Lá no Japão, a Mitsuoka não consegue parar de transformar Honda Civics hatch em Dodge Challengers clássicos

mitsuoka civic challenger (2)
mitsuoka civic challenger (2)

A Mitsuoka, tradicional preparadora japonesa conhecida por transformar carros modernos em releituras nostálgicas, decidiu apostar novamente no seu projeto mais recente de maior sucesso: o M55.

Baseado no Honda Civic hatchback, o modelo conquistou o público ao misturar elementos visuais de muscle cars dos anos 1970 com toques de esportivos japoneses clássicos, como os primeiros Nissan Skyline.

Após a excelente recepção da primeira edição (batizada de “Zero Edition”), a marca anunciou uma nova leva do modelo, agora chamada de “First Edition”.

mitsuoka civic challenger (1)
mitsuoka civic challenger (1)

Apesar do nome confuso — já que se trata da segunda leva, e não da primeira — a Mitsuoka garante que esta versão celebra o início oficial da produção do M55.

A primeira rodada foi criada apenas como edição comemorativa dos 55 anos da empresa, fundada em 1968, com produção limitada a 100 unidades. Para surpresa da fabricante, mais de 350 pessoas se candidataram para comprar o carro em apenas uma semana.

Diante da demanda inesperada, a Mitsuoka decidiu abrir mais 250 vagas para esta nova fase.

mitsuoka civic challenger (3)
mitsuoka civic challenger (3)

Visualmente, o M55 First Edition mantém a mesma proposta ousada: transformar o Civic hatch em um cupê retrô que mistura a alma do Dodge Challenger clássico com a essência de esportivos japoneses da Era Showa.

A dianteira quadradona, as lanternas traseiras inspiradas em muscle cars e os detalhes cromados fazem o modelo parecer saído diretamente de 1971.

Por dentro, o M55 mantém o interior do Civic com detalhes exclusivos, como acabamento em fibra de carbono, estofamento especial e aros metálicos embutidos nos encostos dos bancos.

mitsuoka civic challenger (4)
mitsuoka civic challenger (4)

Desta vez, o M55 estará disponível em três versões, com duas opções de motorização.

A versão LX virá equipada com o conhecido 1.5 turbo de quatro cilindros da Honda, enquanto as configurações híbridas LX e EX utilizarão o motor 2.0 com assistência elétrica.

Infelizmente, nenhum dos modelos contará com câmbio manual — uma decepção para os entusiastas que gostariam de alinhar a estética retrô à experiência de dirigir de forma mais purista.

mitsuoka civic challenger (6)
mitsuoka civic challenger (6)

Outra novidade está na paleta de cores: enquanto a Zero Edition foi vendida em uma única tonalidade, a First Edition será oferecida em até 10 variações.

No entanto, mesmo com esse aumento na produção e nas opções de personalização, o carro seguirá sendo exclusivo para o mercado japonês.

Quem quiser um terá que pagar caro. O M55 LX a combustão parte de ¥7.568.000 (cerca de US$ 50.000), enquanto as versões híbridas sobem ainda mais: o LX híbrido custa ¥8.118.000 (US$ 53.800) e o EX híbrido chega a ¥8.427.100 (US$ 55.800).

Para efeito de comparação, esse valor é consideravelmente superior ao cobrado por um Honda Civic Type R no Japão ou nos Estados Unidos.

mitsuoka civic challenger (7)
mitsuoka civic challenger (7)
mitsuoka civic challenger (5)
mitsuoka civic challenger (5)

A proposta da Mitsuoka, no entanto, não é competir com hot hatches ou carros de performance, mas oferecer exclusividade e estilo. O M55 é uma ode automotiva à nostalgia, feito para quem quer se destacar no trânsito com algo realmente único — mesmo que o coração seja o de um Civic moderno.

É um carro que não esconde o saudosismo, mas o faz com charme e ousadia típicos de uma marca que já transformou um Miata em um Corvette dos anos 60 e um RAV4 em um SUV à la Blazer retrô. O M55 é, acima de tudo, uma viagem no tempo sobre rodas.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.