
Mesmo com alguns dos elétricos mais rápidos para recarregar do mercado, a Hyundai ainda não está satisfeita.
A marca sul-coreana acredita que só atingirá o verdadeiro ponto de virada na aceitação dos EVs quando for possível recarregar um carro em apenas três minutos.
Atualmente, modelos como o IONIQ 5 e o IONIQ 6, que usam a plataforma E-GMP com arquitetura de 800V, conseguem carregar de 10% a 80% em cerca de 18 minutos, utilizando carregadores rápidos de 350 kW.
Isso já coloca os modelos da Hyundai entre os melhores do mundo nesse quesito, mas a meta é ainda mais ambiciosa.
Veja também

Segundo Tyrone Johnson, diretor do Centro Técnico da Hyundai Motor Europa, o consumidor médio quer ver o mesmo tempo de “abastecimento” que está acostumado com um carro a combustão.
Ele afirma que, mesmo que a necessidade real não seja tão urgente, a percepção de autonomia e rapidez ainda é uma barreira para muitos motoristas.
Para Johnson, o ideal é que o carregamento de um EV seja tão rápido quanto encher o tanque com gasolina — mesmo que o motorista raramente precise de uma carga completa em tão pouco tempo.
A Hyundai está investindo para levar carregadores de 400 kW ao mercado, tecnologia que poderá reduzir drasticamente o tempo de recarga sem exigir baterias maiores ou mais caras.

Atualmente, embora a marca divulgue suporte a 350 kW, os números reais geralmente ficam próximos a 250 kW, devido a fatores como temperatura da bateria ou limitações das estações de carga.
Além disso, a empresa acredita que esse avanço será ainda mais relevante para motoristas que não têm como carregar seus carros em casa e dependem da infraestrutura pública.
A ideia é simples: oferecer carregamento rápido o suficiente para não comprometer a rotina de quem precisa fazer paradas durante viagens ou no uso urbano intenso.
No topo do mercado, o Porsche Taycan ainda lidera entre os EVs de carregamento mais veloz, atingindo picos de 320 kW.
Mas novos concorrentes, como o Lucid Gravity e o futuro Porsche Cayenne elétrico, já prometem ir além, com suporte para até 400 kW.
É nesse patamar que a Hyundai quer competir, oferecendo recarga ultrarrápida sem abrir mão de eficiência, custo-benefício e confiabilidade.
Para isso, a montadora deve seguir apostando em parcerias com fornecedores de bateria como a SK On, que equipa não só os modelos da Hyundai, mas também veículos da linha Genesis.
Enquanto o mercado caminha para essa nova geração de carregamento, a Hyundai reforça que a velocidade de recarga será tão importante quanto autonomia ou potência na próxima década.
E se conseguir atingir esse marco dos 3 minutos, a marca pode, de fato, mudar para sempre a forma como as pessoas veem os carros elétricos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










