O Festival de Velocidade de Goodwood 2025 chegou ao fim, mas deixou para trás uma série de momentos memoráveis — com direito a estreias globais e uma boa dose de velocidade extrema.
Entre os destaques da edição, o Ford Supertruck brilhou como o grande campeão da tradicional subida de montanha, batendo nomes de peso e mantendo o título nas mãos da marca americana pelo segundo ano seguido.
Apesar da aparência que remete ao F-150 Lightning, o Supertruck está longe de ser um simples derivado da picape elétrica da Ford.
Trata-se de um protótipo criado exclusivamente para performance, e o desempenho dele deixa isso bem claro: foram 43,22 segundos para completar o trajeto de 1,17 milha, com Romain Dumas ao volante.
O piloto francês, que já havia vencido a edição anterior com a SuperVan, mostrou novamente porque é um dos mestres da subida.
O mais impressionante é que o Supertruck, além de entregar 1.400 cv, gera incríveis 6.000 kg de downforce a 240 km/h graças ao seu kit aerodinâmico gigantesco, que inclui uma asa traseira descomunal.
Tudo isso mantém o monstro elétrico grudado no asfalto, garantindo tempos que deixam muito superesportivo de produção comendo poeira.
Mas mesmo com toda essa brutalidade, o Supertruck ainda não é o mais rápido da história de Goodwood. O posto segue com o McMurtry Spéirling, que fez o percurso em absurdos 39,08 segundos em 2022.
Em segundo lugar está o Volkswagen ID. R com 42,32 s (2019) e, em terceiro, o Gould-Cosworth GR51 com 42,90 s (2003).
Vale lembrar que o Supertruck não é um modelo à venda. Ele compete na categoria Modified Specials, que permite modificações extremas.
Já entre os carros de produção, o campeão do ano foi o Koenigsegg Sadair’s Spear, que cravou 47,14 s, superando o Czinger 21C, que tinha o recorde anterior.
Apesar de custar a bagatela de US$ 5 milhões, as 30 unidades do Koenigsegg já estão todas vendidas.
O que mostra que, mesmo com toda essa tecnologia acessível apenas aos milionários, a Ford segue se destacando ao empurrar os limites do que um veículo elétrico pode fazer — mesmo que ele jamais chegue a um showroom.
O Supertruck é, literalmente, um laboratório sobre rodas em forma de monstro.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!