O projeto conjunto da Sony com a Honda para criar um carro elétrico premium está finalmente entrando em uma fase decisiva.
O Afeela 1, primeiro modelo da nova marca Sony Honda Mobility, acaba de iniciar sua pré-produção na fábrica da Honda em East Liberty, Ohio, nos Estados Unidos.
Essa etapa serve para testar na prática se tudo que foi desenhado no papel se encaixa como deveria antes do início da produção em escala.
O que chama a atenção é o nível de detalhamento que a SHM está aplicando nesse processo. Técnicos e engenheiros inspecionam minuciosamente cada parte dos protótipos com instrumentos especiais.
Há até um funcionário responsável apenas por medir o espaço entre o farol lateral e a carroceria com uma ferramenta exclusiva. O objetivo da marca é alcançar uma precisão de montagem raramente vista na indústria.
Um dos maiores desafios está no design externo, que praticamente não tem vincos ou linhas marcadas. Isso significa que qualquer falha ou desalinhamento fica imediatamente visível.
Por isso, os painéis passam por escaneamentos tridimensionais e ajustes finíssimos. E mais: cada carro é polido e lixado manualmente durante essa fase. No futuro, esse processo será automatizado por robôs, mas por enquanto a tarefa exige trabalho humano artesanal.
Ao sair da linha da Honda, os veículos passam por mais uma inspeção: o “Stargate”, como foi batizada a estação de qualidade final da SHM. Nela, tudo é conferido mais uma vez antes do carro seguir para os clientes, garantindo que nada passou despercebido.
A produção em série está prevista para 2026, e até lá, ajustes finos serão feitos com base no que for aprendido nesses testes.
Embora o Afeela 1 represente uma nova abordagem para a Honda, a fábrica de East Liberty está longe de ser inexperiente: ela monta modelos como o CR-V e os Acura RDX e MDX desde 1989 e já foi pioneira em tecnologias como solda a laser e pintura à base de água.
A ficha técnica do Afeela 1 promete 483 cavalos de potência, bateria de 91 kWh e cerca de 480 km de autonomia.
Os números não impressionam tanto quanto o conteúdo tecnológico embarcado, com destaque para recursos de condução autônoma, cancelamento de ruído ativo e streaming de mídia, todos cortesia da Sony.
Nos Estados Unidos, o modelo já está em pré-venda com preços que partem de 89.900 dólares na versão Origin e chegam a 102.900 dólares na Signature.
Tudo indica que a marca quer fazer mais do que apenas vender um carro elétrico — ela quer estabelecer um novo padrão de qualidade e tecnologia para os EVs premium.
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