Nissan considera compartilhar fábricas com a Dongfeng em todo o mundo; japonesa segue exemplo da francesa Renault

voyah free
voyah free

A Nissan está passando por um momento de definições importantes em sua existência para evitar uma situação como a do final dos anos 90, buscando ela própria sair do sufoco.

Assim, após alguns fracassos com potenciais parceiros do Japão e de Taiwan, a Nissan agora se diz aberta a compartilhar, com a chinesa Dongfeng, suas fábricas ao redor do mundo.

Segundo a BBC , a japonesa poderia trazer a Dongfeng “para o ecossistema de produção da Nissan globalmente”, segundo fontes da própria montadora.

nammi 01
nammi 01

Tendo que demitir até 20.000 pessoas e fechar sete fábricas, a Nissan agora vê mais uma luz no fim do túnel e dessa vez com um fabricante chinês retardatário na corrida do ouro fora da China.

Com cortes de até 15% na força de trabalho global, a Nissan quer diminuir seu enorme tamanho, já que atualmente emprega 133,5 mil pessoas em todo o mundo.

Liberar fábricas pelo mundo para a Dongfeng será um caminho parecido com o da francesa Renault, que decidiu unir forças com a Geely e já começou o processo na Coreia do Sul e no Brasil.

nammi 06
nammi 06

Aliás, para a Dongfeng, o Brasil é um alvo grande a ser explorado, seguindo também os passos da Geely e de outras como BYD, GWM, GAC, Omoda Jaecoo e por aí vai…

Como a Nissan tem aqui o grande complexo industrial da Resende, no Vale do Paraíba Fluminense, a Dongfeng poderia utilizar uma parte da imensa fábrica para fazer aqui seus carros elétricos e híbridos.

A Dongfeng há muito tempo quer entrar no Brasil e agora tem diversas marcas que poderiam vir ao país, como a Aeolus, Voyah e Nammi.

aeolus l7
aeolus l7

Também sócia da Renault, como de Honda, PSA e outras, a Dongfeng teria na infraestrutura da Nissan no Brasil, uma base sólida para se fixar aqui e exportar para a América do Sul.

Com perda de produção no México, a Nissan poderia franquear a entrada da chinesa no país para exportar para América Central, do Sul e outras regiões.

 

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X