
Muitas montadoras ocidentais têm mais de um século de história e um acervo rico de modelos clássicos que podem servir de inspiração para novos carros.
Já as marcas chinesas, que só começaram a ganhar força recentemente, não contam com esse passado glorioso.
E aí, o que fazem? Algumas simplesmente copiam — e descaradamente — os designs clássicos ocidentais. Caso mais recente: a Skyworth Summer, uma minivan plug-in que parece ter saído de um museu da Volkswagen.
Fotos divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China mostram que o visual da Summer é, no mínimo, inspirado demais na lendária VW Type 2, a Kombi dos anos 50 e 60.
Na prática, ela tem um ar mais retrô do que a própria ID.Buzz da Volkswagen. Faróis altos, para-choques curvos, janelas laterais arredondadas e um para-brisa dividido por um vinco central tentam reproduzir o icônico visual da velha Kombi — mas com algumas concessões modernas.

O maior contraste está na parte traseira, onde a Summer traz portas que se abrem lateralmente, diferente da tampa única da Kombi original.
Isso se deve, claro, ao fato de que a Type 2 precisava de espaço para o ventilador do motor boxer refrigerado a ar. Já a Skyworth é uma minivan PHEV, ou híbrida plug-in, e não totalmente elétrica como muitos esperavam.
Sob o capô, há um motor a gasolina 1.5 turbo de 154 cv e um motor elétrico de 94 cv, totalizando 215 cv combinados. A velocidade máxima é limitada a 165 km/h, e a tração é, possivelmente, dianteira.
A plataforma traz entre-eixos de 3.250 mm — mais longa que a própria ID.Buzz (2.989 mm) e até do que uma Honda Odyssey (3.000 mm), o que deve garantir amplo espaço interno para sete ocupantes.
Mas o verdadeiro problema está na cara de pau do design. Não é a primeira vez que marcas chinesas seguem esse caminho.
Em 2021, a Great Wall apresentou o Ora Punk Cat, uma cópia escancarada do Fusca, o que gerou reações imediatas da Volkswagen.
E nem pequenos “projetos de garagem” escapam: a marca alemã já impediu até a venda de uma pequena van japonesa Suzuki customizada para parecer uma Kombi clássica em um site de leilões americano.
Diante disso, o destino da Skyworth Summer parece previsível: uma chuva de notificações judiciais está a caminho. VW já mostrou que não leva esse tipo de imitação na esportiva.
E mesmo que a Summer ofereça mais espaço e um powertrain moderno, o que mais deve chamar a atenção da Volkswagen não são os números técnicos, mas sim o espelho retrovisor do design.
Resta saber quanto tempo ela vai rodar antes de ser puxada do mercado — ou dos servidores — por advogados.
[Fonte: Carscoops]

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!