Novo Chevrolet Trax passa por teste de segurança nos EUA; SUV pode vir ao Brasil

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O Novo Chevrolet Trax passou pelo teste de segurança do IIHS, que é o Instituto de Segurança nas Estradas das Seguradoras Americanas, que resolveu avaliar o SUV médio da general Motors, importado da Coreia do Sul.

O SUV feito sobre a plataforma VSS-F, a mesma dos Chevrolet Onix e Tracker, foi considerado mediano em seus resultados, embora com classificação dentro dos parâmetros esperados pelo IIHS.

Todavia, quando submetido ao teste de impacto frontal com 40% de área, em 2022 havia conseguido “bom” como resultado, mas na realização do IIHS, quando simulando uma batida frontal contra um veículo parado parcialmente atingido, o Novo Trax foi considerado ruim.

Já em impacto lateral, o IIHS deu classificação aceitável para a proteção dos ocupantes nesse caso, porém, não foram divulgados resultados contra colisão lateral de poste ou frontal com 25% de contato, simulado poste ou pilastra.

De qualquer forma, o IIHS deu como aceitáveis os cintos de segurança e sistemas de assistência ao condutor, enquanto faróis e proteção de pedestres foram considerados marginais.

No IIHS, a classificação é Bom, Aceitável, Marginal e Ruim. Isso não impedirá a venda do Novo Trax nos EUA, mas não o deixará em uma posição confortável, ainda que o comprador, geralmente, não dê tanta importância para resultados de segurança ao fechar o negócio.

Vendido por lá como o caro mais barato da Chevrolet, o Novo Trax é maior que o Trailblazer coreano, também vendido nos EUA e sem correspondente no Brasil.

Com 4,54 m de comprimento e 2,70 m de entre eixos, o modelo é oferecido com motor 1.2 Turbo de 139 cavalos, além de transmissão manual ou automática.

Vem? Existe a possibilidade, já que a GM pretende produzir um SUV novo no mercado nacional e este será híbrido flex, ainda que seja com sistema MHEV de 12V ou 48V. No caso do Trax, conhecido como Seeker na China, o produto tem elementos que corroboram para isso.

Além da base do Onix, tem sua arquitetura eletrônica similar ao da Spin e da S10, com cluster digital de 8 polegadas e multimídia com tela de 11 polegadas, usando sistema semelhante.

Fora isso, uso o motor CSS Prime 1.2 Turbo, que aqui terá a mesma injeção direta e o MHEV, podendo assim, com etanol, chegar a 150 cavalos e com torque na casa dos 25,5 kgfm. Feito em São Caetano do Sul, poderia também sair de Santa Fé, Argentina.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X