Civic 2014 1.8 e 2.0 FlexOne: Impressões ao dirigir

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A Honda está lançando no mercado brasileiro o Civic 2014, que agora conta com mudanças na mecânica e no conteúdo e nomenclatura das versões.

O destaque sem dúvidas é a chegada do motor 2.0 16V com até 155 cv, o mesmo utilizado no utilitário esportivo CR-V 2013, importado do México.

Mas antes de falar do Honda Civic 2014 2.0, vamos falar da versão de entrada LXS. Esta continua com motor 1.8 i-VTEC já conhecido.

Flex, ele entrega 139/140 cv e 17,5/17,7 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

No entanto, agora a versão oferece transmissão manual de seis marchas, mantendo a transmissão automática de cinco marchas.

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Além disso, agora o Honda Civic 2014 1.8 LXS tem Bluetooth de série, assim como chave canivete, alarme e revestimento interno na tampa do porta-malas. Esta versão custa R$ 66.690 com transmissão manual e R$ 69.900 com automática.

Os demais itens presentes anteriormente continuam, tais como i-MID (com visão da câmera de ré) e ECON, por exemplo.

Já o Honda Civic 2014 2.0 FlexOne é disponibilizado em duas novas versões: LXR e EXR, que substituíram as versões LXL e EXS.

Além dos itens da LXS, a LXR conta agora com faróis de neblina, grade dianteira Black Piano, acabamento da alça do porta-malas (pescoço de ganso), repetidor de direção nos retrovisores, sensor crepuscular e bancos em couro.

Os preços sugeridos são: R$ 74.290 e R$ 83.890.

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Por fim, a versão topo de linha EXR oferece ainda teto solar elétrico com fechamento/abertura na chave, VSA (controle de estabilidade), airbags laterais, sistema multimídia com navegador e visor da câmera de ré, maçanetas cromadas, dois tweeters, MA-EPS (assistência à estabilidade através da direção elétrica) e BA (frenagem de emergência).

Motor 2.0 e novo sistema de partida a frio FlexOne

O motor 2.0 i-VTEC FlexOne entrega 150/155 cv e 19,3/19,5 kgfm, respectivamente a 6.500 rpm e 4.700/4.800 rpm.

Com curva de torque mais plana, o novo propulsor entrega mais força em baixas rotações, garantindo maior prazer ao dirigir e economia de combustível.

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Ele dispõe do sistema FlexOne, que substitui o antigo sistema que utiliza partida a frio por meio de quatro injetores e tanque de gasolina no cofre do motor.

O novo dispositivo possui quatro velas aquecedoras junto aos injetores, aquecendo o etanol em temperaturas abaixo de 20ºC e de forma automática, a partir do acionamento do destravamento das portas, a fim de que no momento da partida, o combustível já esteja em temperatura ideal para ignição.

O FlexOne é para a Honda um novo conceito de sistema de ignição para carros flex e deverá equipar futuramente outros motores oferecidos no Brasil.

Por enquanto, apenas o motor 2.0 i-VTEC será beneficiado. Assim, também o CR-V 2014 deverá desembarcar por aqui com este novo sistema.

A chegada está prevista para Abril.

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Impressões do dirigir

A Honda promoveu um test drive no interior de São Paulo com as duas versões do Civic 2014.

Primeiro começamos pela versão 1.8, que agora dispõe de transmissão manual de seis velocidades. A nova caixa manual teve a quinta marcha encurtada e uma sexta longa foi adicionada, a fim de manter a rotação em baixa, garantindo conforto e economia.

Sem outras alterações, o Honda Civic 2014 1.8 LXS se tornou mais agradável de conduzir.

A quinta marcha ajuda bastante no estabelecimento rápido de uma velocidade de cruzeiro e a sexta reduz a rotação, reduzindo o ruído do motor.

A 120 km/h, a rotação ficou em 3.100 rpm com a sexta marcha.

A Honda informa consumo de 7,4/9,5 e 7,3/10,0 na cidade para as versões manual/automática com etanol/gasolina, respectivamente. Na estrada são na mesma ordem 10,7/13,4 e 10,5/13,4 km/litro.

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Depois foi a vez do esperado Honda Civic 2014 2.0 FlexOne, que está equipado unicamente com transmissão automática de cinco velocidades e paddle shift (somente 2.0) nas duas versões disponíveis.

Logo de cara dá para perceber a diferença de desempenho com os até 15 cv a mais sob o capô.

O Honda Civic 2014 2.0 FlexOne passa a impressão de maior leveza, graças ao novo motor.

Tanto em “D” quanto em “S”, o propulsor tem respostas ao acelerador mais imediatas, garantindo mais segurança nas ultrapassagens e retomadas de velocidade.

No circuito urbano é mais nítida a sensação de força em relação ao motor 1.8. O 2.0 mantém a rotação sempre fique em um nível bom para economia e redução do ruído, mas com torque disponível para eventualidades.

Com o sistema ECON ativado, melhora ainda mais os resultados de economia, embora com respostas mais lentas.

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Na estrada, o conforto a bordo melhorou graças ao menor esforço do motor em velocidade de cruzeiro. A 120 km/h, a rotação ficou em 2.500 rpm, nível muito bom para este tipo de motor. Com isso, maior silencio, maior conforto.

No entanto, se exigido em “S” ou esticando as marchas no paddle shift, o Honda Civic 2014 2.0 FlexOne responde prontamente, claro com maior nível de ruído, mas a sensação real de desempenho superior ao 1.8.

Apesar do novo motor, o Honda Civic 2014 2.0 FlexOne não recebeu qualquer mudança na parte de suspensão ou calibragem dos freios, mantendo assim a mesma performance das versões anteriores.

A Honda divulga consumo urbano de 6,5/9,2 km/litro (etanol/gasolina) e na estrada 9,4/12,8 km/litro, na mesma ordem.

Agora o Honda Civic 2014 2.0 FlexOne tem armas melhores para enfrentar seu maior rival, o Toyota Corolla 2.0. Aliando bom comportamento dinâmico, tecnologia embarcada, visual moderno e prazer ao dirigir, o modelo tem tudo para buscar e manter a liderança.

Agora é esperar para ver.

Viagem a convite da Honda.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X