Mercedes-Benz In-Drive é um novo sistema de freios que promete “durar para sempre” eliminando discos e pastilhas

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Pastilhas e discos de freio sempre apresentam desgaste elevado por seu uso intenso em automóveis comuns, mas em carros elétricos isso se dá de menos, já que a frenagem regenerativa reduz muito o desgaste desses itens.

Segundo a Mercedes-Benz, usando a frenagem regenerativa em carros elétricos , o uso dos freios se dá em apenas 2% do tempo, enquanto a redução de velocidade se dá mais pelo uso do motor elétrico como freio-motor, chegando mesmo a parar o veículo.

Ainda assim, a Mercedes-Benz aposta em reduzir ainda mais o uso dos freios com um novo sistema de frenagem chamado In-Drive Brake. Trata-se de uma tecnologia associada diretamente ao motor elétrico do veículo e não necessariamente às rodas.

No caso do In-Drive, o sistema de freios convencionais deixa de existir, eliminando pastilhas e discos nas rodas, já que os discos de fricção e dispositivos associados estão incorporados ao motor elétrico e ao sistema de transmissão.

Além de durarem “para sempre”, os freios do sistema In-Drive evitam a suspensão de material em forma de poeira na atmosfera, produzido pelo desgaste de pastilhas e dos próprios discos.

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Também cortam o peso não suspenso das rodas, como os antigos discos internos usados por alguns carros do passado, como NSU Ro80, por exemplo. Isso garante melhor dinâmica de condução e melhora a aerodinâmica com rodas mais fechadas.

O In-Drive não é móvel e nem giratório, tendo sua refrigeração à água, tendo o disco de fricção e o disco sólido, ambos do mesmo tamanho, girando, mas com durabilidade muito superior ao platô e disco de embreagem ou embreagem de partida, como do Honda Fit da primeira geração, por exemplo.

O sistema de fato lembra uma embreagem, mas, diferente desta, faz parar o carro totalmente, além de permitir a transferência de força às rodas e a recuperação de energia.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X