Os carros da Honda sempre tiveram câmbios manuais com ótima qualidade. E, com a transição para os veículos elétricos, que naturalmente dispensam esse tipo de componente, muitos acreditavam que a empresa poderia abandonar essa tradição.
No entanto, parece que a Honda não está disposta a abrir mão dessa reputação tão cedo. Em um evento recente que apresentou inovações tecnológicas da futura linha de veículos elétricos “Série 0” da marca, um engenheiro da Honda confirmou que a empresa desenvolveu uma transmissão manual sintética — com pedal de embreagem e tudo — para seus futuros EVs.
Essa novidade representa uma mudança de direção, já que o próprio CEO da Honda havia demonstrado ceticismo quanto a essa ideia em 2022.
Na época, Toshihiro Mibe afirmou, segundo a Car & Driver: “Não tenho certeza se podemos substituir a transmissão manual”.
No entanto, a nova transmissão se alinha aos comentários feitos por Shinji Aoyama, chefe de eletrificação da Honda, que naquela mesma discussão admitiu: “Artificialmente, podemos fazer isso. Mecanicamente, não é fácil”. Ele ainda sugeriu que o sistema seria “uma extensão do controle ativo de som”.
Essa transmissão manual sintética da Honda parece seguir a linha do que a Hyundai desenvolveu para o Ioniq 5 N, com sons de motor falsos e a simulação de trocas de marchas.
Durante o evento nas pistas de teste da Honda em Tochigi, Japão, foi possível experimentar o conceito Honda e Digital UX, que pode reproduzir, internamente, o som de modelos icônicos como o S2000, qualquer uma das gerações do NSX, o Civic Type R e até o HondaJet.
Versões como o CRX e um carro de Fórmula 1 da marca estavam, curiosamente, bloqueados atrás de uma espécie de “paywall” virtual.
Ao ser questionado pelo pessoal do site The Drive, se essa transmissão seria capaz de imitar a famosa sensação de troca de marchas, tão distinta em modelos como o S2000, o engenheiro da Honda admitiu que isso não seria possível — embora, convenhamos, talvez fosse pedir demais.
A Honda não está sozinha nessa empreitada. A Toyota também já experimentou desenvolver uma transmissão manual para seus futuros veículos elétricos, mostrando que há um interesse crescente entre as marcas em manter viva essa conexão mecânica com os entusiastas, mesmo em um futuro elétrico.
De qualquer forma, o fato de a Honda ter construído um sistema manual para sua Série 0 de EVs não significa que ele será comercializado tão cedo. Ainda não está claro se essa tecnologia realmente chegará ao mercado.
Mas, desde que o sistema seja convincente (e possa ser desativado em situações de trânsito pesado), não há razão para que um futuro modelo elétrico esportivo da Honda não possa ter essa opção.
Afinal, para muitos fãs, o prazer de dirigir vai muito além da simples eficiência elétrica.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!