Mecânica e Manutenção NA: vida útil de motores E.torQ

Acima você vê um vídeo da seção “Mecânica e Manutenção NA”, onde ADG, proprietário da oficina High Torque, fala a respeito da vida útil dos motores E.torQ da Fiat. O leitor Humberto questionou a respeito da durabilidade média dos motores E.torQ.


Ele até chegou a mandar uma carta para a Fiat questionando isso, mas a montadora respondeu que não existe uma durabilidade média esperada, pois isso depende de vários fatores de como o motor é usado.

Se a Fiat informasse que o motor E.torQ roda uma certa quilometragem e isso não acontecer, ela cria um problema judicial para si, por isso nem mesmo fala em média de durabilidade. O que o ADG informa é que a maioria dos taxis que rodam na região de Belo Horizonte são da marca Fiat, e a maior parte deste usa os motores Fire e os motores E.torQ.

Vários motores estão com mais de 150.000 quilômetros e não apresentam quaisquer problemas, são motores razoáveis e o proprietário de um carro com esse tipo de motor pode esperar uma boa quilometragem sem problemas, se a manutenção for feita corretamente.

O motor E.torQ tem origem BMW, era o Tritec que equipava os modelos da MINI antigamente na década de 90.

É um motor que está no mercado há muito tempo. A BMW colocou outros motores mais modernos e então a Fiat comprou a fábrica da marca alemã por aqui, mudou o nome do motor e passou a usá-lo em seus produtos.

Os motores E.torQ tiveram muito pouca coisa mudada da era Tritec. O fato de não usar correia dentada é uma grande vantagem, é menor a chance de ter problemas grandes lá na frente.

Para o ADG, o melhor motor E.torQ é o 1.6, que é do tamanho certinho pro bloco. Já os 1.8 tem um diâmetro maior de cilindro, por isso não existe sobremedida, é um motor que não dá retífica, isso pode ser um prejuízo enorme lá na frente.

O espaço entre os cilindros é muito pequeno e alguns motores chegaram a quebrar por causa disso.

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.