O fim das submarcas elétricas? Montadoras tradicionais apostam na velha fórmula para vender EVs

mercedes amg eqe 53
mercedes amg eqe 53

As montadoras tradicionais vêm enfrentando um dilema curioso no avanço da eletrificação: como vender carros elétricos sem perder o prestígio construído ao longo de décadas com seus modelos mais icônicos?

A Mercedes , por exemplo, parece ter entendido que lançar uma linha paralela de EVs com visual futurista e nomes inéditos pode ter sido um erro estratégico.

Depois de tentar emplacar a submarca EQ, com modelos de aparência duvidosa e pouco vínculo emocional com a base de clientes da marca, a empresa alemã decidiu retomar o caminho que a consagrou.

O substituto do EQE, segundo documentos internos, terá visual inspirado no tradicional sedã E-Class, com uma carroceria de três volumes marcante e entre-eixos generoso para oferecer status e conforto.

Veja também

vw id cross oficial (2)
vw id cross oficial (2)

A lógica agora é clara: não faz sentido abandonar o prestígio de nomes como E-Class ou S-Class, que carregam décadas de confiança e reconhecimento no mercado.

O fracasso da linha EQ mostra como é arriscado tentar reconstruir uma reputação do zero em um segmento que ainda enfrenta resistência de parte do público.

É o mesmo raciocínio que vem guiando fabricantes como Stellantis, que prefere oferecer modelos como Peugeot 208 e Opel Astra com múltiplas opções de motorização, incluindo versões elétricas.

Nesse formato, o cliente continua comprando o carro que já conhece e confia — apenas escolhendo se quer abastecer com gasolina, eletricidade ou uma combinação dos dois.

hyundai ioniq 6 2026 6
hyundai ioniq 6 2026 6

A Hyundai, por outro lado, mostra que há exceções: sua submarca Ioniq conseguiu se destacar com identidade própria e design diferenciado, sem necessariamente carregar o peso dos modelos a combustão.

O sucesso da Ioniq talvez esteja ligado ao fato de a Hyundai não ter, historicamente, modelos com reputação tão consolidada quanto um E-Class ou um BMW Série 3.

A Skoda segue pelo mesmo caminho ao manter EVs com nomes inéditos, sem se preocupar em associá-los diretamente a seus modelos tradicionais, como o Octavia.

A Volkswagen, no entanto, parece estar revendo essa estratégia: após lançar a linha ID com nomes novos e design exclusivo, já se especula que o futuro “ID Polo” volte a se chamar apenas Polo.

id polo 18.jpeg
id polo 18.jpeg

Há, portanto, um movimento claro de retorno às raízes entre as marcas mais estabelecidas, que percebem que a confiança do consumidor está mais ligada ao nome do carro do que ao tipo de propulsão.

O caso da BMW é emblemático: apesar do i4 ser uma clara variação elétrica do Série 3, o novo modelo da Neue Klasse usará o nome i3, reciclado de um projeto antigo e bem diferente.

Aparentemente, a única regra nesse mercado é que não há regra — cada montadora tenta encontrar o equilíbrio entre inovação e tradição.

No fim das contas, o sucesso de uma submarca de EVs depende menos da tecnologia e mais da percepção do público.

Modelos como o Kia EV9 podem ser batizados com qualquer nome, já que a marca ainda está construindo sua reputação no segmento premium.

Mas quando se trata de um sedã executivo elétrico da Mercedes, o consumidor quer ver um E-Class — com ou sem escapamento.

A lição que fica é simples: EVs não precisam parecer naves espaciais para serem aceitos.

Eles só precisam carregar o nome certo.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.