Honda perde força: Dongfeng encerra parceria de 27 anos com a marca em meio ao avanço dos EVs na China

dongfeng
dongfeng

Mais um sinal claro da revolução elétrica na indústria automotiva chinesa.

A estatal Dongfeng Motor Group anunciou a venda de sua participação de 50% na joint venture com a Honda , encerrando um capítulo que começou em 1998 com a fundação da Dongfeng Honda Engine Co.

A notícia foi confirmada com o registro da operação na Guangdong United Assets and Equity Exchange, e o prazo para ofertas vai até 12 de setembro — ainda sem preço mínimo definido.

A decisão não veio por acaso.

Veja também

A empresa, com sede em Guangzhou, registrou um prejuízo de 227,8 milhões de yuans no ano passado, mesmo tendo ativos avaliados em 5,4 bilhões de yuans.

dongfeng m hero 817 (7)
dongfeng m hero 817 (7)

Além disso, carrega uma dívida pesada de 3,3 bilhões de yuans. Com 827 funcionários e décadas de história, a fábrica de motores está sendo deixada para trás em um cenário cada vez mais dominado pelos carros elétricos.

A movimentação expõe a fragilidade dos fabricantes japoneses no maior mercado automotivo do mundo.

Marcas como Honda, Toyota e Nissan têm perdido espaço de forma acelerada diante da ofensiva elétrica liderada por empresas chinesas como a BYD.

Esses gigantes tradicionais parecem ter subestimado a velocidade com que os consumidores chineses migrariam para os EVs — e agora lutam para recuperar o terreno perdido.

dongfeng nano 06 (2)
dongfeng nano 06 (2)

No caso da Honda, os sinais de retração ficaram ainda mais claros no início deste ano, quando a montadora reduziu pela metade a capacidade produtiva da planta de motores em Guangzhou.

Paralelamente, investiu em uma nova linha de produção de veículos elétricos na mesma cidade, em parceria com outro fabricante local. A estratégia deixa evidente a transição forçada, mas também atrasada, rumo ao universo elétrico.

Nem mesmo a própria Dongfeng escapou do baque. Com parcerias tanto com a Honda quanto com a Nissan, a fabricante chinesa viu suas entregas despencarem de 3,8 milhões de unidades em 2016 para apenas 1,5 milhão em 2023.

A guerra por espaço no mercado doméstico está cada vez mais feroz, e mesmo os parceiros tradicionais parecem não ser mais suficientes para segurar o ritmo.

dongfeng warrior 917 dragon armor 2

O fim da joint venture entre Dongfeng e Honda é simbólico. Representa não só o declínio dos motores a combustão, mas também a perda de influência dos fabricantes japoneses no país que está ditando o futuro da mobilidade.

A China não só abraçou os EVs como transformou completamente a dinâmica do setor. E quem não acompanhar essa mudança — como mostra o caso da Honda — corre o risco de ser deixado para trás.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.