Montadora chinesa investe para nacionalizar caminhão elétrico em Minas Gerais

xcmg truck
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Ainda pouco conhecida, mas não para quem passa pela rodovia Fernão Dias (BR-381) em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, a chinesa XCMG está investindo R$ 270 milhões em sua operação na região, onde produz máquinas de construção civil e mineração.

O objetivo é nacionalizar seu modelo de caminhão elétrico, um cavalo-mecânico que hoje é importado da China, sendo ele o E7-49T 6×4, que tem capacidade para transportar 49 toneladas pelo preço de R$ 1,3 milhão.

Com sua segunda maior fábrica no mundo, com área de 1,5 milhão de m², sendo 1 milhão de m² construídos, a XCMG construirá um centro de pesquisa e desenvolvimento para tornar o E7-49T 6×4 um veículo totalmente adaptado ao cenário nacional.

Tian Dong, vice-presidente da XCMG na América do Sul, disse: “A primeira tarefa será estudar como e quando poderemos começar a montar os veículos aqui. Tem que ter lítio e bateria”.

Ainda um segmento inexplorado, já que são os ônibus, os elétricos mais vendidos entre os veículos pesados no Brasil, a XCMG confia no potencial do mercado nacional de ter uma boa demanda por caminhões elétricos no transporte de cargas.

Para isso, a XCMG está fechando um acordo com a BYD para fornecimento de baterias de fosfato de ferro e lítio. Nesse caso, como as duas empresas tem participação do governo chinês, o processo ficará bem mais fácil.

Ricardo Senda, gerente de veículos elétricos da XCMG, comenta: “Há pouco mais de um mês acordamos o desenvolvimento de bateria para caminhões pesados junto com a BYD na China. Hoje nosso fornecedor para Brasil e América é a CATL, representado no País pela Moura, que dá assistência no pós-venda. O plano é que em dois anos tenhamos produção local.”

Assim como a própria BYD e a GWM, a XCMG corre contra o tempo para produzir localmente o modelo E7-49T 6×4, já que as alíquotas para importação de caminhões elétricos sobem mais rapidamente que de automóveis. A empresa pretende ainda lançar um cavalo-mecânico elétrico de 80 toneladas.

[Fonte: Auto Data]

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X