Creta Comfort Plus 2024: Conheça a versão de entrada atual

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A Hyundai apostou forte no Creta como seu SUV de entrada e a aposta parece ter vingado bem, sendo que a montadora tem 10,8% dos emplacamentos de automóveis em 2023.

O Creta foi o nono carro mais vendido em 2023, ficando pouco mais de 20.000 unidades pra trás do irmão HB20.

Suas rivalidades são principalmente Nissan Kicks, Fiat Fastback e VW T-Cross.

Em 2024 o Creta segue firme e forte no topo dos emplacamentos, e sua versão de entrada Comfort Plus está disponível para compra 0km, enquanto a Comfort não consta mais no catálogo.

Fique ligado nas principais características dela:

Partindo de R$ 137.990,00, a versão Comfort Plus com motorização 1.0 TGDI e câmbio automático conta com:

Sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave canivete, vidros elétricos nas 4 portas, 2 airbags frontais, 2 laterais e 2 de cortina, central multimídia blueMedia (Apple CarPlay e Android Auto), ar-condicionado, direção elétrica, DRL, Rodas de liga 16”, painel de instrumentos com tela LCD, ABS, controle de tração, estabilidade e mais.

Na cor Preto Onix, o valor é inalterado, na cor Branco Atlas, são adicionados R$ 900,00, já as cores Prata Brisk, Cinza Silk, Prata Sand e Azul Sapphire custam R$ 1.800,00.

A Hyundai ainda dá a garantia de 5 anos para veículos 0 km.

Design mais futurista dentre os rivais

O Creta é, para mim, o mais ousado no quesito design dentre os rivais citados, isso não quer dizer que seja o que mais me agrada visualmente.

Sua grade frontal remete ao estilo colmeia e sua cor é cinza, suas dimensões são consideravelmente grandes, ocupando boa parte da área frontal do veículo.

O farol tem um formato difícil de explicar, que reforça ainda mais sua pegada futurista, com DRL em LED e projetores no interior.

Ainda olhando de frente, o Creta tem a parte inferior do para-choque na cor preta, cor essa que segue para os para-lamas e saias laterais.

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Os retrovisores tem as capas pintadas na cor do veículo, sua base é preta e possui repetidor de seta na ponta.

As maçanetas são igualmente pintadas da cor do carro, enquanto as colunas das portas são pretas.

A coluna “C” tem uma moldura prateada que segue com um filete prata até o teto.

Na traseira há um aerofólio na cor do veículo, que carrega um Break-Light, descendo temos o tampão do porta-malas, que possui o logo da Hyundai cromado, e a grafia “Creta” igualmente cromada.

No canto inferior direito há o emblema TGDI, fazendo referência ao motor turbo de injeção direta.

Motorização é moderna, porém não empolga

Falando nele, o motor é o 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, de nome “KAPPA”.

Ele rende 120 cv e entrega 17,5 kgfm de torque já a 1500 rpm, o motor é responsável por levar o SUV de 0 a 100 km/h em 11,5 s e obter uma velocidade máxima de 180 km/h.

Sempre aliado ao câmbio automático de 6 velocidades.

Nesse quesito o T-Cross leva vantagem, com o 0 a 100 km/h sendo feito na casa dos 10s e tendo uma velocidade máxima de 187 km/h.

Perde também para o Fastback, que tem a mesma aceleração em menos de 10s porém fica à frente do Kicks, que leva pouco mais de 12s no 0 a 100 km/h.

Os freios do Creta são à disco nas quatro rodas, e os pneus de medida 205/65 R16 tem monitoramento de pressão.

Interior passa um ar refinado

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Ao entrar no Creta, os bancos de tecido preto e cinza com abas laterais no encosto e apoio de cabeça de proporções generosas são acolhedores.

O console central tem um desenho com curvas e cantos sobressalentes que remetem a uma construção moderna, assim como o apoio de braços, que é sofisticado.

O Painel é todo preto e tem um ressalto grande no meio, onde ficam a multimídia e os difusores de ar, falando neles, os dois próximos às portas ficam na posição vertical, bem interessante.

Todos possuem filetes cromados nas bordas, assim como a moldura da alavanca do câmbio.

As luzas são predominantemente azuis e brancas no interior do veículo.

O painel onde ficam os controles do ar-condicionado é preto fosco e o comando do ar é circular e moderno.

Logo cima fica a multimídia, bonita e bem posicionada, encaixa perfeitamente no design do interior.

O volante tem desenho diferenciado, com duas abas dentro do raio, e sua base é reta.

Possui também, teclas de comando do som e controle de velocidade.

Terceiro mais vendido dentre os SUVs

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O SUV mais vendido no mercado em 2023 foi o T-Cross, com 72.440 unidades emplacadas, seguido pela Tracker, que vendeu 66.642 unidades.

Em terceiro lugar está o Creta, com 65.817 unidades vendidas no ano passado.

Em quarto e quinto lugar estão o Jeep Compass e o VW Nivus.

No acumulado de 2024, o Creta saltou para o primeiro lugar dentre os carros mais emplacado, tendo vendido 9.283 unidades.

Logo abaixo deles estão Kicks e Tracker, respectimavamente com 7.981 e 7.954 unidades emplacadas.

Um dos motivos que explica o bom posicionamento do Creta parece ser o Design, a confiança na marca e o bom acabamento, que deixa a maioria dos rivais no chinelo.

Perde em desempenho para boa parte dos concorrentes, porém nesse nicho não parece o mais importante das características.

O preço parte de R$ 137.990,00, enquanto o T-Cross parte de R$ 119.890,00 e o Kicks parte de 112.990, porém sem motor turbo, utilizando o 1.6 aspirado.

O Creta é uma boa opção, porém peca por não ter uma versão de entrada mais pelada, com menos opcionais e consequentemente mais barata, pois, certamente, os quase R$ 20.000,00 de diferença para o T-Cross faz a diferença.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.