A fabricante chinesa BYD está pronta para colocar fogo em um dos mercados mais tradicionais do mundo.
Seu primeiro kei car — o menor carro elétrico da marca até hoje — será lançado oficialmente em 2026 e promete chegar ao Japão com um preço abaixo de 18 mil dólares, desafiando diretamente as montadoras locais que dominam esse segmento há décadas.
Os famosos kei cars, ou K-Cars, são extremamente populares no Japão por sua praticidade, economia e incentivos fiscais.
Para se enquadrar nessa categoria, os modelos devem ter no máximo 3,4 metros de comprimento e largura inferior a 1,48 metro. A proposta da BYD segue à risca essas limitações, mas traz uma abordagem moderna e ousada.
As primeiras imagens do carro, ainda camuflado, já circulam nas redes sociais chinesas e mostram um modelo de visual bem quadrado, lembrando o estilo de rivais como o Honda N-Box — atualmente o carro mais vendido do Japão.
O interior não foge da fórmula BYD: destaque para a central multimídia flutuante, posicionada no centro do painel.
Segundo as informações mais recentes, o mini elétrico virá com uma bateria LFP de 20 kWh, o suficiente para uma autonomia de até 180 km no ciclo WLTP.
Apesar de compacto e acessível, o modelo vai oferecer recarga rápida de até 100 kW, um diferencial significativo frente aos concorrentes locais.
O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2026 e deve começar pelo Japão, mas há fortes indícios de que o carro também será oferecido no Reino Unido, sudeste asiático e outros mercados onde carros pequenos fazem sucesso.
O preço inicial estimado é de 2,5 milhões de ienes — cerca de 500 mil ienes mais barato que o Nissan Sakura, EV mais vendido no país.
O mercado já está em alerta. Em entrevistas recentes, concessionários de marcas como Suzuki admitiram preocupação. “Os jovens não têm resistência à BYD. Se eles lançarem um modelo acessível por aqui, será uma ameaça real”, disse um revendedor japonês ao jornal Nikkei.
A aposta da BYD é clara: aproveitar sua vantagem tecnológica em baterias e sua agressividade nos preços para entrar forte num território historicamente fechado para estrangeiros.
Se conseguir conquistar os consumidores mais jovens e urbanos do Japão, o novo kei car chinês poderá virar o jogo e colocar as gigantes japonesas na defensiva.
A video of #BYD K-Car road testing https://t.co/NXMcFGBHBu pic.twitter.com/u6hUNtER7K
— ThinkerCar (@thinkercar) June 26, 2025
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