Jeep Compass ou Volkswagen Tiguan? Um tem maior custo/benefício e o outro, mais espaço interno

volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (48)
volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (48)

A briga entre os SUVs não se limita a modelos de mesmo porte. No comparativo abaixo, vamos descobrir quem leva a melhor entre Jeep Compass e Volkswagen Tiguan .

O primeiro é um modelo menor, com uma gama de versões diversificada e muitas opções de motorização.

Do outro lado, temos um renovado utilitário alemão que esbanja tecnologia e ainda leva sete passageiros.

Descubra quem levou a melhor!

Veja aqui a avaliação do Tiguan 2024 e também a os detalhes do Compass 2024.

compass blackhawk (5)
compass blackhawk (5)

O Compass é mais barato

Com nove versões, o Compass 2025 oferece muitas opções para seus compradores. A linha começa na versão Sport, que parte de R$ 183 mil e vem com motor 1.3 turbo de 185 cv.

Todas as opções com esse motor sofreram um reajuste recente, o que inclui as configurações Longitude, Night Eagle, Limited e S, com preços entre R$ 201 mil e R$ 240 mil.

A baixa procura pelo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv fez a marca manter apenas a versão Limited, que sai por R$ 250 mil. Acima estão as opções Overland e Blackhawk, com motor 2.0 turbo de 272 cv, entre R$ 267 mil e R$ 280 mil.

volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (4)
volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (4)

No topo da gama, o Compass híbrido continua custando pouco mais de R$ 347 mil, vindo com 240 cv.

Veja os preços do Compass 2025:

  • Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 182.990
  • Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 200.990
  • Compass Longitude Night Eagle 1.3 Turbo – R$ 209.990
  • Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 219.990
  • Compass S 1.3 Turbo – R$ 239.990
  • Compass Limited 2.0 Diesel – R$ 249.990
  • Compass Overland Hurricane – R$ 266.990
  • Compass Blackhawk Hurricane – R$ 279.990
  • Compass S 4XE PHEV – R$ 347.300
compass blackhawk (8)
compass blackhawk (8)

Com proposta totalmente diferente no segmento, o Tiguan Allspace segue apostando apenas na versão R-Line, que vem com motor 2.0 TSI de 186 cv e preço tabelado em quase R$ 285 mil.

Aqui os fãs da marca ficaram um pouco decepcionados, sentindo falta do antigo Tiguan com 220 cv. De qualquer forma, ele acaba sendo mais caro que praticamente todas as versões do rival, exceto o Jeep híbrido.

Confira o preço do Tiguan 2024:

  • Tiguan Allspace R-Line 2.0 TSI – R$ 284.590

VENCEDOR: Compass.

volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (41)
volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (41)

Quem tem o melhor custo-benefício?

Levando em conta que o modelo da Volkswagen é vendido em versão única, o único comparativo possível ocorre entre o Compass Blackhawk Hurricane (R$ 279.990) e o Tiguan Allspace R-Line (R$ 284.590).

O Compass é o único com teto panorâmico, sete airbags, banco do passageiro com ajustes elétricos, partida remota, Auto Hold, Wi-Fi, sistema de som premium, leitor de placas, faróis de neblina, tração integral e ar-condicionado com purificador.

Do outro lado, o Tiguan tem frenagem automática em manobras, A/C com três zonas, retrovisores com aquecimento, banco do motorista com memória, ventilação e aquecimento, banco traseiro reclinável, HD interno e lanterna de neblina.

compass blackhawk (16)
compass blackhawk (16)

Além disso, os dois são equipados com rodas aro 19, itens de assistência ao condutor, assistente de estacionamento, ACC, sensor de chuva, carregador por indução e muitos outros itens.

O modelo da Jeep oferece um bom nível de tecnologia e é muito mais potente, enquanto o Tiguan foca no conforto e ainda leva sete passageiros.

Podemos dizer que eles empatam em suas propostas, mas o Compass é mais barato e por isso leva a melhor.

VENCEDOR: Compass.

volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (18)
volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (18)

Mais opções, mais eficiência

As muitas versões do SUV da Jeep trazem diversas combinações mecânicas, enquanto o modelo da VW aposta num motor conhecido dos brasileiros (mas que ficou menos potente).

Falando do Compass, a linha começa com o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 velocidades. Ele leva o SUV de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e tem velocidade máxima de 207 km/h.

O motor 2.0 turbodiesel ficou limitado apenas uma versão, entregando 170 cv e 35,7 kgfm, mas usando um câmbio automático com 9 velocidades. Sua aceleração até os 100 km/h ocorre em 10,7 segundos, com máxima de 197 km/h.

compass blackhawk (20)
compass blackhawk (20)

A opção mais divertida do Compass fica com as versões conhecidas como Hurricane. Seu motor 2.0 turbo tem 272 cv e 40,8 kgfm, também com transmissão de 9 marchas, mas os números são bem animadores: 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e máxima de 228 km/h.

Finalmente, o SUV ainda tem a versão híbrida, que une o motor 1.3 turbo com um propulsor elétrico de 60 cv e 25,5 kgfm, gerando 240 cv e 47,9 kgfm.

Com o mesmo câmbio automático de 6 marchas já citado, ele chega aos 100 km/h em 6,8 segundos e tem máxima de 206 km/h.

volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (19)
volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (19)

Do lado alemão, como já destacado, temos apenas uma opção: o conhecido 2.0 TSI, agora com 186 cv e 30 kgfm, aliado ao câmbio automático de 8 marchas. Com desempenho piorado, ele faz seu 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e chega à máxima de 215 km/h.

Para falar sobre consumo, temos uma situação curiosa: apenas o Compass tem versões flex, diesel ou híbrida, então essas configurações não podem ser comparadas com o Tiguan.

O que resta é olhar para o consumo com gasolina do Jeep e ver o mesmo do lado do Volkswagen.

compass blackhawk (14)
compass blackhawk (14)

Nesse caso, o Compass é mais econômico, na cidade e na estrada. E ele ainda tem a vantagem de ter outros motores e de oferecer muito mais economia na versão híbrida.

Consumo Compass 1.3 Turbo Compass 2.0 diesel Compass Hurricane Compass híbrido Tiguan
Cidade – etanol 7,2
Cidade – gasolina/diesel 10,1 10,6 8,3 26,1 9,2
Estrada – etanol 8,7
Estrada – gasolina/diesel 12,0 13,6 11,0 24,7 11,3

VENCEDOR: Compass.

volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (23)
volkswagen tiguan allspace r line 2024 avaliação na (23)

Sete lugares e mais espaço

O Compass nunca teve qualquer problema quando o assunto é acomodar seus passageiros, e isso inclui quem viaja na segunda fileira.

Mas o fato é que este comparativo o colocou diante dum rival maior, que ganha com facilidade nesse quesito.

O Tiguan é mais comprido (4,72 x 4,40), mais alto (1,66 x 1,64), mais largo (1,83 x 1,81) e tem o maior entre-eixos (2,79 x 2,63). Especialmente nessa última medida é que vemos a distância entre os dois, com o modelo da VW sendo bem mais generoso.

Além disso, o alemão ainda tem a vantagem da terceira fileira. Se você precisa de mais espaço para ocupantes, não resta dúvidas sobre qual é a melhor opção.

E o conforto também é outro destaque, pois ele é o único com ajuste individual de ar-condicionado para a segunda fileira.

Finalmente, o porta-malas também marca outra vitória do Tiguan. Usando 5 lugares, ele leva até 686 litros, enquanto o Compass fica com 420 litros. Se todos os lugares estiverem ocupados no VW, o espaço cai para 216 litros.

VENCEDOR: Tiguan.

compass blackhawk (11)
compass blackhawk (11)

Economia de série 

Quando o assunto é custo de manutenção, o Tiguan também leva a melhor. Isso ocorre graças ao programa Revisão de Série, que elimina o custo das primeiras revisões. Ao final dos 60.000 km, você gastará pouco mais de R$ 3,4 mil.

Já do lado do Compass, é preciso explicar a confusão que a marca faz nos intervalos das revisões. Os modelos 1.3 turbo e 2.0 turbo (gasolina) tem paradas a cada 12.000 km, somando R$ 5 mil e R$ 6 mil, respectivamente.

A versão movida a diesel é revisada a cada 20.000 km, chegando a quase R$ 4,4 mil. Finalmente, o Compass híbrido tem os serviços no intervalo de 15.000 km, alcançando R$ 4,9 mil.

A garantia oferecida pela Jeep é de 5 anos, exceto para o modelo híbrido, que tem os mesmos 3 anos do Tiguan. De qualquer forma, o VW é muito mais barato na manutenção.

Revisões Compass 1.3 Turbo Compass 2.0 Diesel Compass Hurricane Compass Híbrido Tiguan
10.000 km (gratuita)
12.000 km R$ 783,00 R$ 798,00
15.000 km R$ 724,00
20.000 km R$ 1.197,00 (gratuita)
24.000 km R$ 892,00 R$ 1.289,00
30.000 km R$ 1.204,00 (gratuita)
36.000 km R$ 988,00 R$ 798,00
40.000 km R$ 1.262,00 R$ 1.177,12
45.000 km R$ 724,00
48.000 km R$ 924,00 R$ 1.289,00
50.000 km R$ 1.061,62
60.000 km R$ 1.488,00 R$ 1.940,00 R$ 1.913,00 R$ 2.272,00 R$ 1.177,12
TOTAL R$ 5.075,00 R$ 4.399,00 R$ 6.087,00 R$ 4.924,00 R$ 3.415,86

VENCEDOR: Tiguan.

Uma distância enorme nas vendas

Poucas vezes vimos uma distância tão grande entre dois SUVs nas vendas, ainda que o Compass seja mais barato e isso ajude a explicar esse cenário.

Olhando para o acumulado de janeiro a julho de 2024, o Jeep aparece na 7ª posição do segmento, com 27.517 unidades. Enquanto isso, o Tiguan é apenas o 27º colocado, com 2.066 unidades.

Para se ter uma ideia da diferença, o Compass vende mensalmente o dobro de unidades que seu rival conseguiu até julho.

É claro que eles não competem diretamente, mas o Tiguan também fica muito atrás do Commander, por exemplo, que já somou 8.772 emplacamentos.

VENCEDOR: Compass.

Conclusão

No confronto entre os dois SUVs, o Jeep Compass saiu vitorioso, demonstrando que ainda possui as qualidades necessárias para competir com adversários de peso (e maiores), como o Volkswagen Tiguan.

Recentemente atualizado, o Compass oferece a maioria de suas versões a preços mais acessíveis que o rival, além de um custo-benefício superior em termos de equipamentos e mais eficiência no motor.

Isso tudo ajuda a explicar seu bom momento nas vendas.

Por outro lado, o Volkswagen Tiguan se destaca pelo amplo espaço interno, acomodando sete passageiros e oferecendo um porta-malas espaçoso, além de contar com custos de manutenção mais baixos.

Fichas técnicas

Compass

Tiguan

Preço  R$ 182.990 a R$ 347.300 R$ 284.590
Motor 1.3 turbo, 2.0 turbo, 2.0 diesel ou híbrido 2.0 TSI
Potência e torque 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm 2.0 TSI – 186 cv e 30 kgfm
2.0 turbo – 272 cv e 40,8 kgfm
2.0 diesel – 170 cv e 35,7 kgfm
Híbrido – 240 cv e 47,9 kgfm
Câmbio AT6 ou AT9 Automático de 8 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.3T – 8,8s e 207 km/h 9,2s e 215 km/h
2.0 gasolina – 6,3s e 228 km/h
2.0 diesel – 10,7s e 197 km/h
Híbrido – 6,8s e 206 km/h
Consumo cidade 1.3T – 7,2 km/l (E) e 10,1 km/l (G) 9,2 km/l (G)
2.0 diesel – 10,6 km/l
2.0 gasolina – 8,3 km/l
Híbrido – 26,1 km/l
Consumo estrada 1.3T – 8,7 km/l (E) e 12 km/l (G) 11,3 km/l (G)
2.0 diesel – 13,6 km/l
2.0 gasolina – 11 km/l
Híbrido – 24,7 km/l
Rodas e pneus 225/55 R18 ou 235/45 R19 235/50 R19
Medidas comprimento, 4,40 m; altura, 1,62 a 1,64 m; largura, 1,81 m; entre-eixos, 2,63 m comprimento, 4,72 m; altura, 1,66; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,79 m
Tanque 60 ou 36 litros (versão híbrida) 60 litros
Porta-malas 410 a 420 litros 216 a 686 litros
Peso  1.504 a 1.908 kg 1.794 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.