Fiat Manutenção

Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

Bomba-Agua-DH1 Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

OBS.: Essa informação nos foi passada pelo editor desta notícia, que é mecânico em uma concessionária Fiat. Segundo ele, já aconteceram cinco casos em sua concessionária, e ele pessoalmente fez o reparo em um desses veículos. É um caso isolado, só que isso não foi destacado na notícia, o que deu a impressão de que o NA estava tentando aumentar o tamanho do problema. Mas reafirmamos que não se trata de uma notícia inventada ou mentirosa com o objetivo de denegrir algum modelo ou a marca Fiat. Não temos esse objetivo.



Uma explicação do autor da notícia, com fotos anexas:

Essa é a peça da Bomba da água acoplada a direção hidráulica.
A da esquerda é direção hidráulica. No meio fica o eixo que liga a bomba da água.
Nesse caso houve o rompimento desse eixo.

O motor E.torQ está apresentando superaquecimento em alguns casos, mesmo em veículos que acabaram de sair da concessionária, segundo mecânicos da rede de concessionários da Fiat. Um cliente rodou meros 31 km com um Punto 1.6 16V e percebeu que o ponteiro estava acima do padrão, e a ventoinha do radiador funcionava constantemente na segunda velocidade. Outro cliente com um Linea conseguiu rodar mais de 1.000 km. Isso serve de alerta, pois tanto o motor 1.6 quanto o 1.8 estão sujeitos ao superaquecimento.

Bomba-Agua-DH2 Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

O problema está no eixo que liga a bomba da água com a bomba da direção hidráulica. O eixo se rompe, sem mais nem menos. Fique atento ao ponteiro do marcador de temperatura. Na primeira partida, o carro deve demorar até aquecer. Quando o problema está presente, ele liga a ventoinha em apenas 5 minutos (o normal é entre 20 e 30 minutos em marcha lenta).

Bomba-Agua-DH3 Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

Outra dica para verificar se há problema no sistema, é após a ventoinha ter ligado abrir o capô, colocar a mão na mangueira que conecta o reservatório do líquido de arrefecimento (muito cuidado ao fazer isso, apenas toque a mangueira) que deverá estar quente.

Bomba-Agua-DH4 Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

Após verificar a mangueira de cima, deite (literalmente) debaixo do carro (se não houver elevador) e coloque a mão (olhe se possível com uma lâmpada ou lanterna, e com o capô ainda aberto) na mangueira grande que conecta o radiador. Se essa mangueira estiver fria, significa que a água não está circulando, e poderá fundir o motor.

Bomba-Agua-DH5 Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

Se houver dúvidas, chame um mecânico. Se apresentar o problema, leve seu veículo à concessionária no guincho.

Bomba-Agua-DH6 Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento

  • lexbh

    Xii, tempra chaleira is back? Porra fiat, logo agora que tava embarcano… Mancada, tomara que sejam poucos carros.

    • DVC

      A Fiat não consegue fazer motor. Melhor mudar logo para o ramo de panelas de pressão, chaleiras, aquecedores e lareiras!

      • JTGR

        hahaha tive um Tipo, o carro era tão ruim que nem pra pegar fogo o meu pego….

      • Fla3D

        Pior é que ela nem fez, ela pegou o motor da BMW/Chrysler e só alterou ele… e ainda conseguiu fazer cagada!

      • bailascomigo72

        Em compensação, enfia os outros no tubo no quesito estética… Ah! Um Punto com motor Corolla 1.8 e o Bravo com o 2.0 japonês…

  • rodrigolim

    Até esse alerta, só tinha escutado maravilhas desse Etorq..

    • Gustavo

      Exceto o consumo do 1.6, que ouví dizer que é absurdamente alto.

      • _Hunter_

        Não segundo o que o pessoal do N.A escreveu sobre um Punto 1.6. Se tiver dúvidas é só pesquisar.

        • Gustavo

          Faço parte do Punto Clube há alguns meses e já fui em alguns encontros. Não foi bem isso que os proprietários relataram.

    • Fla3D

      Geralmente as pessoas gostam de defender o que tem, ainda mais carro novinho que acabou de comprar.

      Na real ele gosta de beber bem e demora um pouco pra acordar em baixa rotação.

    • Rolo_Bitazi

      O engraçado é que são apenas dois casos, quantos mais estão confirmados ?
      Quantos milhares de carros já estão rodando sem problema e esses dois representam quanto em porcentagem ?

      Acho que o título da matéria deveria ser revisto, dá a impressão que esse é um problema geral.

      E tem apaixonados por outras marcas que comemoram como um vitória, brasileiro se contenta com muito pouco.

  • clock31

    Motores E-TOCHA!!!

    • Gambixx

      o motor da tritec era tão bom…

      • TecoPadaratz

        o motor da tritec era bom…..até a fiat por a mão….kkkakakakakak

    • tiards

      E- TOCHA a nova onda FIRE.

      • Vitão

        Podia ser motor E-Fire…. kkkkkkk

  • MarcosMV

    A genética não falha! rs

    Como disseram na matéria, "se houver dúvidas, chame um mecânico"

    Dias atrás conversei rapidamente com um conhecido que disse que algo parecido acontecia com o seu Punto.

  • Diego_speed

    Olha o autor da matéria: Metal-omega.

    Mecanicozinho de merda da vw.
    Já ví essa cara falar cada merda no orkut…
    Sem falar que defende a bomba ambulante do gol com unhas e dentes, mesmo com tantos problemas… ahahahaha

    • Para sua informação, apesar da sua falta de educação, vou explicar: o Metal Omega saiu da Volkswagen e há alguns meses trabalha como mecânico em uma concessionária Fiat. Então ele fala como alguém que está em uma revendedora da marca, sabendo dos problemas existentes em motores da linha, informações que geralmente não são divulgadas ao mercado.

      Agora, sobre os outros comentários seus que não foram publicados aqui por causa da quantidade de palavrões e ofensas, você está banido dos comentários do NA.

      Apenas esse comentário será deixado aqui, para que seja uma explicação não só a você mas também aos leitores, para que todos vejam que não se trata de alguém que "ama VW" falando mal da Fiat. São informações verdadeiras.

      Aliás, agora qual será a desculpa sua e dos outros trolls? Que o Metal Omega ama Fiat e só fala mal de VW? hahaha….

      • Leosena

        Faz bem em banir esse tipo de gente Eber. O nível dos comentários tem melhorado bastante de uns tempos pra cá e o pessoal tem procurado respeitar as opiniões e pontos de vista dos colegas. Comentários como o acima nada acrescentam à discussão. Creio que um dos objetivos do blog é permitir que todos cresçam com a troca de informações e experiências e nisso o trabalho que vem sendo feito por você e sua equipe está no caminho certo. Um grande abraço.

        • Valeu Leo. A pessoa pode questionar qualquer coisa publicada aqui, mas desde que faça isso com educação. Falou palavrão, xingou, perde a razão. Mas mesmo assim explicamos, pois outros poderiam seguir na linha de pensamento dele. Se o autor da matéria ainda fosse mecânico da VW, não publicaríamos assim sem mais nem menos, publicamos a informação pois agora ele está na Fiat e obteve informações internas de alguns casos de superaquecimento em sua própria concessionária. Abs.

        • Romulo_Max

          Concordo com vc.
          Se a pessoa não sabe conviver em sociedade, expressando informações sem ofender ou baixar o nivel não tem porque participar de um blog, local onde o objetivo é a interação social e cultural, mesmo q de forma indireta. Discordar é bom e todos tem esse direito, mas existem varias formas de fazer isso.

      • Marcelo_Machado

        Só quero entender, o Metal Omega trabalhava na VW e sempre falou mal da Fiat?! Porque saiu da VW e foi trabalhar justo na Fiat?

        • tiago90j

          eu também já vi ele pelo orkut, defendendo a vw.
          não entendo pq ele saiu da vw.
          se for pegar um mecanico de qualquer concessionaria ele pode citar n defeitos de vários modelos., de sua marca.
          fiat, ford, vw, gm.
          acompanho a meses comunidades do linea, punto, palio etc, lá existem várias pessoas que possuem carros com essa motorizaçaõ, e nunca ouvi sequer uma queixa de superaquecimento.

          • guatura

            Pois é, ele nao tem um perfil adequado pra assinar nenhuma materia com credibilidade. Tambem acompanho ele, muito tendencioso. O Eber deveria escolher melhor, filtrar.

      • _Hunter_

        Já já ele cria outro nick com um nome diferente. Sempre acontece.;)

        • Snoop Fox

          Temos outras maneiras de identificar "a volta dos que não foram" além do nick. Relaxe. ;)
          Esses "deleted" são usuários já banidos que voltam por algum bug do IntenseDebate. É só questão de não aprovar o comentário e banir de vez.
          P.S.: Como a situação já foi controlada, peço aos demais usuários que não se manifestem, para evitar discussões desnecessárias.

      • Rolo_Bitazi

        Acho que comentários desrespeitosos têm que ser deletados mesmo, nada justifica ofensas.
        Mas achei a matéria bem tendenciosa, é esperar pra ver o que acontecerá nos próximos meses.

    • DVC

      O espaço aqui é democrático, amigo. Da próxima vez, venha com argumentos e principalmente educação.
      Ninguém espera que todo usuário concorde com o que foi escrito, mas educação e argumentação fazem parte do jogo, ok?

    • guatura

      Concordo com o pessoal, seu posicionamento esta sendo preconceituoso.
      Mas uma coisa compartilho com voce, nao me agradam os textos e principalmente os videos de autoria do Metal Omega, geralmente o padrao fica abaixo do nivel atual do Noticias Automotivas (critica construtiva)

  • Marcelmtm

    Quando tava trocando de carro, os vendedores da Fiat queriam me empurrar o Punto falando exatamente da maravilha que era esse motor (que era lançamento na época). Ainda bem que não caí nessa.

    • tiago90j

      aí vc comprou o maravilhoso polo com o seu perfeito e inquebrável 1.6 8v?
      é sorte sua não ter caído nessa.

      • Marcelmtm

        Nossa…Olha o pessoal investigando meus posts…To importante mesmo hein….
        É..Comprei o Polo sim. Pode não ser a 8º maravilha do mundo, mas pelo menos não superaquece. Sem contar que ele dá pau tanto no E-Torq 1.6 quanto no E-Torq 1.8.

        • douglasmartins1

          Isso pode ter certeza, esse 1.6 8V é bem nervosinho mesmo. É aquele que você anda anda na Cidade de Terceira, sem precisar fazer muitas reduções de marcha.

        • tiago90j

          na verdade, vc não está importante e sim equivocado, não o investiguei em momento algum, apenas presumi que tivesse trocado o punto por um c3 ou polo, dos dois achei q fosse o polo.
          na real esse negócio de dar pau não serve pra nada, há de se reconhecer que o polo tem pontos positivos em face do punto, mas este tbm tem pontos positivos face ao polo.
          o e-torq continua sendo melhor que o 1.6 do polo, até pq as palavras de um mecanico que sempre foi fan de vw, e que, atualmente, trabalha na fiat não devem ser decisivas para NINGUEM.

          • Marcelmtm

            Presumiu por um post que eu havia comprado um Polo…E ainda por cima acertou que comprei o 1.6?? Caramba..Vai trabalhar de vidente então….rsrsrsrsrss…Só faltou acertar q eu comprei o Sedan. =)
            Concordo que não adianta de nada esse negócio de dar pau…Mesmo pq só ando na cidade e ando de boa (já passei da idade de ficar tirando "rachinhas"…rsrsrsrs.). Me expressei mal..Qndo disse de dar pau, kis dizer que ele é um motor mais confiável e que já possui uma história. O E-Torq é relativamente novo e ainda tem alguns pontos a serem aprimorados.
            E, com certeza o Punto tem pontos fortes em relação ao Polo, senão eu nem teria ido cotá-lo. Concordo com vc que as palavras desse mecânico (ou de qualquer outra pessoa) não devem ser decisivas pra ninguém, assim como não foram pra mim (eu comprei meu carro faz um tempinho) e nunca seriam. Optei pelo Polo por outras razões.
            Só que em nenhum momento esse mecânico faz tal comparativo entre os motores. Ele simplesmente cita o problema de superaquecimento do E-torq. E assim como o E-torq tem problemas, outros motores tb podem ter e cabe a nós consumidores pesarmos os prós e os contras para decidir qual produto levar pra casa. Eu decidi o meu, mas não quer dizer que eu seja o dono da razão.

            • tiago90j

              exatamente, cara, acho o polo um bom carro, mas prefiro o punto hehheh.

        • Rolo_Bitazi

          Desculpa te desapontar, mas seu carro como poeira dos E-torq, perde até mesmo para o Prisma 1.4 – Monzatech (Teste Quadro rodas), além do Fiesta 1.6.
          Logo, entre as 4 grandes o da VW é o mais lento, mas há esperança, algumas pessoas superam isso.
          A Volks tá mal de motor aqui……. assim como Fiat, Gm e Ford, por que é tão difícil o pessoal admitir isso ?
          Kia 1.6 16V – Flex (130 cv) e a Volks 1.6 8v 102 ou 104 cv. Detalhe: É claro que o seu anda mais.
          O exemplo acima é só para ilustrar a diferença de tecnologia e potência.

          • Marcelmtm

            Exato. Nós aqui no Brasil estamos mal de motor mesmo. Vide o jurássico motor que virá equipando o novo Jetta, entre outros… Fazer oq né?!!
            Mas o motor da VW não come poeira dos E-Torq não..Não come mesmo…Experiência própria na estrada…rsrsrsrsrs…

  • EduardoBLeite

    Isso aí não é reportagem especial de 1º de abril?
    Se bem que pelo histórico da Fiat, eu não duvido nada de que seja verdade…

    • Não Eduardo, aqui no NA você nunca verá este tipo de matéria. Quando publicamos notícias falsas de primeiro de abril, criadas pelas montadoras, avisamos, como foi no caso da M3 Pickup. Mas nós mesmos criarmos matérias falsas, nunca criaremos. Acredito que esse não seja um espaço para esse tipo de coisa. Abs.

      • rodgutierrez

        Sr Eber, pq vc nunca posta os problema dos VW, tipo o gol que cai a roda, motor que fundi, entre outros Kombi que pega fogo, fica estranho isso cara vc nunca posta da Vw, mas sobre a FIat tem varios vai entender neh!!!

    • landocar

      1º de abril seria se dissessem q o e-torq é supereconomico, kkk.

  • ITALIA150

    Algum cretino do departamento financeiro pediu ecônomia e foi atendido ! Tudo bem que foram feitas modificações, mais é inadmissível que isso ocorra; a Fiat funde esse bloco desde 1999, lamentável!!

    • TecoPadaratz

      amigo, já ví motores FIRES fundindo antes dos 20.000 km.

      A causa ? Entupimento dos dutos de lubrificação. O óleo não circulando direito o motor ia pro pau.
      Diversos palios aconteceram isso com menos de 20.000 km.

      • ITALIA150

        Teco, no caso do Fire acho que foram problemas pontuais, do tipo óleo inadequado como no caso do Gol,ou troca além do previsto; pois comprei um Siena fire 1.0 16v em 2001 0k, rodei 70.000 km em quatro anos de uso, e digo à voce, muito bom o carro, um dos melhores que já possui!
        Mas , a Fiat Teksid atendendo uma parceria entre BMW e Chrysler, fornecia esse bloco fundido como relatei acima à Tritec, portanto era um motor mais que testado e aprovado !

      • expresso222

        No meu Palio aconteceu com 17000km! Tive um uno ELX 95 que virou o velocímetro e nunca me deu trabalho! É preciso que a Fiat (ou qq outra montadora) teste cada vez mais os seus motores novos para evitar este tipo de coisa!

  • Cezarskinner

    É uma pena isso acontecer, gosto dos carros da FIAT.

  • Uber

    Pergunta:
    Todos os Fiat com esse motor têm termômetro de mínima e máxima?
    Se não, tá ferrado quem depender só de luzinha.

    • rafthehay

      Todos os FIAT tem termômetro sim, quanto a isso é tranquilo.

    • bailascomigo72

      Ainda bem que tem. Agora, fico imaginando dono de City, Fit, Cerato, dentre outros que não tem. "Ah! Mas com eles não ocorre". Mesmo? Basta uma leve rachadura no radiador, ou na mangueira, e babau. Acende a luz, e voce não pode controlar a velocidade e temperatura do carro pra chegar a algum lugar…

  • olhandoalua

    O grupo Fiat só está fazendo motores quentes! Nem as Ferraris escapam :p

  • Eduardo Costa

    Acontece nas melhores famílias.

  • pfcmacedo

    Erros e problemas são normais em motores recem lançados porem se fosse nos eua e europa nas primeiras vezes que aconteceu já preparavam um recall para evitar que os proprietarios tivessem problemas… já no Brasil, quando tiverem milhares de bombas nas ruas dando problemas, a imprensa em cima, processos etc eles pensam num recall

  • CanalhaRS

    Minha nossa, a cada a dia a coisa só piora pra fiat….
    A piada do amigo Clock31 foi demais, hahahahaha.

  • LuizVieira

    E o pior é que isso nem deve dar em recall, o que é mais um desrespeito da FIAT com o consumidor.

  • JulienAvril

    Para variar um pouco, lá vai a FIAT denovo.. nunca gostei da FIAT, e a cada dia que passa eles me provam mais que não prestam !

  • Guerraex

    Estava demorando pra contecer algo do tipo.

  • Fungo

    po nem começou? mas enfim, se for problema do motor que resolvam logo né…nao vao deixar começar a fundir como os Vw (apesar de ser problema diferente)

  • henrylandder

    to rodando em um línea, LX, Dualogic, e-torq com 1.800 km rodados, a ventoinha de fato liga constantemente, porém eu ando com o ar ligado.
    até agora não houve nenhum super aquecimento.

    • LuizVieira

      Fica esperto, porque depois que fundir, não será fácil conseguir nada da Fiat

  • Frmg

    Acompanho ativamente o comunidades relacionadas a carros Fiat como o PuntoClube e comunidades como Clube Palio e outros com milhares de proprietários de carros dessa marca equipados com os motores E-TorQ

    Os motores E-TorQ estão no mercado a mais de 6 meses e até hoje afirmo contundentemente que até a presente data NÃO LI NENHUM RELATO NESSAS COMUNIDADES SOBRE PROBLEMAS DE SUPER AQUECIMENTO NOS CARROS EQUIPADOS COM MOTORES E-TORQ.

    É no mínimo muito estranha essa notícia postada pelo colega Metal Ômega a qual omite a verdadeira origem da informação.

    Longe de mim querer colocar em desmérito a notícia, mas creio que nós jornalistas devemos prezar pela transparência e veracidade das informações e nota-se claramente que a notícia pode ter sido facilmente criada por uma pessoa de má fé.

    Vamos acompanhar o caso com cautela e entrevistar verdadeiros proprietários que supostamente possam vir relatar este problema a partir de agora para comprovar a sua existência. Afinal de contas através do anonimato proporcionado pela internet qualquer um pode escrever o que bem entender.

    Grato pela compreensão.

    • Marcelo_Machado

      Tenho 2 ETorque em casa, um de agosto/10 com 7.500 Km e outro de Dez/10 com 4.000 Km. Não tive nenhum problema com eles, já viagei para locais bem quentes rodando 460 Km ao meio dia com ar ligado o tempo todo e o ponteiro não passa do meio. Conheço um gerente de assistencia técnica de ccs Fiat e ele não tem casos desse na oficina dele. Portanto concordo com vc, não vi nada sobre isso em lugar nenhum, é bom checar bem essas informações.

      • TecoPadaratz

        O problema não acontece em 100% dos motores.
        Também se acontecer em todos os motores pode fechar as portas.

        • tiago90j

          não acontece em todos, mas como disseram, eu tbm acompanho o clube do palio, e comunidades do linea e punto, já tem muita gente q tem carros com esses motores, não vi UMA, isso mesmo, sequer uma reclamação a respeito de aquecimento.

        • Marcelo_Machado

          Tá acontecendo em 0.01% dos motores? Pois se nos clubes onde proprietários trocam informações sobre seus carros não tem aprecido nada. Se fosse algo frequente como quer dizer o Post veríamos em mais algum lugar. Pegar uma agulha no palheiro e sair divulgando que ele esta cheio de agulhas não me parece algo criterioso.

    • _Hunter_

      Foi o que comentei, para mim isso é notícia de má fé isso sim. Já entrei no BCWS onde há avaliações de donos de Puntos e Lineas e não li nada sobre carros super-aquecendo nem problemas nenhum nos motores.:S

  • rafthehay

    É esse tipo de coisa que afasta, com razão, compradores de carros com motores mais modernos. Convenhamos, um motor mais moderno (que aparentemente não trouxe ganhos significativos em desempenho e consumo, a julgar pelas opiniões de donos e análises do NA) que corre esse tipo de risco ou a piada velha do 1.8 da GM< que no fim das contas funcionava redondo? É por causa dessa incompetência das fabricantes nacionais que precisamos recorrer aos AP-2000 da vida.

    • LuizVieira

      Motor moderno aonde?

      Bloco de ferro, sem comando de válvulas, não tem injeção direta. O que tem de moderno esse motor? Nada.

      • TecoPadaratz

        Luiz, é porque lançaram agora, por isso confundem e chamam de moderno.

      • Fla3D

        Pois é, um motor na média da concorrencia, nada de moderno nele.

        Mas acho que vc quis dizer "sem variação no comando de válvulas", certo?

        • LuizVieira

          Isso mesmo Fla3D, comi uma palavrinha importante.

      • _Hunter_

        "sem comando de válvulas"
        É a vapor? E que motor da mesma categoria tem injeção direta? E quem disse que um motor moderno tem que ter isso?

        • LuizVieira

          Se você soubesse ler, veria que corrigi o erro no post acima.

          Desculpa se ofendi a sua querida Fiat, mas de moderno esse motor não tem nada, é um motor bom que o Mini usava e a Fiat conseguiu piorar.

          No nosso mercado temos motores mais modernos que esse E-TorQ e com tecnologias mais avançadas.

          • tiago90j

            mas vc dizque a fiat o piorou baseado em quê? até onde sei foram feitas melhorias.

            • LuizVieira

              Você já viu algum Mini sofrer de superaquecimento?

              Se já então o problema é da época da BMW, senão sabemos que a Fiat fez besteira.

              • tiago90j

                nunca vi, aliás vi o mini uma vez na vida.
                tbm unca vi um fiat com etorq com problema de superaquecimento, vc viu?
                eu vejo bastante monza, tipo, kadett, gol com esses problemas, mas nunca vi um carro mais novo com este tipo de defeito.

          • douglasmartins1

            Tem o GM 2.0 de 140cv com uns 19.7kgfm de Torque aos 2600RPM e o VW 2.0 de 18.7kgfm de Torque já aos 2500RPM, que motor "moderninho" consegue isso tudo de Torque, já aos 2600RPM???

  • Rochahofman

    hum vai o primeiro do motor E.torQ.

  • homeover

    Será que só podemos ter carros com os velhos motor AP e monzatech?Lembro que o Tempra apresentava esse mesmo problema.

  • Marcelorjcg

    Eu acredito que um dos motivos do sucesso deste veiculo de comunicação,informaçao e intreterimento seja a participação do autor.EBER, mantenha sempre ativa a sua participação ,pois qdo isso não acontece ,passa a falça impressão de q estamos falando sozinhos.Um gd abraço.
    Voltando ao tema,é ´´engraçado“ dizer que eu tive um linea onde todos criticavam câmbio,motor ,acabamento e nada aconteceu …Vendi para um vizinho que está super feliz com o carro .Vamos esperar ,pode ser generalizado ou uma pane em ume série limitada

  • TecoPadaratz

    Eu prefiro muito mais um motor com concepção antiga e com funcionamento redondo do que um motor moderninho cheio de problemas.

    Fiat, isso é inadmissível para um motor novo e "moderno". Será que a fiat vai ter vergonha na cara e convocar para um recall ? Ou vai ficar negando o problema como fizeram com as rodas do finado stilo que saíam voando.

    Pelo menos fundir o motor não mata ninguém, como acontecia com os stilos.

    Ah, mata sim, mata de desgosto !!!

    • Fla3D

      Como comentaram acima, pior é que o e.torq nem pode ser considerado moderno, é um motor de bloco de ferro e um comando de valvulas acionado por correia sem variação, como um ford rocam.

      Então acho que é pior ainda… demoraram uns 4 anos pra lançar e ainda deixam passar uma cagada dessas…

    • rodgutierrez

      Por isso que nosso mercado e tao atrasado, perante outros países

  • Turbo_Car

    Se esse defeito fosse num CHINES, ia ter uma monte de FIETEIRO e VWMANÍACO, falando um monte aqui!
    Agora porque é com a poderosa italiana, é visto só como um mero "defeito na bomda de não sei da onde"…
    Quero ver se vai ter RECALL!
    FIAT, você perdeu meu respeito há muito tempo!

  • Edu_SBC

    ainda não temos certeza, é cedo pra falar, mas ao que tudo indica se continuar acontecendo é recall na certa e mais uma vez a FIAT vai pagar o preço por tentar obter economia onde não se deve. ela colocou esse motor na maioria dos carros que produz hoje, então deve se mexer e resolver isso bem rápido.

  • BrunoAQuadros

    Como é um projeto totalmente novo é de se espera algo assim.
    Esperamos que a fiat arrume logo o problema pois a gama E.torQ ficou muito boa.

    • Fla3D

      Mas o problema é que não é um projeto totalmente novo, quando a fiat comprou a tritec esse motor ja era usado há anos nos mini e alguns carros da chrysler, ele não é moderno nem um projeto novo… a fiat que fez alguma besteira nas adaptações…

  • Robson Iecker

    O engaçado que com meu Palio nada aconteceu ainda…..

    • expresso222

      Tive uns dos primeiros palio EL 1.5 em 1996. O motor trancou com 17.000 km. O óleo virou borra!!!!

  • Potiguar

    Algum carro já fundiu o motor por causa disso?? Falo dos E-Torq…

  • KTA2010

    Pô, mas essa Fiat não dá sorte mesmo com seus motores. Já perdi a conta de quantos motores ela já lançou. Só como o Linea já são dois. Família Pálio já teve = 1.0 8V, 1.0 16V, 1.3 8V, 1.3 16V, 1.4, 1.5, 1.6 8V, 1.6 16V e 1.8, e agora os E.Torqs….

    • TecoPadaratz

      É que lança e depois vira mico. Aí tem que inventar um novo motor pra enganar.
      Vira mico de novo. Aí lança de novo pra enganar.
      Aí vira mico de novo….e assim vai o ciclo da fiat.

    • Wow02

      ao invés de fazer 10 motores poderiam fazer apenas 2 que prestassem…

      Tivemos um siena aqui em casa uns 5 anos atrás, foi o suficiente para NUNCA mais comprar carros da FIAT…

  • A Fiat assim como todas as montadoras ou fabricantes de veículos, adotaram de vez a redução de custos para aumentar ainda mais seus gigantescos lucros com a produção de seus carros, isso mesmo, uma montadora consegue ter em alguns modelos, um lucro de mais de 100%!!!
    Mesmo assim vivem cortando gastos, mas para cortar esses gastos, a qualidade e durabilidade das peças é diretamente afetada.

    Vejam as rodas se soltando, carros superaquecendo, motores fundindo no caso dos novos Gols.

  • Bond_007

    Esperar oque de um Fiat? Isso e muito mais.

  • lucas_

    É coisa dessas porcarias de motores com arrefecimento a água!!!
    Não deixo e nunca vou deixar de usar meu Fusca 85, minha Kombi 98 e minha CG 125cc 94. Todos com motor refrigerado com ar! A unica que me dá problema é a kombosa… to ensaiando pra arrancar a porcaria da injeção eletronica e colocar um carburador. Mania de inventar moda, pra que? O que funciona não deve mudar nunca!!!
    Nenhum carro hoje presta, principalmente os motores… uma pena, mas é assim no mundo inteiro…

  • JADERSONLEMAO

    SABIA !!! era bom de mais pra ser verdade.

  • Anderson_mg

    o motor é novo nao é de se surpreender que apareçam esses problemas corriqueiros, aos poucos vao ser sanados os problemas

  • Mike_Bravo

    Minha mãe adquiriu um Punto Essense 1.6 16V e até agora não apresentou problemas de superaquecimento, mas APRESENTOU VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL COM 670 KMS RODADOS!!!! O consultor da oficina foi direto ao ponto do problema pois outro Punto E-Torq havia ido lá no dia anterior com O MESMO PROBLEMA : o anel de vedação de borracha do acesso ao tanque pela parte interna do carro, abaixo do banco de trás. Esse vazamento em um carro com menos de um mês de comprado já é absurdo, imagina se superaquecer! O jeito é torcer para que sejam casos isolados, pois o carro e o motor SÃO MUITO BONS. Abs!

  • Fla3D

    Pois é, todos os testes mostram que o e.torq bebe mais que o antigo GM familia I… e tinha gente que chamava esse motor de beberrão….

    • lbl

      Havia dito isso quando recém havia sido lançado. Fui apedrejado.

  • Frmg

    Primeiro temos que checar se a notícia é de fato verdadeira ou se não passa de uma brincadeira de 1º de Abril.

    O motor já esta no mercado a mais de 6 meses e até hoje em nenhuma comunidade entre milhares de proprietários com motores E-TorQ ninguém reportou nenhum problema de super aquecimento. È no minimo muito estranha a notícia da forma que foi postada ainda mais vinda de uma fonte obscura no famoso "eu ouvi dizer que alguém falou que da problema"

    Repito! Existem milhares de proprietarios de E-TorQ e até hoje em nenhum lugar na internet ninguém reclamou de super aquecimento nesses motores. Esta é a primeira notícia e todos estão estranhando porque esses motores ja estão a um bom tempo no mercado ninguém teve o problema. Gostaria que a fonte das informações fosse revelada ou então alguma prova ou ordem de serviço fosse mostrada comprovando o problema para no minimo dar credibilidade a noticia.

  • vjtarkan

    a FIAT é uma piada, não sei como conseguem comprar carros dessa marca. lamentável!!!

    • rodgutierrez

      Compra quem quer neh, eu continuo comprado carro da Fiat

  • _Hunter_

    Estranho que isso não foi relatado em nenhum outro lugar nem mesmo no Best Cars onde já há avaliações de leitores e nem o carro testado pelo site (tanto este quanto o BCWS) que não apresentaram nenhum defeito e no Best ainda passaram 30 dias com o Punto.

  • _Hunter_

    E ainda diz que gosta muito da marca. Típica desculpa de quem quer denegrir a imagem dos outros mas parecendo imparcial.

  • Vitão

    Com certeza vão fazer de tdo pra abafar esses problemas…..

    Aqui as montadoras tão nem aí pra carros com defeito…. O jeito é segurar ao máximo para não fazer recall…..

  • ITALIA150

    Barack Obama confiou a tutela do grupo Chrysler à Fiat; naquele mercado errou dançou, ainda mais ela, que deixou aquele país chamuscada !!

    • rodgutierrez

      Se nao fosse a Fiat a chryler estaria fechada hj!!!

  • eduardo82

    Meu Corsa 1.8 faz + ou – isso também.

  • willyaugusto

    NOTICIA MUITO ESTRANHA…

    A tempos acompanhos fóruns de clubes FIAT, inclusive do prórpio Punto citado (fui proprietário de um por anos)

    E NUNCA VI SE QUER UM RELATO SOBRE ISSO.

    Inclusive nos clubes está notícia está sendo muito comentada e questionada…

  • meyerbro

    E o NA novamente abrindo questões contra a Fiat, que maravilha!

    • douglasmartins1

      Uai, é a que tá dando problemas, tem que anunciar mesmo

    • rodgutierrez

      Infelismente neh, Bem que a Fiat podia processar o blog, pedindo prova verdadeiras, vou tentar contatar a Fiat, pra ela tomar conhecimento do caso e tentar resolver esse problema caso for verdadeiro neh

      • Por enquanto estou deixando passar seus comentários desrespeitosos, mas você está conseguindo chegar bem perto de ser banido viu… depois não diga que não avisei. Quanto a Fiat lhe paga pra a defender tão fortemente assim?

  • Romul0

    Como veiculo de comunicao voces deveriam averiguar os fatos antes de soltar uma noticia como essa.

    O numero de casos ocorrido nao e passivel de atestado de problema. Fatos isolados acontecem em maiores proporcoes em varios componentes do carros, em todas as montadoras. Mas nem tudo e divulgado, porque realmente, nao deveria ser. A nao ser que sejam casos recorrentes onde a propria montadora providencia um recall.

  • PauloECosta

    O primeiro parágrafo tá lindo: "Um cliente rodou meros 31 km com um Punto 1.6 16V e percebeu que o ponteiro estava acima do padrão, e a ventoinha do radiador funcionava constantemente na segunda velocidade. Outro cliente com um Linea conseguiu rodar mais de 1.000 km." Então no caso do cliente 1: Qual foi a causa descoberta para o superaquecimento? O motor etorq não presta! Caso 2 Um Linea conseguiu rodar mais de 1000 km, ou seja, o etorq não presta! O parágrafo 2 parece mais sensato. Realmente no caso do etorq a bomba da direção está no mesmo eixo da bomba dágua e se houver problema nesta peça (como a quebra do eixo), realmente haverá sobreaquecimento do motor. Então, o problema não é exatamente no motor e sim na bomba dágua (caso seja um caso repetido) e mesmo sendo grave, não haverá risco para o motor já que o ponteiro de temperatura vai subir e mandará encostar certo? Se o problema que ele descreve realmente existe no parágrafo 2, não importa que ligue a ventoinha cedo, uma vez que a água não circula no motor/ radiador, ela irá ferver de qualquer maneira não? Desde quando demora até 20 a 30 minutos para ativar uma ventoinha? Quanto aos outros teste, qual a sua utilidade? Se a agua não circula, a agua do reservatorio de expansão não esquentará, e o próprio radiador idem… só a agua que está no motor certo? Por último, nunca coloque a sua cara debaixo de um carro quente pelo amor de Deus! Vai que em alguma circunstância vaza agua fervendo na sua cara! O texto é "misleading", lacunar e panfletário. Eber, na boa, tu tá dando asa a cobra na minha opinião! Tu coloca um cara do naipe do ADG, o qual acompanho antes mesmo daqui do NA, para ser

  • Rolo_Bitazi

    O Cara vai dizer que foi um asteróide que caiu na Kombi, ou foi o tráfico e alguns bandidos, qualquer outra coisa, menos o Super motor 1600 da Volks. (Ou também o "fraquíssimo e moderno" 1.4 do Pão Pullman).

  • AF1979

    Falou-se do eixo da bomba d'água que quebra sem mais nem menos, mas seria interessante também se alguém pudesse saber qual era o tipo de fluxo de água do radiador adotado pela Fiat nos modelos E.torQ e compará-lo com o adotado em Mini, Chrysler de exportação para a Europa e Chery A15, só para ficarmos em outros modelos que usaram motor da mesma família e sobre os quais nunca ouvimos falar de superaquecimento.
    Por que falo isso? Porque no mundo já houve caso de dois modelos diferentes, de duas marcas diferentes e usando exatamente o mesmo motor, em que o modelo de uma marca superaquecia e o da outra nunca teve relatado qualquer problema de aquecimento. Exemplo disso está no Holden VL Commodore (geração feita entre 1986 e 1988), que usava motor de seis cilindros em linha da Nissan. Ele superaquecia, mas o Nissan Skyline não, sendo que ambos usavam o mesmo motor. O motivo? No Nissan Skyline o radiador era de fluxo descendente, enquanto no Commodore era de fluxo cruzado. Com isso, o líquido de arrefecimento não era bem resfriado no australiano e assumia uma temperatura mais alta.

    Segue o link para quem quiser ler a respeito (http://www.carpoint.com.au/reviews/2004/medium-passenger/holden/commodore/holden-vl-commodore-198688-3482) e fica a dúvida sobre que tipo de fluxo de radiador a Fiat adotou para que o E.torQ apresente um problema que nunca ouvimos falar nos Tritecs.

  • LuizVieira

    Inveja de um mico de mercado? Que trocou de motor e deixou vários proprietários com a bomba do moto 1.9 e que ninguém vai querer comprar depois.

    Fala sério.

    • LuizVieira

      Nem preciso, meu vizinho tinha um, ele disse que o dia mais feliz com o Linea foi o dia que ele vendeu. Ele teve vários problemas e péssimo atendimento da Fiat.

    • LuizVieira

      Se você considera o NA como um zé bloguinho, o que está fazendo aqui? Tem cada gente, Deus nos salve.

    • Parabéns, conseguiu ser banido. Depois de vários avisos para você parar com as ofensas ao NA.

    • Rolo_Bitazi

      Tem cara que nunca andou, mas é especialista. É mais ou menos assim: " o carro da marca que sou apaixonado é uma máquina, o melhor" os outros vivem dando problemas, e sempre com exemplos específicos: o primo da cunhada do namorado da minha vizinha que falou….putz!

  • rodgutierrez

    Cara, esse caso nem tem prova, isso pode acontecer com qualquer motor, entao nao generalisa

    • jaydeero

      Depois de CINCO fiats na família, sair da marca e CONTINUAR lendo e sabendo de notícias como essa, generalizo sim. Infelizmente. Já fui um grande fã da Fiat, mas hoje não dá mais.

  • rodgutierrez

    Ainda isso é especulação, sem prova nao é nada

  • totorocho

    Nossa…nunca gostei da Fiat, aliás se Deus quiser nunca vou comprar um pela falta de qualidade. Achei que os motores eram bons pelo menos, mas percebo que nem isso !!! lixo !!!!

  • madsauro

    Acho que o jeito são os importados mesmo. Aqui a coisa tá feia.

  • bilharinho

    Uma pena. A maior montadora do Brasil lançar um produto com um defeito quase primário assim. Acontecendo com o carro quase sem quilometragem. Isto até nos serve para refletir. Falam tão mal das fábricas chinesas e eu pergunto a vocês: a Fiat é tradicional e comete um erro grosseiro destes e agora? Será que não vale a pena darmos um crédito as novas marcas?

  • deleted7092242

    Sabe como chama isso? Pressa pra colocar no mercado.

    A Fiat ficou famosa em nosso país por despejar lançamentos a velocidade alucinante, mas parece que sempre tem algum problema que qualquer teste mais longo/abrangente pegava.

    Depois reclamam quando um fabricante demora meses e meses pra "acompanhar" o mercado…. o povo quer novidade, aí está, e.torQ FIRE

  • Jayme Almeida

    Bom dia!

    Eu tenho um Palio Sporting 2013/2014 motor e-torq 1.6 e o mesmo
    apresentou problema de superaquecimento, o meu carro está com KM 16000 rodados.

    Eu estava parado em um congestionamento 40 minutos e o
    ponteiro começou a subir, tive que esperar no acostamento a temperatura abaixar
    para continuar minha viagem.

    • Odeir Junior

      Boa tarde!!
      Tenho um essence 2013/2014 1.6 16V e aconteceu a mesma coisa comigo, fiquei mais ou menos uns 40 minutos parado em marcha lenta com o ar condicionado ligado e aconteceu a mesma coisa, conforme a figura acima o ponteiro ficou praticamente na mesma posição. Desliguei o carro por uns 15 à 20 minutos, quando liguei estava praticamente quase a mesma coisa, porém quando comecei a andar o ponteiro estabilizou normalmente até o momento. Detalhe a ventoinha permanecia ligada quando a temperatura estava subindo e o liquido de arrefecimento no máximo … Vou verificar e/ou tirar algumas duvidas com um mecânico amigo meu para ver o que pode ter acontecido e qualquer coisa depois posto aqui… Meu carro esta com 22.400 e foi a primeira vez que aconteceu… Se alguém souber de algo, por favor nos informe… Grato.

      • Jayme Almeida

        Junior, bom dia!

        Fui a Roma Fiat do bairro Dona Clara e eles fizeram os
        testes no meu carro com a temperatura ambiente de 25º grau e não apresentou
        defeito, foi colocado rastreador não apresentou nenhuma falha, esse defeito
        apresenta com a temperatura ambiente acima de 35º graus com o veiculo parado.

        Eu fiz uma pesquisa em relação ao motor E-torq o que me
        parece que esse defeito é uma característica do motor. Existe um caso que o
        carro só tinha 36 km rodados, e tem varias reclamação deste assunto no RECLAME
        AQUI.

        Eu liguei para o 0800 da Fiat e mandei um e-mail pedindo um
        esclarecimento do mesmo e a solução.

        Aconselho você levar o seu carro na autorizada da Fiat para
        fazer a avaliação “não tem custo” e depois abrir uma reclamação no 0800 no
        e-mail.

        A Fiat ficou de me dar à resposta em 2 dias úteis, Quando a
        Fiat me der à resposta eu passo para vocês.

        Abraços!

        • Lenio André Zanatta

          Bom dia!!

          Qual foi a solução para o caso, pois tenho o mesmo problema.

          Atte,

      • Jayme Almeida

        Junior, bom dia! Fui a Roma Fiat do Bairro Dona Clara e ELES fizeram OS testículos sem Meu Carro com uma Temperatura ambiente de 25º grau e NÃO apresentou defeito, foi colocado rastreador NÃO apresentou nenhuma falha, Esse defeito apresenta com uma Temperatura ambiente Acima de 35º graus com o Veiculo Parado. Eu fiz Uma Pesquisa em Relação Ao motores E-torq o que me Parece Que Esse defeito E UMA caracteristica do motor. EXISTE UM Caso Que o caminhão Só tinha 36 km Rodados, e TEM varias Reclamação of this ASSUNTO não RECLAME AQUI. Eu liguei o parágrafo 0800 da Fiat e mandei hum e-mail Pedindo hum esclarecimento fazer MESMO EA Solução. Aconselho rápido Você Levar o Seu Carro na Autorizada da Fiat Pará Fazer uma Avaliação “Não Tem custo” E Depois abrir Uma Reclamação não 0800 sem e-mail. Um Fiat Ficou de me Dar à RESPOSTA EM 2 Dias Úteis, Quando um Fiat me der à RESPOSTA eu VOCÊS Passo para. Abraços !

      • Jayme Almeida

        me desculpa mas a resposta está saindo distorcida desde site.

        • Odeir Junior

          Passa por e-mail odeir.jr@gmail.com e ai conversamos melhor.
          Abraço e grato pela atenção.

      • Jayme Almeida

        Odair Junior, bom dia!
        Fui a Roma Fiat do Bairro Dona Clara eles fizeram testes no meu Carro com a Temperatura ambiente de 25º grau e não apresentou defeito, foi colocado rastreador não apresentou nenhuma falha, Esse defeito apresenta com uma Temperatura ambiente acima de 35º graus com o Veiculo Parado. Eu fiz Uma Pesquisa em Relação do motor E-torq o que me parece esse defeito e uma caracteristica do motor. Existe um caso que o carro só tinha 36 km rodados, e tem varias Reclamação deste assunto no RECLAME AQUI. Eu liguei para o 0800 da Fiat e mandei um e-mail Pedindo esclarecimento do mesmo. Aconselho você levar o seu carro na autorizada da Fiat para fazer uma avaliação “não tem custo” E depois abrir uma reclamação no 0800 no e-mail. A Fiat ficou de me dar à resposta em 2 Dias Úteis, Quando a Fiat me dar resposta para vocês. Abraços!

  • Alexandre Rodrigues

    Bom dia, tenho um grand siena 2014/2015 1.6 16v e percebi essa falha por duas vezes que fiquei com o carro parado por mais de 30 minutos e ar ligado sob sol com a temperatura externa entre 41 e 42°, segunda ventoinha em pleno funcionamento, o ponteiro que sempre fica no 1/2 do instrumento de leitura chegou a passar dos 3/4 de sua escala, nas duas vezes que aconteceu notei que o ponteiro do marcador de temperatura oscilava ligeiramente, mas ao desligar o ar condicionado a temperatura passou a baixar gradativamente, devido o ponteiro do marcador de temperatura oscilar e o sensor de temperatura estar próximo a válvula termostática cheguei a conclusão que a válvula termostática não estivesse completamente aberta permitindo a passagem por completo do liquido de arrefecimento pelo radiador, a oscilação do ponteiro pode ser a variação do fluxo do liquido de arrefecimento passando com dificuldade pela válvula, fiz o pedido da válvula termostática e estarei realizando a troca e colocando o carro nas mesmas condições de quando apresentou a falha, estarei dando a resposta do resultado assim que o fizer, ate a conclusão…

  • Alexandre Rodrigues

    Continuando…a válvula termostática chegou para ser trocada, submeti o carro as condições que acontece a falha de alta temperatura antes de fazer a troca, usando um termômetro laser foi visto uma grande diferença entre a temperatura que circula pela mangueira de ar quente chegou a 110° e a mangueira do radiador que não passou dos 93°, farei a troca e repetirei o teste anterior e posto o resultado…

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