O ano de 2024 deverá ser caracterizado pelo desembarque em peso de marcas chinesas, nem todas elas como montadoras, aproveitando o mercado nacional como um trampolim, em alguns casos, para alcançar mercados vizinhos.
Uma dessas chinesas, já com presença na América Latina, é a NETA. Parte do grupo Hozon Auto, a bandeira chegará em breve ao mercado e já até contratou profissionais experientes do setor automotivo para sua atuação no país.
Atualmente a NETA tem quatro modelos disponíveis no mercado internacional e o mais destacado deles é o GT, um cupê esportivo já registrado no INPI e que entrega 462 cavalos em seus motores elétricos.
Com tração dianteira ou integral, o NETA GT vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos com autonomia de 562 ou 580 km, respectivamente. Além dele, outro modelo de destaque da marca é o NETA S.
Este é um sedã de 4,980 m de comprimento e 2,980 m de entre eixos, que tem um visual estiloso. Dentro, todavia, o ambiente segue a linha premium dos carros elétricos chineses e tem até HUD de realidade aumentada de 49 polegadas.
Com um chip Snapdragon 8155, o NETA S funde os dados de sensores remotos para oferecer condução semiautônoma e muito conforto a bordo, como bancos climatizados e ajustes elétricos tanto na frente quanto atrás. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem autonomia de mais de 1.000 km.
Tendo 4,549 m de comprimento e 2,770 m de entre eixos, o NETA U (ex-X) será o líder de vendas da marca no país, já que é o SUV médico elétrico e como sua proposta de estilo e conforto são mais equilibradas, será o carro-chefe.
Indo de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e autonomia de 501 km, no modo CLTC, o NETA U tem um conjunto interessante e, na China, conta com kit de condução autônoma e versão robotaxi, com telão na parte traseira (foto acima).
Por fim, o NETA V é um monovolume elétrico de design atualizado, mas claramente de projeto antigo, revitalizado pela Hozon. Não deve vir ao Brasil.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!