado digital automático, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, bancos em couro, 8 alto-falantes de 20W, painel digital TFT de 7 polegadas de alta resolução, entre outros.

Honda New City Touring 1.5 CVT 2022 – motor 1.5 com 126 cv e 15,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + pacote Honda SENSING, conjunto óptico full LED, chave com botão para partida remota, sensores de estacionamento dianteiros, piloto automático adaptativo, espelho retrovisor fotocrômico, bancos em couro cinza claro (apenas para algumas cores de carroceria), entre outros.

Honda New City Hatchback EXL 1.5 CVT 2022 – motor 1.5 com 126 cv e 15,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens do New City Sedan EXL + luz de placa em LED, espelhos no quebra-sol, entre outros (exceto LaneWatch).

Honda New City Hatchback Touring 1.5 CVT 2022 – motor 1.5 com 126 cv e 15,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens do New City Sedan Touring + Lane Watch (exceto espelho retrovisor fotocrômico).

Honda City 2022 – preços

  • Honda New City EX 1.5 CVT 2022 – R$ 108.300
  • Honda New City EXL 1.5 CVT 2022 – R$ 114.700
  • Honda New City Touring 1.5 CVT 2022 – R$ 123.100
  • Honda New City Hatchback EXL 1.5 CVT 2022 – ainda não informado
  • Honda New City Hatchback Touring 1.5 CVT 2022 – ainda não informado

Obs.: Os preços do New City Hatchback 2022 serão informados apenas em janeiro de 2022, quando começará sua pré-venda.

Honda City 2022 – motor

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Um das principais novidades do Novo Honda City em suas duas carrocerias é o renovado motor, que a marca chega a dizer que é um propulsor inédito.

O motor 1.5 16V i-VTEC é feito totalmente em alumínio e tem injeção direta de combustível, algo que esse modelo só recebe em nosso mercado. Isso permite que o propulsor otimize sua queima da mistura ar/combustível, com mais eficiência e potência.

Ele entrega 126 cv a 6.200 rpm com os dois combustíveis, enquanto seu torque é de 15,5 kgfm com gasolina e 15,8 kgfm com etanol, sempre a 4.600 rpm. A Honda destaca que essa potência supera até mesmo seus rivais com motor turbo.

Além do motor, o câmbio CVT de sete marchas simuladas também foi atualizado. Ele ganhou o Step-shift, que dá uma sensação maior de esportividade, e o EDDB (Early Down-shift During Braking), que atua quando o carro está numa descida e o motorista está pisando no freio, selecionando uma marcha que aumente a aplicação de freio-motor.

Além de tudo isso, a plataforma dessa nova geração ficou 4,3 kg mais leve que a anterior, além de oferecer maior rigidez torcional. O silêncio a bordo também melhorou com o uso de materiais específicos na estrutura.

Honda City 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Honda New City 2022 – 11,3 segundos e 175 km/h
  • Honda New City Hatchback 2022 – não informado

Honda City 2022 – consumo

Cidade 

  • Honda New City 2022 – 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina
  • Honda New City Hatchback 2022 – 9,1 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina

Estrada

  • Honda New City 2022 – 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina
  • Honda New City Hatchback 2022 – 10,5 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina

Honda City 2022 – manutenção e revisão

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Como de costume, a Honda programa revisões a cada 10.000 km para o City 2022, que tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. O serviço da Honda consiste em manutenção rigorosa nestas paradas. O serviço não é comparável ao da Toyota, mas não é como de uma Peugeot, por exemplo.

Embora alguns concessionários antecipam alguns serviços, várias peças e fluídos previstos são especificados no manual do proprietário, sendo que os itens trocados podem ser substituídos conforme sua orientação.

Preste muita atenção para ver se o item que necessita de troca em determinado período será trocado antes do tempo, tal como o fluído de refrigeração do motor (os Honda não utilizam água com aditivo).

Óleo lubrificante, ruela do dreno do cárter, fluído de freio, filtro de combustível, filtro de ar, velas, correias em “V” e ocasionalmente fluído de refrigeração estão incluídos nos serviços das revisões que a Honda mantém no Brasil.

Anote tudo o que for feito e guarde as notas para o futuro comprador de seu carro. Ainda assim, o novo dono pode encontrar algum defeito não visto pela revisão.

Por exemplo, geralmente a cada 40.000 km, o fluído da caixa de transmissão CVT também precisa ser completado, mas nunca totalmente substituído. A calibração é necessária, mas pode ser feita até pelo proprietário, seguindo alguns passos que podem ser conhecidos através de fóruns de internet.

Troca de óleo e filtro de óleo geralmente são mais baratos na rede do que nas oficinas terceirizadas, tendo ainda garantia e na especificação correta, mas preste atenção no serviço e evite gastos desnecessários, pois as revendas tendem à empurrar mais custos aos clientes.

O óleo lubrificante usado no Honda City 2022 é o sintético 0W20, que substituiu o antigo mineral 10W30. Alguns donos têm evitado esse óleo nos carros usados, mas enquanto estiver na garantia, siga o manual.

Os valores de revisão para a nova geração do City ainda não foram divulgados. Veja abaixo quanto custa para manter o modelo anterior, o que dá uma boa ideia dos valores que serão revelados:

  • 10.000 km – R$ 373,16
  • 20.000 km – R$ 555,66
  • 30.000 km – R$ 617,46
  • 40.000 km – R$ 2.141,11
  • 50.000 km – R$ 617,46
  • 60.000 km – R$ 1.639,22

Honda City 2022 – ficha técnica

Motor

1.5 i-VTEC

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1497

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina e etanol: 126 cv @ 6200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 15,5 kgfm @ 4600 rpm / Etanol: 15,8 kgfm @ 4600 rpm

Transmissão

Tipo

CVT 7 marchas

Freios

Tipo

Discos ventilados/tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

185/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4549

Largura sem retrovisores (mm)

1748

Altura (mm)

1477

Distância entre os eixos (mm)

2600

Capacidades

Porta-malas (litros)

519

Tanque (litros)

44

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1165 a 1170

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Honda City 2022 – fotos

Honda City – geração anterior

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

Além de tudo sobre o New City 2022, também vamos falar um pouco sobre a geração anterior do sedã, que foi vendida por aqui durante muitos anos junto com o Fit (que também já saiu de linha). Vamos nos referir ao modelo anterior como Honda City 2021.

O Honda City 2021 ostenta faróis dianteiros e luzes de neblina em LED, grade dianteira com novo formato, para-choque redesenhado, novas rodas de liga-leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, lanternas de LED, spoiler traseiro e para-choque traseiro retocado.

O interior, por sua vez, apresenta um novo sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, novos revestimentos para os bancos e detalhes pretos na manopla de câmbio.

A respeito dos equipamentos de série, o Honda City 2021 trouxe também novos recursos de segurança. Todavia, ainda segue devendo importantes itens como controles de estabilidade, de tração e assistente de partida em rampas.

Com perfil mais aerodinâmico, o Honda City oferece por aqui grade cromada com faróis de perfil mais dinâmico, assim como para-choque com spoilers integrados e faróis de neblina, além de lanternas traseiras bipartidas e friso cromado na tampa do porta-malas.

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As rodas de liga-leve de 15 polegadas estão presentes apenas na versão DX, enquanto as demais são equipadas com conjunto de liga leve aro 16, apresentando desenho moderno. Nas versões mais caras, maçanetas cromadas e retrovisores com repetidores de direção são oferecidos.

Por dentro, o Honda City 2021 possui painel com apliques metalizados de tonalidade tungstênio e parte central em preto brilhante nas versões EX e EXL.

Agora renovado, o quadro de instrumentos continua com três mostradores circulares com iluminação dos aros por LEDs azuis e dois vincos com tonalidade, chama atenção, mudando para verde quando o veículo está em condição de consumo eficiente.

Além disso, econômetro, nível de combustível, hodômetro, autonomia, consumo, entre outros, estão presentes num display digital. O volante de três raios das versões EX e EXL possui comandos para computador de bordo, mídia e telefonia, bem como paddle shifts, acabamento metalizado e revestimento em couro.

O ar-condicionado é automático e dispõe de comandos touch screen, além de acabamento em preto brilhante. Já a multimídia vem com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, navegador GPS e comandos de voz, isso na versão topo de linha.

O Honda City 2021 tem uma boa performance. O sedã compacto da marca japonesa evoluiu bem desde a primeira geração que chegou ao Brasil, em 2010. Deve-se lembrar, porém, que o modelo é bem mais antigo, até mesmo em relação ao Fit, tendo sido lançado sobre uma plataforma que já tinha sido usada pelo Civic nos anos 90.

Após o lançamento do Fit em 2001, a Honda decidiu migrar o City, antes chamado Aria, para esta base, criando assim um sedã com linhas emprestadas do monovolume.

Por seu visual pouco atraente, a marca evitou traze-lo em seus primeiros anos como derivado do Fit, que aqui chegou em 2003.

Honda City 2022: preço, versões, motor, consumo, equipamentos

O Honda City 2021 tem apenas o propulsor 1.5 i-VTEC que entrega 115 cv a 6.000 rpm com gasolina, enquanto que com etanol fornece 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm.

Este motor tem boas respostas em baixa rotação, graças ao sistema VTEC, que utiliza apenas oito válvulas para atuação em baixas rotações, a fim de obter mais torque.

Ele responde prontamente quando solicitado e tem funcionamento suave. Elástico, ele tem uma boa faixa de potência e torque ao longo das rotações, traduzindo-se em um conforto a mais ao dirigir. Este motor também apresenta um baixo nível de ruído e é bem robusto, durando centenas de milhares de quilômetros se apenas forem feitas as revisões do manual.

Com transmissão manual de cinco marchas, o Honda City 2021 tem uma pegada mais ágil, elevando de giro rapidamente e podendo ser explorado ao máximo nas saídas e retomadas, feitas em plena segurança. O câmbio tem mudanças macias e precisas, com bom escalonamento.

Esse conjunto confere ao sedã uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com velocidade máxima de 180 km/h. No consumo, o modelo faz 8,6 km/litro e 10,3 km/litro com etanol, respectivamente cidade e estrada. Na gasolina e na mesma ordem, ele entrega 12,4 km/litro e 14,6 km/litro.

Quando o Honda City 2021 é equipado com CVT, ele verdadeiramente está em sua plenitude. O sedã foi certamente desenvolvido para usar esse tipo de câmbio, que casa perfeitamente com sua proposta.

Com funcionamento linear, a caixa com polias variáveis e cintas de aço oferece uma manutenção de rotação impressionante, fazendo com que o modelo alcance quase 80 km/h em 1.500 rpm. Rodando a 110 km/h, ele aponta para 2.000 rpm, o que significa conforto e economia, tendo ainda baixo ruído interno.

Nas retomadas, ele é realmente mais lento que o manual, assim como nas saídas, mas nesse caso não muito. Basta colocar no modo Sport que ele pula na frente.

Nas reduções, ele permite ao veículo rolar com mais facilidade, mas se o motorista quiser fazer uma retomada em seguida, o gerenciamento eletrônico segura a relação aonde está e eleva o giro, entregando assim mais disposição para ultrapassagens, por exemplo.

De modo geral, o Honda City 2021 tem uma ótima dirigibilidade.

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Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.