Peças de luxo no mercado negro: Faróis caríssimos estão virando alvo fácil dos ladrões

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Se no Brasil, o roubo de faróis de carros de luxo, e até mesmo de carros medianos, já é uma realidade que muitos de nós conhecemos, agora a “tendência” aparece em vários outros países também, até mesmo em países ricos.

Está crescendo o roubo de peças específicas de veículos premium no Reino Unido, e a mais nova tendência tem um nome peculiar: “Eye-Snatching” (ou, traduzindo, “roubo de olhos”).

Mas o que está acontecendo? Em vez de focarem em roubar o carro inteiro, os criminosos agora estão mirando em componentes de alto valor, com destaque para os faróis de luxo.

Esses itens se tornaram um alvo fácil para ladrões, que podem revendê-los por preços exorbitantes no mercado de peças usadas.

Já faz algum tempo que os faróis deixaram de ser apenas itens básicos de iluminação. Nos últimos anos, eles evoluíram para sofisticadas peças de tecnologia, como os sistemas Matrix LED e faróis a laser.

Isso elevou os preços de reposição a patamares altíssimos. Para se ter uma ideia, os faróis a laser do BMW Série 4 podem custar mais de 15 mil reais por unidade, lá na Europa, valores que são ainda maiores por aqui.

O Audi Q7 atual, por exemplo, pode ultrapassar a casa dos 20 mil reais por farol no exterior . Imagine por aqui. Diante desses valores, não é surpresa que eles tenham se tornado o foco dos criminosos.

A lógica é simples: roubar e revender faróis é menos arriscado e mais lucrativo do que furtar um veículo inteiro. Além disso, os ladrões podem desmontar rapidamente o item e vendê-lo no mercado paralelo ou em plataformas online.

Muitos compradores, sem saber da origem ilícita, acabam adquirindo esses faróis achando que estão fazendo um bom negócio.

O impacto desse tipo de roubo não é apenas financeiro. Os motoristas de carros premium, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, acabam ficando vulneráveis a uma série de transtornos.

Além do alto custo para repor as peças roubadas, o veículo geralmente fica avariado, já que o furto dos faróis pode danificar outras partes, como o para-choque ou os para-lamas.

Outro efeito negativo é o aumento nos preços do seguro. Conforme os roubos de faróis e outras peças de alto valor se tornam mais comuns, as seguradoras tendem a reajustar os preços para cobrir os prejuízos.

Isso sem contar o tempo que o carro pode passar parado para os reparos, o que agrava ainda mais o transtorno para os proprietários.

O Reino Unido já enfrenta um aumento nos casos de roubo de componentes de carros. Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido, os incidentes de manipulação de veículos subiram 2% entre abril de 2023 e março de 2024, refletindo a crescente demanda por peças de reposição caras.

A facilidade com que os ladrões conseguem revender faróis e outras peças também alimenta um mercado negro de desmanches.

As autoridades britânicas estão combatendo essa prática, e em 2024, a polícia fechou 37 desses estabelecimentos ilegais apenas no primeiro semestre. O número é significativamente maior do que os 55 desmanches desmantelados ao longo de todo o ano de 2023, destacando o crescimento alarmante desse tipo de crime.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.