
Enquanto o felino adormece numa hibernação de dar inveja ao urso polar, alternativas são colocadas na mesa para que um dos gatinhos da Jaguar escape do desmanche certo e isso está sendo providenciado por duas empresas na América do Norte.
O Jaguar I-Pace, como você já sabe, foi “Carro do Ano Mundial” e agora vive talvez seus últimos momentos em pilhas de carros para desmanche, porém, nem tudo está perdido.
Como também se anunciou, mais de 2,7 mil unidades do crossover elétrico foram recompradas pela Jaguar por conta do risco de incêndio em suas baterias, mas agora Magna e Waymo estão prontas para aproveitar a disponibilidade do modelo.
A gigante sistemista do setor automotivo, que também produz carros para terceiros, como foi o caso do I-Pace, se junta à empresa de automação veicular do Google, a Waymo, para converter mais de 2.000 unidades do Jaguar elétrico em carros autônomos. Não se sabe a origem de tais veículos.
A Waymo já realizou mais de 250.000 viagens de táxi autônomo por semana em Austin, Los Angeles, Phoenix e São Francisco, mas quer ampliar o serviço com o Jaguar I-Pace.
Para isso, converterá em Mesa, Arizona, mais de 2.000 exemplares do crossover britânico feito na Áustria para atuar em Atlanta, Miami e Washington DC, a partir de 2026, segundo a revista inglesa Autocar.
As mudanças consistem em adaptação de uma série de itens de hardware, como radares LiDAR montados no teto, sensores de radar de longo alcance e 29 câmeras, bem como a integração de seu próprio software de computação, o Waymo Driver (de sexta geração).
Ryan McNamara, vice-presidente de operações da Waymo, comenta: “A fábrica de integração de drivers da Waymo em Mesa é o epicentro dos nossos planos de crescimento futuro”.
A Waymo garante que a planta de conversão de Mesa poderá fazer o serviço em milhares de carros por ano e o Zeekr Mix, um monovolume chinês, será o próximo a ser convertido, uma vez que o I-Pace não é mais fabricado.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!