Renault Kardian Evolution 2025: Versão de entrada custa R$ 112.790, tem bom design e motor 1.0 Turbo

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O Renault Kardian foi uma aguardada estreia da marca francesa nesse ano e já está disponível para compra nas concessionárias.

Aliando motorização moderna com a transmissão de dupla embreagem, promete bom desempenho e baixo consumo.

Avaliamos uma unidade do Kardian Evolution (versão de entrada) e trouxemos todos os detalhes para você.

Partindo de R$ 112.790,00, O Kardian Evolution vem com:

Ar-condicionado digital, assinatura luminosa (DRL) em LED, barras de teto funcionais e modulares, faróis 100% LED, câmbio “e-shifter” e paddle-shift (aletas para troca de marcha), 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA) e controle de estabilidade (ESC), sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta (AFU & AFD), cluster digital de 7″, multimídia flutuante de 8″ com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay e mais.

Mais detalhes:

Motor turbo de 125 cv bate de frente com a concorrência

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O powertrain do Kardian é formado por um motor 1.0 turbo de 3 cilindros, que rende 125 cv e 22,4 kgfm de torque, aliado sempre ao câmbio automatizado de dupla embreagem, com 6 velocidades.

O nome câmbio automatizado de dupla embreagem assusta o mercado brasileiro, já tivemos Powershift e DSG-7 por aqui, mas também temos bons exemplos, como o DSG-6, que utiliza o sistema de embreagem banhada a óleo, mesmo sistema da Renault.

O conjunto leva o SUV de 0 a 100 km/h em 9,9s e atinge velocidade máxima de 180 km/h.

O T-Cross com 128 cv e 20,4 kgfm acelera de 0 a 100 km/h em 10,1s e tem velocidade máxima de 187 km/h.

O Pulse com motor turbo 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm faz 0 a 100 km/h em cerca de 9,4s, e a velocidade máxima é de 189 km/h.

No quesito consumo, o Kardian vai bem, com 9,0 km/l rodando no Etanol, na cidade e 9,7 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 13,1 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.

O consumo do Pulse no Etanol fica na casa dos 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na rodovia, já na gasolina são 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na rodovia.

O T-Cross faz na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia, rodando com etanol e 12 km/l na cidade e 14,5 km/l na rodovia rodando na gasolina.

Design moderno dá novo ar para a montadora

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A Renault já está com alguns modelos cansados e precisava de algo mais moderno, o Kardian traz isso para o portfólio.

A começar pela dianteira, com conjunto óptico dividido, na porção superior, o DRL comprido, se estende até a lateral, pontiagudo com as bordas pretas, tipo um delineado.

Abaixo, dividido por um pedaço de lataria com dobras e vincos, o farol, grande, com bordas marcadas e acabamento preto na porção inferior.

Ligando os dois DRLs, há um acabamento em plástico preto brilhante, com um friso cromado, que chega no símbolo da Renault, igualmente preto e cromado, de proporções grandes.

Abaixo dele, a grade superior é construída em plástico preto fosco, com perfurações e formas geométricas complexas.

Um pouco mais pra baixo, a grade inferior é grande e filetada.

O capô tem a região central elevada, seguida por dois rebaixos, que chegam até quase o final onde há novamente uma região elevada, formando uma ponta.

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De lado, as rodas de aço com calotas disfarçam bem, mas deixam um ar de que falta alguma coisa.

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O contorno das caixas de roda e a região abaixo das portas são em plástico preto fosco.

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No teto, racks funcionais reforçam um pouco algum grau de “aventura” que o SUV tenta passar.

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O aerofólio em preto brilhante dá um toque de refinamento.

As lanternas traseiras são visualmente quase 100% pretas ou cromadas, salvo alguns pontos avermelhados.

Tem um formato moderno, que casa bem com o carro, com uma “ponta” sobressalente que avança em direção à tampa do porta-malas.

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Visto de trás, o Kardian é, como gosto de chamar, um pouco “bojudo”, com as laterais mais largas dando um corpo para o SUV.

A tampa do porta-malas tem a escrita “Kardian” e um logo um tanto quanto exagerado da Renault, bem clean, mas poderia ser mais, talvez, com um logo menor.

O para-choque é em plástico preto, sem grandes destaques.

Interior até tenta, mas não é muito bonito

A Renault tentou passar uma sofisticação para o interior, mas caiu na vala comum de outros concorrentes, com muito plástico preto e tentando disfarçar com apliques brilhantes.

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A começar pelo console central, que se liga à porção inferior do painel, inteiramente construídos em plástico, com alguns frisos e decalques para dar uma disfarçada.

Logo acima, os botões de acionamento do pisca e travamento, no meio de mais plástico.

Em cima deles, os difusores de ar, envoltos por um acabamento em plástico preto brilhante, que tenta salvar o visual do interior, mas no máximo dá uma enfeitada.

Um pouco mais pra cima, multimídia “flutuante” que agrada a alguns, outros (como eu) preferem uma encaixada no painel, ali fica parecendo um acessório comprado e colocado.

O volante é bonito, totalmente circular, com botões multifuncionais grandes e acabamento dos raios em preto brilhante.

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O cluster digital tem visual moderno, mas sem grandes novidades.

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Os bancos, por outro lado, são bem bonitos, com abas laterais bem grande, tanto no assento quanto no apoio para as costas.

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No banco de trás, espaço suficiente, dependendo do tamanho do motorista e da folga do passageiro.

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O porta-malas também tem boas dimensões e não deve faltar em condições normais de utilização.

Mercado parece indeciso

Qualquer análise de vendas do Kardian ainda é muito prematura, porém, parece ter deixado o mercado em cima do muro.

Em abril de 2024, emplacou 1.581 unidades, à frente do AirCross, com 1.120, por exemplo.

Ainda não bate de frente com sua irmã Duster, que emplacou 2.070 unidades, muito menos com os maiores players do mercado, Pulse, com 3.539, Creta com 5.335, Tracker com 5.670 e T-Cross, com 6.224.

Para o segundo mês de vendas oficiais, não vai mal, tem bom desempenho e visual agradável, pode conseguir competir de forma honesta.

Nos próximos meses teremos uma ideia melhor de como ele vai se comportar, afinal, carros franceses e cambio automatizados podem assustar num primeiro momento, até o mercado ganhar confiança.

 

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.