Para acelerar primeiro V8 de produção da Honda é preciso Arrais

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Por aqui, durante muito tempo, a briga entre Honda e Yamaha no mundo das duas rodas deu vantagem para a primeira, mas estranhamente, foi a segunda que fabricou motor V8 para carros.

Parece confusa a comparação, não é mesmo? Pois fica ainda mais esquisita quando se sabe agora que a Honda finalmente tem um V8 de produção seriada, mas no lugar da CNH você precisará de Arrais, mais precisamente Arrais-Amador por aqui.

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Isso porque o primeiro V8 da Honda para clientes comuns não roncará na estrada, mas no mar e como um imenso motor de popa, devidamente projetado para lanchas.

É aí que, se você quiser acelerar esse bicho no Brasil, terá que portar a chamada carta de Arrais-Amador, fornecida pela Marinha do Brasil para quem quer meter o pé, ou melhor, a mão na manete de comando.

Lá nos states, a Honda Marine lançou o BF350, um motor de popa com um V8 de 5.0 litros, que você desejaria ver num Honda NSX ou quem sabe até num despretensioso Accord.

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O BF350 até poderia equipar um carro da Honda, já que entrega 350 cavalos a 5.500 rpm e ainda sem o uso de gasolina premium, usando somente a gasolina de 86 octanas vendida nos EUA e pode ser usado em par, entregando assim 700 cavalos na lancha.

Mas, se você acha que esse V8 de aplicação marítima nada tem em relação aos motores da Honda para carros, ele apresenta o sistema VTEC, resultando em “uma curva de torque mais ampla e plana e o fornecimento de potência suave em toda a faixa de operação do motor”.

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Há também um sistema de controle de torque chamado Blast para aceleração com mar picado, além de uma ECU específica para controle do consumo de combustível, sempre importante em barcos, de modo a garantir cruzeiros rápidos com eficiência.

O lado ruim é que o BF350 da Honda custa US$ 45.299, com mais US$ 500 com inversão de rotação de hélice.

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Bem, ainda que não seja o primeiro V8 feito pela Honda (com o primeiro surgindo em 1968), todos até agora foram para competições. Dessa forma, continua a não existir para os carros de passeio, infelizmente.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X