A Mitsuoka, tradicional preparadora japonesa conhecida por transformar carros modernos em releituras nostálgicas, decidiu apostar novamente no seu projeto mais recente de maior sucesso: o M55.
Baseado no Honda Civic hatchback, o modelo conquistou o público ao misturar elementos visuais de muscle cars dos anos 1970 com toques de esportivos japoneses clássicos, como os primeiros Nissan Skyline.
Após a excelente recepção da primeira edição (batizada de “Zero Edition”), a marca anunciou uma nova leva do modelo, agora chamada de “First Edition”.
Apesar do nome confuso — já que se trata da segunda leva, e não da primeira — a Mitsuoka garante que esta versão celebra o início oficial da produção do M55.
A primeira rodada foi criada apenas como edição comemorativa dos 55 anos da empresa, fundada em 1968, com produção limitada a 100 unidades. Para surpresa da fabricante, mais de 350 pessoas se candidataram para comprar o carro em apenas uma semana.
Diante da demanda inesperada, a Mitsuoka decidiu abrir mais 250 vagas para esta nova fase.
Visualmente, o M55 First Edition mantém a mesma proposta ousada: transformar o Civic hatch em um cupê retrô que mistura a alma do Dodge Challenger clássico com a essência de esportivos japoneses da Era Showa.
A dianteira quadradona, as lanternas traseiras inspiradas em muscle cars e os detalhes cromados fazem o modelo parecer saído diretamente de 1971.
Por dentro, o M55 mantém o interior do Civic com detalhes exclusivos, como acabamento em fibra de carbono, estofamento especial e aros metálicos embutidos nos encostos dos bancos.
Desta vez, o M55 estará disponível em três versões, com duas opções de motorização.
A versão LX virá equipada com o conhecido 1.5 turbo de quatro cilindros da Honda, enquanto as configurações híbridas LX e EX utilizarão o motor 2.0 com assistência elétrica.
Infelizmente, nenhum dos modelos contará com câmbio manual — uma decepção para os entusiastas que gostariam de alinhar a estética retrô à experiência de dirigir de forma mais purista.
Outra novidade está na paleta de cores: enquanto a Zero Edition foi vendida em uma única tonalidade, a First Edition será oferecida em até 10 variações.
No entanto, mesmo com esse aumento na produção e nas opções de personalização, o carro seguirá sendo exclusivo para o mercado japonês.
Quem quiser um terá que pagar caro. O M55 LX a combustão parte de ¥7.568.000 (cerca de US$ 50.000), enquanto as versões híbridas sobem ainda mais: o LX híbrido custa ¥8.118.000 (US$ 53.800) e o EX híbrido chega a ¥8.427.100 (US$ 55.800).
Para efeito de comparação, esse valor é consideravelmente superior ao cobrado por um Honda Civic Type R no Japão ou nos Estados Unidos.
A proposta da Mitsuoka, no entanto, não é competir com hot hatches ou carros de performance, mas oferecer exclusividade e estilo. O M55 é uma ode automotiva à nostalgia, feito para quem quer se destacar no trânsito com algo realmente único — mesmo que o coração seja o de um Civic moderno.
É um carro que não esconde o saudosismo, mas o faz com charme e ousadia típicos de uma marca que já transformou um Miata em um Corvette dos anos 60 e um RAV4 em um SUV à la Blazer retrô. O M55 é, acima de tudo, uma viagem no tempo sobre rodas.
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