O Golf GTI está comemorando meio século de existência com uma demonstração impressionante de força e performance.
Em sua edição especial de 50 anos, batizada de GTI Edition 50, a Volkswagen acaba de registrar a volta mais rápida de um modelo da marca com tração dianteira no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife: 7 minutos, 46 segundos e 13 centésimos.
O tempo foi alcançado mesmo em condições climáticas adversas, tornando o feito ainda mais notável.
Ainda que o recorde absoluto de um carro com tração dianteira no “Inferno Verde” continue com o Honda Civic Type R — que cravou 7:44.481 em 2023 com um kit de alívio de peso indisponível em mercados como Reino Unido e EUA — a diferença de apenas 1,25 segundo mostra o quanto o GTI evoluiu em desempenho.
A Volkswagen não alcançou o topo, mas claramente não está muito atrás.
Mais impressionante é que o GTI Edition 50 deixou para trás modelos consagrados da própria marca.
O Clubsport S, que por um tempo foi o rei da tração dianteira, fez 7:49.21, enquanto o Golf R 20 Years com tração integral cravou 7:47.31. O novo GTI foi superior a ambos, mesmo com menos tração e em pista molhada.
Vale lembrar que os tempos antigos foram medidos com um método que desconsiderava os últimos 200 metros da reta principal, enquanto a marca do Edition 50 foi registrada na versão completa do circuito de 20,8 km, o que torna o feito ainda mais expressivo.
A ficha técnica completa será revelada apenas em 20 de junho, durante a tradicional corrida de 24 Horas de Nürburgring. No entanto, já se sabe que o carro usado na volta cronometrada estava equipado com o pacote opcional Performance.
Esse kit inclui acerto especial de chassi, rodas forjadas de 19 polegadas e pneus semisslick Bridgestone Potenza, desenvolvidos exclusivamente para a edição. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, padrão em todos os GTIs atuais.
O piloto Benny Leuchter, veterano das voltas rápidas com a linha Golf, foi quem guiou o Edition 50 nesta marca histórica. Ele também pilotou nas tentativas anteriores com o Clubsport S e o Golf R 20 Years.
“Três anos atrás, eu jamais imaginaria que poderia superar o tempo de um Golf R com um GTI de tração dianteira, ainda mais com essa diferença”, declarou Leuchter, que ressaltou o mau tempo durante a volta rápida.
O GTI Edition 50 chegará às concessionárias ainda este ano, como modelo 2026, marcando os 50 anos do lançamento do Golf GTI original em 1975, durante o Salão de Frankfurt.
Aquele Mk1 trazia um motor 1.6 de modestos 110 cv — pouco mais de um terço do que se espera que a nova versão equipada com motor 2.0 turbo seja capaz de entregar.
Se depender da história, da performance e da ousadia desta edição especial, o GTI ainda tem muito combustível para continuar emocionando fãs por mais 50 anos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!