Os preços são bem diferentes entre esses modelos, mas o que você compraria com R$ 150 mil:
A versão mais completa do Kicks ou a opção de entrada do HR-V?
Além de descobrir qual deles é melhor, vamos analisar todas as versões desses modelos da Nissan e Honda para entender qual é melhor na motorização, nível de equipamentos, custo de manutenção e muito mais.
Confira!
Preços distantes, realidades diferentes
A linha do Kicks vai mudar, com novidades visuais e o tão aguardado motor 1.0 turbo, mas isso ainda deve demorar um pouco para os brasileiros. Por enquanto, ele segue com o motor 1.6 aspirado e câmbio CVT.
A versão Active fica entre R$ 113 mil e R$ 115 mil, com a opção de adicionar a central multimídia, posicionada um pouco abaixo da Sense, que sai por pouco mais de R$ 118 mil. Já a versão intermediária Advance exige um investimento maior, custando entre R$ 136 mil e R$ 138 mil.
No topo da gama, o modelo da Nissan apresenta a versão Exclusive, que custa mais de R$ 150 mil e ainda tem um pacote opcional que eleva o preço máximo para R$ 152,2 mil.
Preços das versões do Kicks 2024:
- Kicks Active 1.6 CVT – R$ 112.990
- Kicks Active 1.6 CVT + Multimídia – R$ 114.990
- Kicks Sense 1.6 CVT – R$ 118.290
- Kicks Advance 1.6 CVT – R$ 135.990
- Kicks Advance 1.6 CVT + Pack Plus – R$ 138.190
- Kicks Exclusive 1.6 CVT – R$ 150.190
- Kicks Exclusive 1.6 CVT + Pack Tech – R$ 152.190
Se o único quesito aqui fosse a tabela de preços, esses dois SUVs nem poderiam ser considerados rivais.
Basta dar uma olhada no preço da versão mais cara do Kicks e depois no valor inicial do HR-V para perceber isso.
O modelo da Honda, que sempre foi mais caro que muitos de seus concorrentes, parte de R$ 152,7 mil na versão EX e chega a R$ 162,3 mil na EXL. As duas opções usam o motor 1.5 aspirado, que talvez fique devendo na opinião de alguns.
Se a opção for pelo 1.5 turbo, o japonês tem as versões Advance e Touring, que custam bem mais caro: entre R$ 188,5 mil e quase R$ 200 mil. Ou seja, se o preço for determinante para você, o Kicks é uma opção melhor.
Veja a tabela do HR-V 2024:
- HR-V EX Sensing 1.5 – R$ 152.700
- HR-V EXL Sensing 1.5 – R$ 162.300
- HR-V Advance 1.5 Turbo – R$ 188.500
- HR-V Touring 1.5 Turbo – R$ 199.800
VENCEDOR: Kicks.
Kicks mais equipado ou HR-V de entrada?
Mesmo ocupando faixas de preço tão diferentes, esses dois modelos ainda podem ser comparados pensando em seu custo-benefício. Afinal, com R$ 152 mil é melhor comprar o Nissan completo ou a versão de entrada do Honda?
Ambos são equipados com seis airbags, alertas de colisão frontal e de ponto cego, assistente de mudanças de faixa, sensor crepuscular, ar digital, piloto automático, botão de partida, luzes em LED, multimídia de 8″ e rodas aro 17, entre outros itens.
O Kicks Exclusive é o único com alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360°, bancos em couro, sensor de chuva, carregador sem fio e som Bose, enquanto apenas o HR-V EX tem ACC, farol alto automático, saída traseira do ar-condicionado, DRL em LED, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e espelhamento sem fio.
Dá para dizer que eles se equivalem, pois cada cliente terá suas preferências. Portanto, na única comparação possível entre SUVs com preços tão diferentes, tivemos um empate.
VENCEDOR: Empate.
O Honda é mais eficiente
O Kicks comprova suas qualidades pelo excelente momento no mercado brasileiro, mas ainda é comum ouvir que é uma pena o japonês não ter um motor turbo. Como todos sabem, em breve isso será resolvido pela marca.
Por enquanto, ele segue com o propulsor 1.6 aspirado de 113 cv e 15,2 kgfm, que preza pelo conforto com o câmbio CVT. Sua aceleração até os 100 km/h é feita em 11,8 segundos, com máxima de 175 km/h.
O HR-V segue a mesma linha com suas versões mais baratas, que usam o motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm, também ligado ao câmbio CVT. O curioso é que, mesmo sendo mais potente, ele tem desempenho idêntico ao rival: 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e máxima é de 175 km/h.
A grande vantagem é o motor 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm (também com câmbio CVT) nas versões mais caras. Com esse propulsor, o SUV chega aos 100 km/h em apenas 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 200 km/h.
Olhando para o consumo, o Kicks decepciona por ficar distante do HR-V 1.5 na cidade, mas acaba tendo números similares na estrada. Mesmo assim, o Honda aspirado é o melhor em todas as medições.
A versão turbo entrega um desempenho muito superior, então é esperado que o consumo seja inferior. Mesmo assim, ele consegue ser parecido com o Kicks na cidade, ficando abaixo apenas na estrada.
De qualquer forma, o SUV da Honda consegue oferecer o melhor desempenho com a versão turbinada e o melhor consumo com as configurações aspiradas.
Consumo | Kicks | HR-V 1.5 | HR-V Turbo |
Cidade – etanol | 7,8 | 8,8 | 7,9 |
Cidade – gasolina | 11,4 | 12,7 | 11,3 |
Estrada – etanol | 9,5 | 9,8 | 8,8 |
Estrada – gasolina | 13,8 | 13,9 | 12,6 |
VENCEDOR: HR-V.
Espaço interno ou porta-malas maior?
Para definir qual modelo oferece mais espaço interno, basta olhar o entre-eixos. Mas aqui temos dois SUVs com 2,61 metros, então isso significa que o conforto será idêntico, certo?
Na prática, o HR-V parece ser maior. Na verdade, ele realmente é, pois tem 4,33 ou 4,38 m de comprimento e 1,79 m de largura, enquanto o Kicks mede 4,31 m e 1,76 m, respectivamente. Na altura, os dois medem 1,59 m.
Além disso, o modelo da Nissan prioriza o espaço no porta-malas, onde leva 432 litros, enquanto o Honda tem apenas 354 litros. Com tudo isso explicado, fica mais fácil entender que os ocupantes traseiros terão mais espaço no HR-V.
Ali eles também verão um apoio central para os braços e outras comodidades importantes, como a saída traseira de ar-condicionado e entradas USB, enquanto o Kicks não tem nada disso.
Mas antes de decretar a vitória do Honda, lembre-se da diferença significativa no espaço do porta-malas, onde o Nissan carrega quase 80 litros adicionais.
Isso não pode ser deixado de lado, ainda mais num segmento tão importante para quem tem filhos e precisa desse espaço.
VENCEDOR: Empate.
O Kicks é mais barato nas revisões
Existem muitas similaridades entre esses modelos quando falamos sobre o pós-vendas: ambos oferecem garantia de 3 anos e usam o programa convencional para suas revisões, com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
Mas a principal diferença aparece onde mais importa para o consumidor, que é o preço.
No caso do Kicks, as revisões variam entre dois valores fixos, totalizando R$ 4,6 mil até os 60.000 km.
No mesmo período, o HR-V chega a quase R$ 6,2 mil, uma diferença muito grande. Isso pode ser explicado pelas revisões de 40.000 km e 60.000 km, que custam quase o dobro em relação ao rival.
Revisões | Kicks | HR-V |
10.000 km | R$ 615,00 | R$ 419,80 |
20.000 km | R$ 918,00 | R$ 648,36 |
30.000 km | R$ 615,00 | R$ 851,10 |
40.000 km | R$ 918,00 | R$ 1.790,64 |
50.000 km | R$ 615,00 | R$ 720,80 |
60.000 km | R$ 918,00 | R$ 1.707,05 |
TOTAL | R$ 4.599,00 | R$ 6.137,75 |
VENCEDOR: Kicks.
A Nissan está feliz da vida
O Kicks vive um excelente momento nas vendas por aqui, levando a melhor nesse quesito. Em 2024, falando sobre o primeiro trimestre, ele acumulou 13.015 unidades, aparecendo na 2ª posição do segmento e perseguindo de perto o líder Creta.
Enquanto isso, o HR-V ocupa apenas a 9ª posição, com 9.706 emplacamentos nesse mesmo período. Se olharmos seus preços, o resultado não é ruim, mas o japonês está longe de figurar entre os líderes.
No ano passado, a história tinha sido diferente, pois esses modelos brigaram até o último mês pelo 6º lugar. No final, o Kicks se deu melhor (50.778), mas a diferença pro HR-V (48.054) foi bem pequena.
VENCEDOR: Kicks.
Conclusão
O Kicks foi o vencedor nesse comparativo, começando com a tabela de preços que termina abaixo da versão mais barata do rival. Além disso, ele também oferece revisões mais em conta e tem vendas bem melhores em 2024.
O HR-V, por sua vez, venceu apenas na motorização, sendo o melhor no desempenho com o motor turbo e o mais econômico com o propulsor aspirado.
Eles ainda empataram no nível de equipamentos (comparando o Kicks mais caro e o HR-V mais barato) e no espaço interno.
É fácil perceber que o modelo da Honda está num degrau acima em diversos aspectos, mas isso se você puder gastar bem mais na hora de comprar seu SUV.
Olhando pelo custo-benefício, o Kicks segue sendo uma ótima compra.
Fichas técnicas
Kicks |
HR-V |
|
Preço | R$ 112.990 a R$ 152.190 | R$ 152.700 a R$ 199.800 |
Motor | 1.6 aspirado | 1.5 aspirado ou 1.5 turbo |
Potência e torque | 113 cv e 15,3 kgfm | 126 cv e 15,8 kgfm / 177 cv e 24,5 kgfm |
Câmbio | CVT de 6 marchas | CVT de 7 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 11,8s e 175 km/h | 1.5 – 11,8s e 175 km/h |
1.5 turbo – 8,9s e 200 km/h | ||
Consumo cidade | 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) | 1.5 – 8,8 km/l (E) e 12,7 km/l (G) |
1.5 turbo – 7,9 km/l (E) e 11,3 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 9,5 km/l (E) e 13,8 km/l (G) | 1.5 – 9,8 km/l (E) e 13,9 km/l (G) |
1.5 turbo – 8,8 km/l (E) e 12,6 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 215/60 R17 |
Medidas | comprimento, 4,31 m; altura, 1,59 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,61 m | comprimento, 4,33 m/4,38 m; altura, 1,59 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m |
Tanque | 41 litros | 50 litros |
Porta-malas | 432 litros | 354 litros |
Peso | 1.122 a 1.139 kg | 1.476 a 1.643 kg |
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