Novo cortador de grama da Honda custa mais caro do que um Honda Civic 0km

A Honda acaba de entrar em um novo território: o dos cortadores de grama elétricos autônomos e de alta performance — e com preço de carro.

A marca japonesa apresentou sua nova linha ProZision, composta por tratores de cortar grama elétricos voltados ao uso comercial pesado.

Com tecnologia de ponta, promessa de autonomia generosa e até modelos autônomos com sensores de radar e LiDAR, os equipamentos chegam ao mercado custando mais de US$ 32 mil (cerca de R$ 170 mil).

Veja também

Produzidos na fábrica da Honda em Swepsonville, na Carolina do Norte (EUA), os modelos foram desenvolvidos para lidar com gramados e áreas extensas, como campos, parques, clubes ou grandes propriedades privadas.

Os dois modelos iniciais — HZ54SXB (com 54 polegadas de largura de corte) e HZ60SXB (com 60 polegadas) — já estão em pré-venda, enquanto o modelo autônomo HZA60RXB terá o preço revelado posteriormente.

A grande novidade é o modelo com condução autônoma, equipado com sistema de sensoriamento omnidirecional, que combina radar e LiDAR para detectar obstáculos em 360 graus.

Ao detectar uma criança, um animal ou um objeto, o trator reduz a velocidade automaticamente e para por completo se o obstáculo permanecer.

A operação é baseada em rotas previamente mapeadas por um operador e, a partir disso, o cortador segue o trajeto sozinho.

Mesmo os modelos não-autônomos oferecem um pacote tecnológico avançado.

Entre os destaques estão tela sensível ao toque, assento ajustável e um sistema de corte com três lâminas MicroCut, ao invés das duas normalmente usadas em equipamentos desse porte.

As lâminas menores entregam maior área de corte e precisão, embora elevem o custo de manutenção — cada motor de lâmina pode custar mais de US$ 1.200, segundo usuários de modelos similares como o Cub Cadet ZT1.

A autonomia das baterias impressiona: os modelos podem cortar até 15 acres (equivalente a mais de 60 mil m²) com uma única carga, com duração de até 4,3 horas, dependendo das condições de uso.

O sistema elétrico opera em 48 volts, e a recarga leva 16,5 horas em tomadas de 120V ou 6,5 horas em sistemas de 240V.

Esses equipamentos claramente não são pensados para usuários comuns ou para quem tem um pequeno quintal.

Com preços que ultrapassam os de muitos automóveis compactos, os novos ProZision são voltados ao setor de paisagismo profissional, manutenção de grandes áreas ou proprietários de mansões que precisam cortar muitos hectares por semana — e preferem deixar essa tarefa nas mãos de um robô.

O modelo HZ54SXB sai por US$ 32.999 e possui largura de corte de 54 polegadas, com lâminas de 19″.

O HZ60SXB, com o mesmo preço, traz 60 polegadas e lâminas de 21″. Ambos têm descarga lateral.

Já o modelo autônomo HZA60RXB traz descarga traseira e mesmo tamanho de corte, mas promete entregar a experiência definitiva de jardinagem sem intervenção humana.

Com garantia de 3 anos ou 2.000 horas de uso comercial, a Honda mira alto ao lançar esses tratores de grama BEV.

E ao que tudo indica, não está para brincadeira.

Se a ideia de um “robô jardineiro” já parecia ficção científica, agora está prestes a se tornar realidade — pelo menos para quem estiver disposto a pagar o preço.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.