
A nova geração do Jeep Compass continua fiel às suas raízes fora de estrada, e a versão 4xe é a prova mais clara dessa filosofia.
Esse modelo com tração nas quatro rodas não está interessado apenas em parecer robusto: ele foi construído pensando no uso real em trilhas, com melhorias práticas tanto no visual quanto no interior.
A Jeep já havia revelado o design externo do Compass 4xe durante a estreia mundial em maio do ano passado, mas só agora mostra todos os detalhes da cabine.
E, nesse ponto, a proposta é bem direta: durabilidade e praticidade. O estofamento foi repaginado com um tecido tratado com poliuretano, que segundo a marca é duas vezes mais resistente que os tecidos tradicionais e muito mais fácil de limpar depois daquele passeio no barro.
Outros reforços práticos incluem superfícies traseiras dos bancos com acabamento anti-risco, ideais para quem leva equipamentos de aventura ou transporta pets. Há também mais porta-objetos e tapetes emborrachados, prontos para lidar com lama, areia e até água.
Visualmente, a cabine ganhou uma pegada mais funcional, com detalhes em marrom terroso no painel, nas portas e nos assentos.
Pequenos toques em vermelho completam o contraste, e a paleta de cores em tons naturais foi pensada para disfarçar bem a sujeira com o tempo.
O painel de instrumentos é digital com 10 polegadas, e o sistema multimídia tem uma generosa tela de 16 polegadas.
Por fora, o Compass 4xe exibe para-choques redesenhados com revestimento resistente a arranhões, ganchos de reboque traseiros, adesivo fosco no capô para reduzir reflexos e rodas de 19 polegadas com pneus de perfil mais alto.
As chapas protetoras na parte inferior também estão maiores, reforçando sua vocação para aventuras.
A suspensão foi elevada em 10 mm, o que melhora os ângulos de entrada, saída e transposição de obstáculos. Agora são 27 graus de entrada, 31 de saída e 16 de transição, números respeitáveis para quem gosta de encarar trilhas de verdade.
A plataforma STLA Medium permite o uso de motores híbridos leves, híbridos plug-in e até totalmente elétricos. Na versão híbrida plug-in, o conjunto entrega 195 cavalos.
Já a opção elétrica com dois motores pode chegar a 375 cavalos. A tração integral e um modo off-road extra no sistema Selec-Terrain fazem parte do pacote.
A produção acontecerá na Itália e as entregas na Europa devem começar no último trimestre de 2025. Já a versão norte-americana do Compass 4xe ainda está indefinida por conta de disputas tarifárias.
Quando enfim desembarcar por lá, o modelo terá pela frente rivais de peso como o Toyota RAV4 Adventure, o Honda CR-V Trailsport e o Subaru Forester Wilderness.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!