Os 10 carros mais vendidos no Japão

Os 10 carros mais vendidos no Japão

Quais são os carros mais vendidos no Japão? No mercado japonês, os carros kei – pequenos veículos com limite em dimensões (3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m de altura) e motor, no caso 0.66 – são muito populares.


Apesar disso, carros comuns, alguns dos quais vendidos também aqui no Brasil, assumiram mais posições entre os primeiros lugares.

Em 2019, a lista dos 10 carros mais vendidos no Japão tiveram a presença de pelo menos dois desses modelos vendidos aqui, ambos da Toyota: Prius e Corolla. A dupla é uma velha conhecida nas primeiras posições no mercado nipônico, especialmente desde o começo dos anos 2000. Mesmo assim, a liderança ficou com um representante dos pequenos kei cars, o Honda N-Box.

Além deles, Nissan Note e Toyota Aqua são outros modelos que não são kei car. Os demais são os pequenos nipônicos. No grupo, a Toyota tem maior presença com quatro modelos. Depois vem Honda e Suzuki, finalizando com Daihatsu e Nissan entre os 10.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

Os 10 carros mais vendidos no Japão

1) Honda N-Box – 253.500 unidades – Este kei car faz referência aos primeiros carros da Honda dos anos 60 com a letra “N”, assim como o retrô N-One. Mede obrigatoriamente 3,39 m de comprimento, 1,47 de largura e 1,77 de altura, pesando 930 kg. Seu motor tem três cilindros e 0.66 VTC Earth Dream (injeção direta) com 58 cv e 6,6 kgfm ou 64 cv e 10,6 kgfm na versão Turbo. O câmbio é CVT.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

2) Daihatsu Tanto – 175.292 unidades – Este kei car da agora divisão de carros compactos da Toyota é uma minivan com medidas semelhantes às do N-Box e conta com motor 0.66 aspirado ou turbo, além de CVT e opção de tração nas quatro rodas, outra característica dos pequenos do Japão.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

3) Suzuki Spacia – 166.389 unidades – O monovolume faz jus ao nome e é um típico kei car extremamente quadrado, que aproveita cada centímetro para oferecer mais espaço a bordo. O modelo substituiu o famoso Palette e vem sendo vendido desde 2013. Motor 0.66 com ou sem turbo, CVT e opção AWD são as ofertas deste pequeno da Suzuki.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

4) Nissan Dayz – 157.439 unidades – Este não é originalmente um Nissan, mas uma versão do Mitsubishi eK, mas também tem outros formatos e estilos. Por conta do escândalo envolvendo a marca dos três diamantes, as vendas desta despencaram, o que abalou o segmento kei no Japão. Em 2019, porém, o modelo retomou um bom lugar entre os mais vendidos. O Dayz tem um 0.66 aspirado com 50 cv ou turbo com os limitados (por lei) 64 cv.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

5) Toyota Prius – 125.587 unidades – Esse dispensa grandes apresentações. Em sua quarta geração, o híbrido mais vendido do mundo é também um dos carros mais emplacados no Japão. Por lá, além da versão comum, oferecida também no Brasil, dispõe da Prime. Esta é plug-in e permite a recarga da bateria de lítio (hidreto metálico na versão comum) em fonte externa. O estilo também é diferenciado neste último.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

6) Daihatsu Move – 122.835 unidades – Este modelo é feito pela marca desde 1995, sendo um dos kei cars mais conhecidos no Japão. Apenas em seus três primeiros anos de produção, o Move emplacou mais de 500.000 unidades. Já em sua sexta e atual geração, o pequeno japonês entrega um consumo superior a 30 km/l, com seu motor que pode ter 58 ou 64 cavalos.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

7) Nissan Note – 118.472 unidades – Outro representante nessa lista que não faz parte da categoria dos kei cars, o Nissan Note foi o sétimo mais vendido no Japão em 2019. Conhecido como o Honda Fit da Nissan, o modelo tem a mesma plataforma de March, Versa e Kicks, e conta com o sistema e-Power, que carrega as baterias através do motor a combustão.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

8) Toyota Sienta – 110.880 unidades – Esta interessante minivan de até sete lugares é bastante popular também no Sudeste Asiático, onde tem produção na Indonésia. Em sua segunda geração, a Sienta tem um visual bem chamativo e se destaca por uma variedade de motores e transmissões, sendo a maioria 1.5 e CVT, mas com diferentes tecnologias, incluindo uma versão híbrida.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

9) Toyota Corolla – 104.406 unidades – Outro modelo que dispensa apresentações para os brasileiros, o Corolla é um modelo japonês que vende mais fora do Japão do que em sua terra natal. Por lá, o sedã da Toyota é um pouco menor e continua a ser vendido em sua versão perua, a Fielder.

Os 10 carros mais vendidos no Japão

10) Toyota Aqua – 103.803 unidades – Este compacto é um irmão menor do Prius, mas derivado do Yaris. Igualmente híbrido, é vendido também nos EUA e em outros mercados, tais como Canadá e Austrália, por exemplo. Lançado em 2012, o Aqua tem propulsor HSD 1.5 com 73 cv e o elétrico entregando 60 cv, totalizando 99 cv combinados.

(Matéria atualizada em janeiro de 2020. Fonte: Focus2Move) 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.