Hyundai promete carros elétricos que recarregam em 3 minutos — o fim da ansiedade de autonomia?

hyundai ioniq 2025 (1)
hyundai ioniq 2025 (1)

Mesmo com alguns dos elétricos mais rápidos para recarregar do mercado, a Hyundai ainda não está satisfeita.

A marca sul-coreana acredita que só atingirá o verdadeiro ponto de virada na aceitação dos EVs quando for possível recarregar um carro em apenas três minutos.

Atualmente, modelos como o IONIQ 5 e o IONIQ 6, que usam a plataforma E-GMP com arquitetura de 800V, conseguem carregar de 10% a 80% em cerca de 18 minutos, utilizando carregadores rápidos de 350 kW.

Isso já coloca os modelos da Hyundai entre os melhores do mundo nesse quesito, mas a meta é ainda mais ambiciosa.

Veja também

hyundai ioniq 2025 (2)
hyundai ioniq 2025 (2)

Segundo Tyrone Johnson, diretor do Centro Técnico da Hyundai Motor Europa, o consumidor médio quer ver o mesmo tempo de “abastecimento” que está acostumado com um carro a combustão.

Ele afirma que, mesmo que a necessidade real não seja tão urgente, a percepção de autonomia e rapidez ainda é uma barreira para muitos motoristas.

Para Johnson, o ideal é que o carregamento de um EV seja tão rápido quanto encher o tanque com gasolina — mesmo que o motorista raramente precise de uma carga completa em tão pouco tempo.

A Hyundai está investindo para levar carregadores de 400 kW ao mercado, tecnologia que poderá reduzir drasticamente o tempo de recarga sem exigir baterias maiores ou mais caras.

hyundai ioniq 2025 (3)
hyundai ioniq 2025 (3)

Atualmente, embora a marca divulgue suporte a 350 kW, os números reais geralmente ficam próximos a 250 kW, devido a fatores como temperatura da bateria ou limitações das estações de carga.

Além disso, a empresa acredita que esse avanço será ainda mais relevante para motoristas que não têm como carregar seus carros em casa e dependem da infraestrutura pública.

A ideia é simples: oferecer carregamento rápido o suficiente para não comprometer a rotina de quem precisa fazer paradas durante viagens ou no uso urbano intenso.

No topo do mercado, o Porsche Taycan ainda lidera entre os EVs de carregamento mais veloz, atingindo picos de 320 kW.

Mas novos concorrentes, como o Lucid Gravity e o futuro Porsche Cayenne elétrico, já prometem ir além, com suporte para até 400 kW.

É nesse patamar que a Hyundai quer competir, oferecendo recarga ultrarrápida sem abrir mão de eficiência, custo-benefício e confiabilidade.

Para isso, a montadora deve seguir apostando em parcerias com fornecedores de bateria como a SK On, que equipa não só os modelos da Hyundai, mas também veículos da linha Genesis.

Enquanto o mercado caminha para essa nova geração de carregamento, a Hyundai reforça que a velocidade de recarga será tão importante quanto autonomia ou potência na próxima década.

E se conseguir atingir esse marco dos 3 minutos, a marca pode, de fato, mudar para sempre a forma como as pessoas veem os carros elétricos.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.