Linha 2018 Peugeot Veículos Comerciais

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

Este é o Peugeot Expert 2018. O objetivo da Peugeot para os próximos anos é bem claro: voltar a ser uma das principais marcas de automóveis do Brasil. E uma parte fundamental desse ambicioso projeto é sua linha de veículos comerciais.

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção


Líder desse segmento na Europa, a Peugeot também quer ter o mesmo posto por aqui. E isso só poderia ser alcançado com produtos mais modernos, que oferecem itens que não são vistos na concorrência. Por isso, depois de lançar o Partner (que já é dono de uma fatia de 10% do segmento), a marca agora aposta no modelo maior Expert 2018.

Além do modelo em si, a marca francesa também investiu numa rede exclusiva de concessionárias para atender esse público, chamada de Peugeot Professional Centers. São lojas exclusivas, com equipes treinadas para atender e prestar um bom serviço no pós-venda, além de ter sua linha exposta e disponível para o Emotion Drive, como a marca chama seu test-drive.

Falando da Peugeot Expert 2018 em si, esse é um modelo lançado na Europa em 1995, com base no Citroën Jumpy (e que também deu origem ao Fiat Scudo). A primeira geração da Expert por lá durou de 1995 a 2004, quando recebeu seu primeiro facelift. Isso a fez ser vendida por mais dois anos.


Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

Em 2007 chegou a segunda geração, com considerável ganho no compartimento de carga e uma remodelação completa no visual, além de uma nova versão para passageiros chamada Tepee. Um facelift chegou em 2011, trazendo pequenas alterações na dianteira.

A terceira e atual geração chegou em 2016, após apresentação no Salão de Genebra. Agora a versão de passageiros da Expert se chamaria Traveller, e a linha de motores teria ainda mais opções. Essa geração finalmente foi trazida para o Brasil, com lançamento em setembro de 2017, durante a 21ª edição da FENATRAN (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas).

Nesse curto período de vendas em 2017, a Expert conseguiu emplacar 154 unidades, sendo a 30ª colocada entre os comerciais leves (ficando acima inclusive da Jumpy, que teve 121 unidades vendidas). Já em 2018, contando os quatro primeiros meses, o modelo já vendeu 259 unidades, sendo o 23º colocado.

Peugeot Expert 2018 – detalhes

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

Assim como no modelo menor Partner, a Peugeot trouxe para o mercado brasileiro o mesmo produto que vende na Europa, onde é reconhecida como uma forte marca no segmento dos veículos utilitários e comerciais.

A marca também quer ser conhecida assim por aqui, e a Expert 2018 é parte fundamental de sua forte investida para conquistar esse espaço. O conjunto dessa ação inclui, além de produtos de qualidade e com diferenciais em relação à concorrência, um atendimento exclusivo e um pós-venda que realmente conquiste o cliente.

Falando sobre o visual da Expert 2018, vemos que se trata de um veículo robusto e com linhas simples, voltado para o trabalho. Mesmo assim, suas linhas estão de acordo com parte da identidade visual da marca, vista em seus modelos de passeio. A frente tem faróis com DRL, que se diferenciam visualmente de seu irmão Citroën Jumpy, com quem compartilha muitos itens.

A grade da Expert 2018 também é exclusiva, com fundo preto e molduras cromadas, e com o logo da marca ao centro. Já a parte inferior é praticamente a mesma do modelo da Citroën, totalmente de plástico preto e com faróis de neblina.

A lateral da Expert 2018 conta com portas deslizantes, que facilitam bastante a entrada quando o modelo está estacionado em locais que não permitem abrir as portas traseiras. A parte inferior tem friso de plástico preto, mesmo material usado nas maçanetas e nos espelhos retrovisores laterais. O modelo também conta com repetidores de seta.

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

A traseira da Expert 2018 é bem simples, contando com lanternas retangulares, nome do modelo e símbolo da marca bem destacados e portas 50/50 com abertura de 90º, mas que podem chegar num ângulo de até 180º, facilitando a entrada e a colocação de cargas no compartimento, inclusive com o uso de empilhadeiras para o carregamento.

A marca francesa também se preocupou com algo que normalmente não é prioridade em veículos desse segmento: o conforto dos ocupantes. A Peugeot destaca que tudo foi feito com o objetivo de proporcionar uma condução eficiente e viagens menos desgastantes.

Para isso, o motorista da Expert 2018 conta com uma posição de dirigir mais confortável e ergonômica, tendo à sua disposição banco e volante com regulagem de altura (o volante também é regulável em profundidade), apoio de cabeça, apoio de braço, direção eletro hidráulica, entre outros itens. Ao seu lado viajam até duas pessoas, totalizando três ocupantes, e embaixo do banco do passageiro existe um pequeno compartimento de carga. Aliás, o interior conta com 60 litros de porta-objetos, espalhados pelas portas e painel.

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

A vida a bordo da Expert 2018 ainda oferece menos ruído, graças ao bom isolamento acústico do motor, circuito de refrigeração reforçado e um bom painel de instrumentos. As informações mostradas nele para o motorista incluem, além dos mostradores convencionais (de velocidade, rotação do motor, etc), uma tela central de LCD. Ela exibe as indicações do computador de bordo, do regulador e limitador de velocidade e do GSI (sistema que indica quando é necessário trocar de marcha).

Mas o que dizer dos principais atributos da Expert 2018, que são aqueles voltados ao trabalho? O modelo se destaca por ter uma carga útil de 1.500 kg, o que representa um volume de até 6,6m³ (na versão de entrada ele é de 6,3 metros cúbicos). Esse espaço é obtido graças aos 5,30 metros de comprimento do modelo, que também tem uma altura de 1,94 metro, o que permite acessar estacionamentos de shoppings, docas e outros locais sem a preocupação com a altura.

A linha da Expert 2018 conta com duas versões, a Expert Business 1.6 e a Expert Business Pack 1.6, disponíveis nas cores Cinza Aluminium e Branco Branquise, e vendidas a partir de R$ 86.090. O motor usado é sempre o BlueHDi 1.6 Diesel, que é turbo e entrega 115 cv e 30 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. O bom índice de consumo permite uma autonomia de até 1.000 km com esse conjunto.

Peugeot Expert 2018 – novidades

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

A Peugeot sabia que lançar a Expert 2018 aqui no Brasil exigiria algumas mudanças pontuais, para que o modelo realmente fosse bem aproveitado nas condições locais das vias.

Isso envolveu, por exemplo, uma adaptação no conjunto da suspensão da Expert 2018. O modelo “brasileiro” conta com molas mais compridas, que proporcionam 30 mm a mais em relação à altura do solo. Além disso, a marca também acrescentou um protetor de cárter de 20 mm de espessura, que protege o motor e a caixa de impactos, algo muito necessário para um veículo desse segmento.

Outra novidade apresentada pela Expert 2018 é o Moduwork, que dá muita versatilidade ao modelo. Esse sistema aumenta o espaço do compartimento de cargas, quando é preciso transportar cargas longas, por permitir levantar o assento lateral do passageiro, liberando o espaço abaixo dele. Aliado ao piso plano, essa característica ajuda muito no transporte de materiais, permitindo levar objetos de até 4 metros de comprimento.

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

Os passageiros também tem uma novidade interessante, já que o apoio de braço central pode ser abaixado, se transformando em uma prática prancheta de trabalho. Além disso, a segurança da carga também é um destaque da Expert 2018. O sistema de travamento/destravamento, utilizado através de um botão no painel, tem duas fases: apertando uma vez, apenas a região dianteira é destravada, e duas vezes, o carro todo (incluindo o compartimento de carga).

Se numa tentativa de roubo os vidros forem quebrados, os botões de abertura da cabine ficam inativos, o que impede o acesso ao compartimento de carga e protege qualquer item colocado ali (que muitas vezes é uma carga de terceiros).

A segurança dos ocupantes da Expert 2018 é garantida através dos airbags frontais, do controle de estabilidade, ESP, Hill Assist e pelo equipamento Coffee Stop Alert, que através de um alerta luminoso no painel, sugere ao motorista parar o veículo após duas horas dirigindo numa velocidade acima de 65 km/h.

Peugeot Expert 2018 – versões

  • Peugeot Expert Business 1.6 2018
  • Peugeot Expert Business Pack 1.6 2018

Cores disponíveis: Cinza Aluminium e Branco Branquise.

Peugeot Expert 2018 – equipamentos

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

Peugeot Expert Business 1.6 2018 – motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi, de 115 cv e 30 kgfm de torque, e câmbio manual de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: Assento para motorista e 2 passageiros, Rodas de aço de 16 polegadas, Coffee Stop Alert, Protetor de Cárter, Quadro de instrumentos com tela de LCD, GSI – Indicador de troca de marcha, Banco motorista com regulagem de altura e reclinável, Airbag duplo com 3 pontos de impacto, Porta lateral deslizante, Regulador e limitador de velocidade, Retrovisores externos manuais, ESP/ESC/Hill Assist, Volante com regulagem de altura e profundidade, Porta traseira bi partida com abertura de 180°, Luz diurna de segurança – Day running lights (DRL), Piscas laterais na cor branca, Terceira luz de freio, Ar quente, Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (motorista, passageiro e banco central), Apoio de braço para o motorista, Bancos revestidos em tecido, Botão de travamento das portas dianteiras no painel, Cintos de segurança retráteis de três pontos com regulagem de altura – motorista e passageiro, Cintos de segurança retráteis de três pontos – banco central, Computador de bordo, Compartimento para objetos nas portas e painel, Direção com regulagem de altura e profundidade, Guarda volumes no banco central, Vidros verdes, Vidros elétricos dianteiros, Divisor entre a cabine e o compartimento de carga.

Peugeot Expert Business Pack 1.6 2018 – motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi, de 115 cv e 30 kgfm de torque, e câmbio manual de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: Itens acima + Retrovisores elétricos, Chave canivete com telecomando, Vidros elétricos com função auto-down, Faróis de neblina, Ar-Condicionado, Pack Moduwork + Escritório Móvel, Rádio com MP3/AUX/Bluetooth.

Peugeot Expert 2018 – preço

  • Peugeot Expert Business 1.6 2018 – R$ 86.090
  • Peugeot Expert Business Pack 1.6 2018 – R$ 94.290

Peugeot Expert 2018 – motor

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

A Peugeot Expert 2018 compartilha o mesmo motor do Citroën Jumpy, o BlueHDi. Esse é um propulsor turbodiesel, dianteiro, transversal e com injeção direta de combustível. Ele tem 4 cilindros em linha (com 2 válvulas por cilindro) e duplo comando de válvulas no cabeçote.

O conjunto entrega 115 cv a 3.500 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.750 rpm, gerando uma relação peso/potência de 14,78 kg/cv e peso/torque de 55,56 kg/kgfm. O torque específico é de 19,62 kgfm/litro e a potência específica é 73,72 cv/litro.

O conjunto conta com uma transmissão manual de seis marchas que contribui para ótimas acelerações e retomadas. O arranque em primeira marcha é satisfatório, tanto em terreno plano quanto em subidas, pois a Expert 2018 conta com o sistema Hill Assist. Além disso, o motor conta com uma proteção ativada quando a temperatura chega a 105º.

Segundo a Peugeot, a Expert 2018 apresenta o menor nível de emissões de gases poluentes, já que conta com motorização EURO 6 (que representa um conjunto de normas que regulamentam a emissão de poluentes para motores a diesel, com o objetivo de reduzir a emissão de gases).

Peugeot Expert 2018 – desempenho

O conjunto mecânico da Expert 2018, composto pelo motor BlueHDi 1.6 turbo (de 115 cv e 30,6 kgfm de torque) e pelo câmbio manual de seis marchas, confere um desempenho dentro do esperado para um modelo com 1.700 kg.

Segundo os dados oficiais providos pela marca francesa, a Expert 2018 acelera até atingir os 100 km/h em 15,6 segundos. O modelo comercial tem uma velocidade máxima de 160 km/h. A comparação com seu irmão gêmeo Citroën Jumpy é inevitável, mas obviamente um modelo com o mesmo conjunto motor/câmbio e peso não teria nenhuma diferença nos números.

Outras comparações, porém, mostram um cenário diferente. A rival Mercedes-Benz Vito, por exemplo, que também usa um motor 1.6 turbo (mas menos potente, com 114 cv), chega aos 100 km/h em 15 segundos, além de atingir os 170 km/h. Já a Renault Master, que usa um propulsor 2.3 de 130 cv (mas pesa 1.907 kg), leva 17,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e se limita aos 145 km/h.

Peugeot Expert 2018 – consumo

O consumo da Expert 2018, um dos pontos mais importantes para os compradores dessa categoria, é de 8,4 km/l em trechos urbanos e 11,9 km/l nos trechos rodoviários.

Os números são idênticos aos do Citroën Jumpy, mas melhores que os apresentados pela Mercedes Vito, que tem médias de 8,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. Enquanto isso, o modelo Master, da Renault, apresenta números ainda melhores: 10 km/l e 12 km/l, na cidade e estrada, respectivamente.

Peugeot Expert 2018 – manutenção e revisão

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção

A Peugeot sabe a importância de um baixo custo de manutenção num produto para esse segmento. Por isso, ela faz questão de destacar alguns pontos que colocam a Expert 2018 como uma opção interessante.

Um deles é a rede de concessionárias Peugeot Professional Center, especializadas no atendimento a clientes corporativos. Essas concessionárias precisam atender algumas exigências da marca, como ter pelo menos um profissional treinado em frota comercial, ter veículos disponíveis para test-drive e uma oficina preparada para esse tipo de consumidor.

Além disso, a Expert 2018 também conta com o Total Care Pro, um programa ainda superior ao já conhecido Total Care, disponível para os clientes de veículos de passeio e que conta com 10 compromissos para um bom atendimento. No caso do programa Total Care Pro, que estreia com a Expert 2018, são 13 compromissos, como você pode conferir na lista abaixo:

  • 1 – Serviço “CONCIERGE” – Agendamento de serviços / dúvidas / informações sobre o veículo via atendimento personalizado exclusivo.
  • 2 – Em serviços de revisões agendadas, o veículo é entregue no mesmo dia. Em caso de descumprimento, o cliente não paga.
  • 3 – Respeito ao valor da fatura. Garantia do valor do orçamento, ou a Peugeot paga a diferença.
  • 4 – Transparência nos preços das revisões preço fixo – a Peugeot cumpre o que divulga.
  • 5 – Realização do controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas da Peugeot.
  • 6 – Apresentação de todas as peças substituídas do veículo no momento da entrega.
  • 7 – Veículo entregue em data e hora combinada.
  • 8 – Empréstimo de outro veículo Peugeot para locomoção, caso o reparo necessite mais de quatro dias úteis, mesmo que o veículo do cliente esteja fora da garantia.
  • 9 – Garantia de um serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante oito anos, em casos de pane ou colisão.
  • 10 – Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800 7032424.
  • 11 – Disponibilidade de um Consultor de Serviços dedicado ao Veículo Utilitário.
  • 12 – Entrega do veículo lavado após a Revisão (parte externa).
  • 13 – Faturamos serviços e peças para sua empresa, através de Boleto Bancário.

Além disso, a marca também divulga em seu site os preços fixos das revisões da Expert 2018, que são feitos a cada 20.000 km e podem ser divididos em 2 vezes. Eles totalizam um custo total, até os 160.000 km, de R$ 8.954.

Veja abaixo o custo de cada revisão da Peugeot Expert 2018:

  • 20.000 km – R$ 846,00
  • 40.000 km – R$ 846,00
  • 60.000 km – R$ 862,00
  • 80.000 km – R$ 1271,00
  • 100.000 km – R$ 862,00
  • 120.000 km – R$ 1168,00
  • 140.000 km – R$ 862,00
  • 160.000 km – R$ 2237,00

Peugeot Expert 2018 – ficha técnica

Motor

1.6 Turbo Diesel

Tipo

Dianteiro, Transversal e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.560

Válvulas

8

Taxa de compressão

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

115 cv a 3.500 rpm

Torque Máximo

30,6 mkgf a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 6 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidraúlica (com diâmetro mínimo de giro de 12,4 metros)

Suspensão

Dianteira

Independentes, pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

Traseira

Independente, com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de aço 16″ (com estepe homogêneo)

Pneus

215/65 R16 – 104/106 T

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.309

Largura (mm)

1.920

Altura (mm)

1.935

Distância entre os eixos (mm)

3.275

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

1.500 / 1.519 (Pack)

Tanque (litros)

69

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.700 / 1.719 (Pack)

Peso bruto total (kg)

3.219

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

Peugeot Expert 2018 – fotos

Peugeot Expert 2018: preço, versões, manutenção
Nota média 5 de 1 votos

5.0
  • Se tivesse família grande, compraria fácil pra uso diário.

    • Roberto

      Eu gosto deste tipo de carro.. gosto de viajar num carro só e um monte de gente.
      Uma versão curta de 6 lugares (3 + 3) seria ótimo para isso.
      No mercado temos só Spin com 7 lugares

  • Roberto

    Tenho a impressão que a PSA está perdendo tempo com este carro…
    Com esta plataforma bem versátil, é possível fazer picukp diesel cabine simples, dupla e SUV de 6 lugares em uma versão mais curta e espaço pra bagagem.
    A Cabine simples poderia roubar mercado de Strada, Saveiro, Montana (5 mil unidades por mês). Se consegue 80k no Furgão, uma versão mais curta e com caçamba poderia ser vendida na faixa dos 60 mil. Se fosse a gasolina como o 3008, poderia ser ainda mais barata…
    Uma versão Cabine Dupla disputaria mercado de Strada, Toro e Oroch (outras 5 mil unidades por mês). Poderia vir na faixa dos 80 mil, bem mais barato que a Toro Diesel.
    Ambas teriam capacidade acima de 1 tonelada, justificando o motor diesel.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email