Nissan Versa Exclusive é opção com bom acabamento interno e design moderno entre os sedãs

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O Nissan Versa é um sedan compacto um tanto quanto “esquecido” no mercado de 0km, mas tem bons atributos como design acertado, mecânica robusta e bom nível de acabamento e opcionais.

Não emplaca bem comparado aos seus rivais, mas pode merecer a atenção de quem busca um carro com essa carroceria.

Avaliamos uma unidade da versão Exclusive e trouxemos todos os detalhes para você.

Partindo de R$ 136.190,00, a versão Exclusive é a de topo e vem de série com:

Rodas de liga 17”, acabamento em couro creme e preto, abertura interna do porta-malas, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, chave presencial, direção elétrica, cluster digital, partida no botão, volante multifuncional, faróis em LED, airbags frontais, laterais e de cortina, detecção de ponto cego, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, ABS, piloto automático, multimídia de 8” com Apple CarPlay e Android Auto e mais.

Vamos aos detalhes:

Bom nível de acabamento

A versão Exclusive mescla cores claras e escuras no interior, o conceito imprime um visual diferenciado para o sedan.

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Começando pela forração de porta, ela é quase inteiramente escura, apenas com couro claro aplicado na região do apoio de braços.

As maçanetas cromadas e frisos prateados complementam o conjunto, que poderia ser um pouquinho mais caprichado.

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Os bancos em couro claro, com detalhes escuros nas abas, são um acerto, com costuras marcadas e design sóbrio, agradam visualmente e são confortáveis.

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O volante é o mais bonito do segmento, com base reta, recoberto por material de qualidade com costuras claras, tem desenho limpo e arrojado.

Com os raios superiores estreitos e o inferior prateado, confere um acabamento levemente esportivo, contando com botões multifuncionais em preto fosco.

O cluster é digital, porém o velocímetro é analógico, bonito, mas perde para o conjunto aplicado no versa , que conta com tacômetro analógico e desenho mais harmonioso.

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O painel conta com apliques de couro claro, que conferem um certo grau de sofisticação, melhor que plástico brilhante que vinha sendo usado por concorrentes.

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A multimídia fica encaixada no painel, tem as bordas arredondadas e acabamento brilhante, harmoniza perfeitamente com o conjunto.

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O console central tem um acabamento bonito, com preto brilhante e dois tons de plástico.

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No banco de trás, o espaço para as pernas é bom.

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A qualidade do acabamento na segunda fileira mantém um bom padrão, coisa um tanto quanto rara no mercado.

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O porta-malas é espaçoso, apesar da boa área ocupada pelas caixas de roda.

Motorização robusta, porém, com desempenho fraco

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O motor 1.6 naturalmente aspirado rende 113 cv e 15,3 kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio CVT.

Com esse conjunto, o sedan leva 10,7 segundos para sair de 0 e atingir 100 km/h e sua velocidade máxima é de 180 km/h.

São números aquém de boa parte dos rivais, inclusive do Honda City, que possui motor 1.5 igualmente aspirado, entregando 126 cv e acelerando de 0 a 100 km/h em 10,5s, com velocidade máxima de 186 km/h.

O Versa ganha apenas do Yaris, que tem a aceleração de 0 a 100 km/h em mais de 11s e velocidade máxima pouco acima dos 170 km/h.

O Virtus TSI tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,5s e velocidade máxima de 201 km/h.

Onix Plus, na versão automática, tem 0 a 100 km/h na casa dos 10,5s e velocidade máxima de 185 km/h.

No quesito consumo, o Versa faz no etanol 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, enquanto com gasolina faz 11,8 km/l e 15,0 km/l, respectivamente.

O City Sedan tem um consumo bom, no Etanol faz 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, contra 13,1 km/l na cidade, contra 15,2 km/l na rodovia.

No caso do Yaris rodando com etanol, são 9,2 km/l na cidade e 10,6 km/l na rodovia, na gasolina 12,7 km/l e 14,9 km/l respectivamente.

O Virtus, por sua vez, faz 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na rodovia, no etanol, e 12,1 km/l e 14,4 km/l na gasolina.

Design moderno

O mercado de sedans compactos tem exemplares bem bonitos, então o páreo não está fácil. O Virtus, após a atualização, o City e o Onix são bons exemplos.

O Versa Exclusive, na minha visão, está no pódio dos mais bonitos, equiparado pelo Virtus Exclusive, que se sobressai em alguns pontos e pelo City em outros aspectos.

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Na dianteira, os faróis claros, estreitos e compridos terminam num ângulo afiado, que aponta para a traseira, com um aspecto agressivo.

A grade frontal é bastante vazada, com acabamento preto brilhante e frisos cromados nas extremidades, descendo em direção ao chão.

Os faróis de neblina são grandes e têm acabamento em preto brilhante nas bordas.

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As rodas são predominantemente pretas, com apenas uma área sutil diamantada, não são feias, mas provavelmente existem desenhos mais charmosos, principalmente quando olhadas de perto.

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O teto é quase côncavo, subindo e descendo na mesma angulação, e termina no porta-malas, que na tampa tem um aerofólio.

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As lanternas traseiras têm um formato que remete a uma seta, apontando para dentro, em direção ao meio do porta-malas.

São bonitas e têm visual moderno.

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No para-choque, um acabamento com ressaltos promove um aspecto de esportividade a mais para a traseira.

O logo da Nissan e o modelo “Versa” são os únicos emblemas presentes na traseira, o que é um acerto, deixando o conjunto mais limpo.

Vende pouco

O Versa tem bom preço comparado aos rivais, bom acabamento, é bonito, só deve um pouco em desempenho, mas é o sedan compacto menos vendido do mercado.

Ocupando a quinta posição (de cinco), emplacou 7.277 unidades no acumulado de janeiro a julho de 2024.

Na quarta posição, com número muito parecido de vendas, está o City, que emplacou 7.901 unidades.

O pódio é liderado pelo Onix Plus, disparado com 34.771 unidades emplacadas no mesmo período.

Logo abaixo dele, o Virtus emplacou 17.892 unidades.

Na terceira posição, o Yaris emplacou 12.063 unidades.

Numa comparação superficial, os três menos vendidos não contam com motorização turbo, mas têm bom nível de acabamento.

Deles, o Yaris é o que tem o visual mais cansado, talvez o pior nível de acabamento, menor desempenho, mas ainda assim vende mais que o City e Versa.

Eventualmente, uma mecânica turbo poderia emplacar o Versa com mais facilidade, mas provavelmente não veremos isso se tornar realidade.

 

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.