Fiat Manutenção

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

OBS.: Essa informação nos foi passada pelo editor desta notícia, que é mecânico em uma concessionária Fiat. Segundo ele, já aconteceram cinco casos em sua concessionária, e ele pessoalmente fez o reparo em um desses veículos. É um caso isolado, só que isso não foi destacado na notícia, o que deu a impressão de que o NA estava tentando aumentar o tamanho do problema. Mas reafirmamos que não se trata de uma notícia inventada ou mentirosa com o objetivo de denegrir algum modelo ou a marca Fiat. Não temos esse objetivo.


Uma explicação do autor da notícia, com fotos anexas:

Essa é a peça da Bomba da água acoplada a direção hidráulica.
A da esquerda é direção hidráulica. No meio fica o eixo que liga a bomba da água.
Nesse caso houve o rompimento desse eixo.

O motor E.torQ está apresentando superaquecimento em alguns casos, mesmo em veículos que acabaram de sair da concessionária, segundo mecânicos da rede de concessionários da Fiat. Um cliente rodou meros 31 km com um Punto 1.6 16V e percebeu que o ponteiro estava acima do padrão, e a ventoinha do radiador funcionava constantemente na segunda velocidade. Outro cliente com um Linea conseguiu rodar mais de 1.000 km. Isso serve de alerta, pois tanto o motor 1.6 quanto o 1.8 estão sujeitos ao superaquecimento.

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

O problema está no eixo que liga a bomba da água com a bomba da direção hidráulica. O eixo se rompe, sem mais nem menos. Fique atento ao ponteiro do marcador de temperatura. Na primeira partida, o carro deve demorar até aquecer. Quando o problema está presente, ele liga a ventoinha em apenas 5 minutos (o normal é entre 20 e 30 minutos em marcha lenta).

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

Outra dica para verificar se há problema no sistema, é após a ventoinha ter ligado abrir o capô, colocar a mão na mangueira que conecta o reservatório do líquido de arrefecimento (muito cuidado ao fazer isso, apenas toque a mangueira) que deverá estar quente.

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

Após verificar a mangueira de cima, deite (literalmente) debaixo do carro (se não houver elevador) e coloque a mão (olhe se possível com uma lâmpada ou lanterna, e com o capô ainda aberto) na mangueira grande que conecta o radiador. Se essa mangueira estiver fria, significa que a água não está circulando, e poderá fundir o motor.

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

Se houver dúvidas, chame um mecânico. Se apresentar o problema, leve seu veículo à concessionária Fiat no guincho.

Motor E.torQ (1.6 e 1.8) tem alguns casos de superaquecimento

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Rafael

Sou jornalista automotivo e mecânico. Trabalho em concessionária. Sou amante de automóveis e sonho em participar de competições.

  • Alexandre Rodrigues

    Bom dia, tenho um grand siena 2014/2015 1.6 16v e percebi essa falha por duas vezes que fiquei com o carro parado por mais de 30 minutos e ar ligado sob sol com a temperatura externa entre 41 e 42°, segunda ventoinha em pleno funcionamento, o ponteiro que sempre fica no 1/2 do instrumento de leitura chegou a passar dos 3/4 de sua escala, nas duas vezes que aconteceu notei que o ponteiro do marcador de temperatura oscilava ligeiramente, mas ao desligar o ar condicionado a temperatura passou a baixar gradativamente, devido o ponteiro do marcador de temperatura oscilar e o sensor de temperatura estar próximo a válvula termostática cheguei a conclusão que a válvula termostática não estivesse completamente aberta permitindo a passagem por completo do liquido de arrefecimento pelo radiador, a oscilação do ponteiro pode ser a variação do fluxo do liquido de arrefecimento passando com dificuldade pela válvula, fiz o pedido da válvula termostática e estarei realizando a troca e colocando o carro nas mesmas condições de quando apresentou a falha, estarei dando a resposta do resultado assim que o fizer, ate a conclusão…

  • Alexandre Rodrigues

    Continuando…a válvula termostática chegou para ser trocada, submeti o carro as condições que acontece a falha de alta temperatura antes de fazer a troca, usando um termômetro laser foi visto uma grande diferença entre a temperatura que circula pela mangueira de ar quente chegou a 110° e a mangueira do radiador que não passou dos 93°, farei a troca e repetirei o teste anterior e posto o resultado…

  • Márcio Lima

    Comprei uma strada de 2011/2012 na minha mão quebrou esse eixo, tive que compra a bomba hidráulica e de água, alem de ter que trocar a correia, tensor,. agora essa semana deu vazamento na guarnição do suporte do filtro de óleo, esse motor e-torq 1.8 ta dando gasto.

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