Antigamente, bastavam apenas quatro luzes indicadoras para que o proprietário de um Volkswagen Fusca estivesse razoavelmente informado sobre o que se passava em seu carro.
Não era preciso saber muito para interpretá-las.
Hoje a situação é bem diferente.
Veja também: o que significa “EPC” no painel de carros da VW?
Entendendo as cores das luzes no painel
Antes de conhecermos as várias funcionalidades, precisamos entender por que elas possuem cores diferentes.
Em geral, são três grupos de cores para indicar os níveis de importância das informações, mas podem ser usadas até seis cores no total. Algumas são apenas informativas, outros destacam problemas pontuais e algumas emergenciais.
Azuis, brancas ou verdes
Essas luzes indicam que um equipamento ou acessório está ligado, sendo assim mais informativas.
Amarelas ou laranjas
Estas apresentam um nível moderado de defeito. A falha indicada geralmente não impede o veículo de continuar rodando. Mas, ainda assim, é preciso parar em local seguro ou numa oficina para verificar o motivo do problema, que pode se agravar com o tempo.
Vermelhas
Se durante a condução, alguma luz vermelha se acender, o problema é grave! Trata-se de um defeito emergencial que irá imobilizar o veículo se não for corrigido imediatamente. Por isso, o recomendável é parar o veículo e pedir auxílio.
Em caso de insistência ao conduzir, a falha pode desligar o veículo em movimento e/ou gerar um acidente.
Todas as luzes
A imagem acima, por exemplo, possui 64 luzes do painel do carro, sendo que as principais deixamos em negrito:
- Luz de neblina acesa (farol auxiliar que ajuda em caso de pouca visibilidade sob chuva, neblina ou cerração)
- Alerta de mau funcionamento ou desativação da direção elétrica
- Luz de neblina traseira (farolete auxiliar para ampliar a visibilidade do veículo sob chuva, neblina ou cerração)
- Baixo nível de água no limpador de para-brisa
- Aviso de desgaste de pastilhas de freio – recomendando a troca
- Controle de cruzeiro ativado
- Luzes de direção
- Sensor de chuva e/ou crepuscular ligados
- Modo Inverno – geralmente associado com a transmissão automática, reduzindo o torque nas rodas para evitar patinação
- Indicador de informação
- Plugue do pré-aquecimento da vela incandescente em motores diesel
- Aviso de congelamento
- Aviso de interruptor de ignição
- Chave presencial fora do veículo
- Chave presencial com bateria fraca
- Luz de alerta
- Pressione o pedal de embreagem (alguns carros manuais apresentam este aviso)
- Pressione o pedal de freio (carros automáticos e automatizados apresentam este aviso)
- Aviso de bloqueio da direção
- Farol com facho alto ligado
- Baixa pressão dos pneus (agora comum em muitos carros brasileiros)
- Lanternas ligadas
- Falha nas luzes exteriores do veículo
- Alerta de falha em luzes de freio
- Alerta de filtro de partículas em carros diesel
- Alerta de engate do reboque
- Alerta de falha na suspensão pneumática
- Alerta de manutenção de faixa – apenas alguns carros mais modernos possuem essa tecnologia
- Alerta de mau funcionamento do catalisador
- Alerta de cinto de segurança desatado – hoje está presente em praticamente todos os carros
- Freio de estacionamento acionado
- Alerta de baixo nível de carga ou defeito na bateria e/ou alternador
- Sensor de estacionamento ativo
- Aviso de serviço de manutenção – geralmente ativa quando a programação de revisão se aproxima
- Farol com facho adaptativo – Também conhecido como HID, ajusta os fachos alto e baixo de acordo com o trânsito
- Controle de ajuste de facho do farol – trata-se da regulagem de altura elétrica ou adaptativa
- Alerta de aerofólio móvel ativado
- Alerta de capota móvel acionada com o carro em movimento
- Alerta do airbag – Ao dar a partida é normal, mas durante o funcionamento do carro, indica problemas
- Alerta de freio de estacionamento manual acionado
- Presença de água no filtro de combustível
- Airbag desativado – Próprio para quando se desliga do dispositivo ao colocar cadeira infantil no banco do passageiro
- Falha mecânica
- Farol em faixo baixo
- Filtro de ar sujo
- Modo de economia ativado
- Controle eletrônico de descida – geralmente atribuído a picapes e utilitários esportivos mais completos
- Alerta de temperatura da água
- Alerta de mau funcionamento do ABS
- Aviso de filtro de combustível
- Alerta de portas abertas
- Alerta de capô aberto
- Baixo nível de combustível (reserva)
- Aviso de problemas com câmbio automático
- Limitador de velocidade
- Alerta dos amortecedores da suspensão
- Alerta de baixa pressão do óleo
- Desembaçador do para-brisa
- Alerta de tampa do porta-malas aberta
- Controle de estabilidade desligado
- Sensor de chuva ativado
- Aviso de problemas com motor e/ou injeção eletrônica
- Desembaçador do vidro traseiro
- Limpador do para-brisa em modo automático
Em modelos 4×4
Existem ainda luzes específicas para veículos 4×4, por exemplo. Na foto acima é possível ver duas delas (ambas verdes), sendo uma na forma do sistema de tração nas quatro rodas, indicando que o mesmo está em funcionamento, assim como o indicativo “4L”, que significa a redução ativada.
Outras luzes
Existem também luzes do painel do carro para indicar as posições de marcha, geralmente em carros automáticos, sendo elas representadas por letras e números, as mesmas vistas no câmbio.
Em carros elétricos e híbridos, por exemplo, as letras PWR, CHG e EV significam modo de performance ou potência máxima, carga (recarregamento da bateria em desaceleração ou declive) e modo elétrico puro, sem uso do combustível (híbridos).
Para quem ainda se atrapalha com as luzes indicadoras, a Volkswagen, por exemplo, introduziu no Virtus um manual baseado em inteligência artificial para identificar através de imagens da instrumentação o que determinada luz está indicando.
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