A Lecar surpreendeu o mercado nacional com o recente anúncio de produção de seu primeiro carro híbrido brasileiro no Espírito Santo, porém, diferente das apresentações e notícias anteriores, desta vez a empresa “dá nome aos bois”.
Como você já viu, o Lecar 459 não o mesmo de antes, sendo apresentado agora como um crossover compacto de linhas claramente inspirados no Tesla Model Y e não por acaso, já que Flávio Figueiredo Assis, o dono do negócio, se autointitula o “Elon Musk brasileiro”.
Pelo sim, pelo não, parece que as coisas andam na direção do sugestivo apelido, mas não mais com um carro 100% elétrico. O 459 será um EREV ou Extended Range Electric Vehicle, que usará o motor Horse 1.0 Turbo do Kardian e um elétrico da WEG.
Mas, o projeto em si não chama tanta atenção quanto a fábrica na qual Assis quer produzir seu novo carro. Localizada em Sooretama, no interior do Espírito Santo, a planta foi desenvolvida por uma empresa chamada Machine Desenvolvimento.
Só o anúncio de quem fará a planta já surpreende, mas outros agora são conhecidos no processo de construção da planta capixaba, reforçando a imagem do projeto diante do mercado brasileiro.
Figueiredo Assis mudou de postura ao alterar seus planos de um carro elétrico para um “híbrido” (já que será o motor elétrico a mover o carro), sinalizando que seu projeto será totalmente transparente.
No site, a Lecar cita a Arcelor-Mittal como fornecedora do aço brasileiro, enquanto a fábrica tem seu custo descrito como R$ 240 milhões para infraestrutura e R$ 630 milhões para ferramental e a linha de produção.
Aí, é que novos nomes aparecem, como a Comau na automação industrial e robótica avançada, enquanto a Geico SPA construirá a linha de pintura, sua especialidade internacional.
Já a Falcare Equipamentos Industriais será responsável pela automação de linha de montagem e da seção de pintura. Nivaldo Falcare, CEO da empresa, comenta: “É uma honra, para nós, fazermos parte desta história”.
Falcare continua: “Somos uma empresa nacional, contribuindo para uma linha de montagem mais sustentável de outra empresa 100% brasileira, na certeza de que contribuiremos para levar à população um veículo tecnológico, amigável ao meio ambiente e aderente às necessidades da nossa população”.
A Falcare diz que serão empregados 130 trabalhadores diretos na fase de obra e aproximadamente 300 na operação de instalações e da linha de produção. A pedra fundamental será colocada ainda em 2024 e a produção se iniciará em agosto de 2026.
Com 460.000 m², sendo 100.000 m² de área construída, a planta da Lecar produzirá 120.000 carros por ano, empregando 1.500 funcionários e outros 3.000 em fornecedores e logística. A empresa abrirá um programa de capacitação na região, onde já existem players de peso da indústria nacional.
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