Enquanto ainda há quem tema a “ansiedade de autonomia” ao dirigir um veículo elétrico, a Hyundai resolveu mostrar que esse receio já pode ser deixado no retrovisor.
A marca coreana acaba de divulgar os detalhes de uma viagem épica feita com um Ioniq 5, que percorreu 12.267 milhas — mais de 19.700 km.
Ela começou saindo da sede da Hyundai Canadá em Markham, Ontário, até as margens do Oceano Ártico, no remoto vilarejo de Tuktoyaktuk, nos Territórios do Noroeste.
A jornada foi conduzida pelo fotógrafo Patrick Nadeau, que além de registrar toda a expedição para as redes sociais, também capturou experiências em realidade virtual para o projeto Hyundai Hope on Wheels.
A iniciativa permitirá que crianças em tratamento contra o câncer possam explorar paisagens do oeste canadense diretamente de seus quartos de hospital.
A viagem durou dois meses e cruzou cinco províncias e dois territórios. Nadeau saiu em 24 de abril e chegou ao Ártico em 10 de junho, superando desafios como estradas imprevisíveis, regiões isoladas sem estrutura e até um atraso em Dawson City por conta de uma balsa inoperante devido ao nível alto do rio.
Na volta, ainda enfrentou incêndios florestais que fecharam trechos da famosa Alaska Highway.
No total, foram realizadas 87 recargas ao longo do trajeto, com tempo médio de 42 minutos cada. O custo total da eletricidade ficou em 1.403 dólares canadenses, algo próximo de US$ 1.030 (ou cerca de R$ 5.600).
Isso dá um custo de R$ 0,28 por km rodado.
O veículo utilizado foi um Hyundai Ioniq 5 2025 na versão Preferred com o pacote Ultimate, com única modificação sendo um envelopamento colorido para aumentar a visibilidade.
Mesmo carregando cerca de 180 kg em equipamentos, incluindo barraca, estepe e câmeras, o SUV elétrico rodou com média de 1.000 km por dia — um desempenho notável mesmo para um carro a combustão, que só reforça a robustez da plataforma elétrica da Hyundai.
Para o CEO da Hyundai Canadá, Steve Flamand, a jornada é uma amostra clara de que os veículos elétricos da marca estão prontos para enfrentar qualquer clima e qualquer estrada.
“O Ioniq 5 demonstrou sua capacidade de enfrentar o terreno vasto e desafiador do Canadá com facilidade, mesmo em áreas com pouca infraestrutura de carregamento,” afirmou.
Apesar das adversidades naturais, Nadeau não teve qualquer problema técnico com o veículo.
Ele apenas precisou adaptar o cronograma por conta das pausas para gravações, como a que fez em Ucluelet, na Ilha de Vancouver.
Essa jornada épica reforça não só a capacidade do Ioniq 5, mas também desmonta muitos mitos sobre a suposta limitação dos EVs em viagens longas.
Se um SUV elétrico conseguiu chegar ao fim da estrada mais ao norte do Canadá, talvez esteja na hora de repensar o que um carro elétrico realmente pode fazer.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!