O Nissan Versa é um sedan compacto um tanto quanto “esquecido” no mercado de 0km, mas tem bons atributos como design acertado, mecânica robusta e bom nível de acabamento e opcionais.
Não emplaca bem comparado aos seus rivais, mas pode merecer a atenção de quem busca um carro com essa carroceria.
Avaliamos uma unidade da versão Exclusive e trouxemos todos os detalhes para você.
Partindo de R$ 136.190,00, a versão Exclusive é a de topo e vem de série com:
Rodas de liga 17”, acabamento em couro creme e preto, abertura interna do porta-malas, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, chave presencial, direção elétrica, cluster digital, partida no botão, volante multifuncional, faróis em LED, airbags frontais, laterais e de cortina, detecção de ponto cego, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, ABS, piloto automático, multimídia de 8” com Apple CarPlay e Android Auto e mais.
Vamos aos detalhes:
Bom nível de acabamento
A versão Exclusive mescla cores claras e escuras no interior, o conceito imprime um visual diferenciado para o sedan.
Começando pela forração de porta, ela é quase inteiramente escura, apenas com couro claro aplicado na região do apoio de braços.
As maçanetas cromadas e frisos prateados complementam o conjunto, que poderia ser um pouquinho mais caprichado.
Os bancos em couro claro, com detalhes escuros nas abas, são um acerto, com costuras marcadas e design sóbrio, agradam visualmente e são confortáveis.
O volante é o mais bonito do segmento, com base reta, recoberto por material de qualidade com costuras claras, tem desenho limpo e arrojado.
Com os raios superiores estreitos e o inferior prateado, confere um acabamento levemente esportivo, contando com botões multifuncionais em preto fosco.
O cluster é digital, porém o velocímetro é analógico, bonito, mas perde para o conjunto aplicado no versa, que conta com tacômetro analógico e desenho mais harmonioso.
O painel conta com apliques de couro claro, que conferem um certo grau de sofisticação, melhor que plástico brilhante que vinha sendo usado por concorrentes.
A multimídia fica encaixada no painel, tem as bordas arredondadas e acabamento brilhante, harmoniza perfeitamente com o conjunto.
O console central tem um acabamento bonito, com preto brilhante e dois tons de plástico.
No banco de trás, o espaço para as pernas é bom.
A qualidade do acabamento na segunda fileira mantém um bom padrão, coisa um tanto quanto rara no mercado.
O porta-malas é espaçoso, apesar da boa área ocupada pelas caixas de roda.
Motorização robusta, porém, com desempenho fraco
O motor 1.6 naturalmente aspirado rende 113 cv e 15,3 kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio CVT.
Com esse conjunto, o sedan leva 10,7 segundos para sair de 0 e atingir 100 km/h e sua velocidade máxima é de 180 km/h.
São números aquém de boa parte dos rivais, inclusive do Honda City, que possui motor 1.5 igualmente aspirado, entregando 126 cv e acelerando de 0 a 100 km/h em 10,5s, com velocidade máxima de 186 km/h.
O Versa ganha apenas do Yaris, que tem a aceleração de 0 a 100 km/h em mais de 11s e velocidade máxima pouco acima dos 170 km/h.
O Virtus TSI tem o 0 a 100 km/h próximo dos 10,5s e velocidade máxima de 201 km/h.
Onix Plus, na versão automática, tem 0 a 100 km/h na casa dos 10,5s e velocidade máxima de 185 km/h.
No quesito consumo, o Versa faz no etanol 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, enquanto com gasolina faz 11,8 km/l e 15,0 km/l, respectivamente.
O City Sedan tem um consumo bom, no Etanol faz 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, contra 13,1 km/l na cidade, contra 15,2 km/l na rodovia.
No caso do Yaris rodando com etanol, são 9,2 km/l na cidade e 10,6 km/l na rodovia, na gasolina 12,7 km/l e 14,9 km/l respectivamente.
O Virtus, por sua vez, faz 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na rodovia, no etanol, e 12,1 km/l e 14,4 km/l na gasolina.
Design moderno
O mercado de sedans compactos tem exemplares bem bonitos, então o páreo não está fácil. O Virtus, após a atualização, o City e o Onix são bons exemplos.
O Versa Exclusive, na minha visão, está no pódio dos mais bonitos, equiparado pelo Virtus Exclusive, que se sobressai em alguns pontos e pelo City em outros aspectos.
Na dianteira, os faróis claros, estreitos e compridos terminam num ângulo afiado, que aponta para a traseira, com um aspecto agressivo.
A grade frontal é bastante vazada, com acabamento preto brilhante e frisos cromados nas extremidades, descendo em direção ao chão.
Os faróis de neblina são grandes e têm acabamento em preto brilhante nas bordas.
As rodas são predominantemente pretas, com apenas uma área sutil diamantada, não são feias, mas provavelmente existem desenhos mais charmosos, principalmente quando olhadas de perto.
O teto é quase côncavo, subindo e descendo na mesma angulação, e termina no porta-malas, que na tampa tem um aerofólio.
As lanternas traseiras têm um formato que remete a uma seta, apontando para dentro, em direção ao meio do porta-malas.
São bonitas e têm visual moderno.
No para-choque, um acabamento com ressaltos promove um aspecto de esportividade a mais para a traseira.
O logo da Nissan e o modelo “Versa” são os únicos emblemas presentes na traseira, o que é um acerto, deixando o conjunto mais limpo.
Vende pouco
O Versa tem bom preço comparado aos rivais, bom acabamento, é bonito, só deve um pouco em desempenho, mas é o sedan compacto menos vendido do mercado.
Ocupando a quinta posição (de cinco), emplacou 7.277 unidades no acumulado de janeiro a julho de 2024.
Na quarta posição, com número muito parecido de vendas, está o City, que emplacou 7.901 unidades.
O pódio é liderado pelo Onix Plus, disparado com 34.771 unidades emplacadas no mesmo período.
Logo abaixo dele, o Virtus emplacou 17.892 unidades.
Na terceira posição, o Yaris emplacou 12.063 unidades.
Numa comparação superficial, os três menos vendidos não contam com motorização turbo, mas têm bom nível de acabamento.
Deles, o Yaris é o que tem o visual mais cansado, talvez o pior nível de acabamento, menor desempenho, mas ainda assim vende mais que o City e Versa.
Eventualmente, uma mecânica turbo poderia emplacar o Versa com mais facilidade, mas provavelmente não veremos isso se tornar realidade.
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