Linha 2020 Peugeot Veículos Comerciais

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)
Peugeot Expert 2019

Para atacar num mercado deixado por modelos veteranos no mercado brasileiro, como a Volkswagen Kombi, a Peugeot está investindo no segmento de utilitários com o novo Expert. O inédito Peugeot Expert 2019 está disponível em nosso País desde o fim de 2017 e é uma boa opção para empresas e até pessoas físicas que buscam por um utilitário mais espaçoso.

Na linha do Expert 2019, há configurações para o transporte de carga (Furgão) em diferentes combinações de carrocerias e versões de acabamento e também para o transporte de passageiros (Minibus).


Hoje o Peugeot Expert 2019 tem preços que começam na casa dos R$ 94 mil. Entretanto, a sua versão destinada ao transporte de pessoas pode ultrapassar os R$ 120 mil.

Saiba abaixo tudo sobre o modelo:

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)


Peugeot Expert 2019 – história

Falando do Peugeot Expert 2019 em si, esse é um modelo lançado na Europa em 1995, com base no Citroën Jumpy (e que também deu origem ao Fiat Scudo). A primeira geração do Expert por lá durou de 1995 a 2004, quando recebeu seu primeiro facelift.

Isso a fez ser vendida por mais dois anos.

Em 2007 chegou a segunda geração, com considerável ganho no compartimento de carga e uma remodelação completa no visual, além de uma nova versão para passageiros chamada Tepee. Um facelift chegou em 2011, trazendo pequenas alterações na dianteira.

A terceira e atual geração chegou em 2016, após apresentação no Salão de Genebra. Agora a versão de passageiros do Expert se chamaria Traveller, e a linha de motores teria ainda mais opções.

Essa geração finalmente foi trazida para o Brasil, com lançamento em setembro de 2017, durante a 21ª edição da FENATRAN (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas).

Nesse curto período de vendas em 2017, o Expert conseguiu emplacar 154 unidades, sendo a 30ª colocada entre os comerciais leves (ficando acima inclusive da Jumpy, que teve 121 unidades vendidas).

Já em 2018, contando os 12 meses do ano, o modelo vendeu 902 unidades, sendo o 23º colocado no ranking geral de utilitários.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – detalhes

Assim como no modelo menor Partner, a Peugeot trouxe para o mercado brasileiro o mesmo produto que vende na Europa, onde é reconhecida como uma forte marca no segmento dos veículos utilitários e comerciais.

A marca também quer ser conhecida assim por aqui, e o Expert 2019 é parte fundamental de sua forte investida para conquistar esse espaço.

O conjunto dessa ação inclui, além de produtos de qualidade e com diferenciais em relação à concorrência, um atendimento exclusivo e um pós-venda que realmente conquiste o cliente.

Falando sobre o visual do Expert 2019, vemos que se trata de um veículo robusto e com linhas simples, voltado para o trabalho. Mesmo assim, suas linhas estão de acordo com parte da identidade visual da marca, vista em seus modelos de passeio.

A frente tem faróis com DRL, que se diferenciam visualmente de seu irmão Citroën Jumpy, com quem compartilha muitos itens.

A grade do Expert 2019 também é exclusiva, com fundo preto e molduras cromadas, e com o logo da marca ao centro. Já a parte inferior é praticamente a mesma do modelo da Citroën, totalmente de plástico preto e com faróis de neblina.

A lateral do Expert 2019 conta com portas deslizantes, que facilitam bastante a entrada quando o modelo está estacionado em locais que não permitem abrir as portas traseiras. A parte inferior tem friso de plástico preto, mesmo material usado nas maçanetas e nos espelhos retrovisores laterais.

O modelo também conta com repetidores de seta.

A traseira do Expert 2019 é bem simples, contando com lanternas retangulares, nome do modelo e símbolo da marca bem destacados e portas 50/50 com abertura de 90º, mas que podem chegar num ângulo de até 180º, facilitando a entrada e a colocação de cargas no compartimento, inclusive com o uso de empilhadeiras para o carregamento.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

A marca francesa também se preocupou com algo que normalmente não é prioridade em veículos desse segmento: o conforto dos ocupantes.

A Peugeot destaca que tudo foi feito com o objetivo de proporcionar uma condução eficiente e viagens menos desgastantes.

Para isso, o motorista do Expert 2019 conta com uma posição de dirigir mais confortável e ergonômica, tendo à sua disposição banco e volante com regulagem de altura (o volante também é regulável em profundidade), apoio de cabeça, apoio de braço, direção eletro hidráulica, entre outros itens.

Ao seu lado viajam até duas pessoas, totalizando três ocupantes, e embaixo do banco do passageiro existe um pequeno compartimento de carga. Aliás, o interior conta com 60 litros de porta-objetos, espalhados pelas portas e painel.

A vida a bordo do Expert 2019 ainda oferece menos ruído, graças ao bom isolamento acústico do motor, circuito de refrigeração reforçado e um bom painel de instrumentos. As informações mostradas nele para o motorista incluem, além dos mostradores convencionais (de velocidade, rotação do motor, etc), uma tela central de LCD.

Ela exibe as indicações do computador de bordo, do regulador e limitador de velocidade e do GSI (sistema que indica quando é necessário trocar de marcha).

Mas o que dizer dos principais atributos do Expert 2019, que são aqueles voltados ao trabalho? O modelo se destaca por ter uma carga útil de 1.500 kg, o que representa um volume de até 6,6m³ (na versão de entrada ele é de 6,3 metros cúbicos).

Esse espaço é obtido graças aos 5,30 metros de comprimento do modelo, que também tem uma altura de 1,94 metro, o que permite acessar estacionamentos de shoppings, docas e outros locais sem a preocupação com a altura.

Já o Peugeot Expert Minibus 2019, com configuração para passageiros, acomoda 10 passageiros mais o motorista em seu interior. Eles vão acomodados em quatro fileiras, com a configuração 3-3-2-3.

O motor usado é sempre o BlueHDi 1.6 Diesel, que é turbo e entrega 115 cv e 30 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. O bom índice de consumo permite uma autonomia de até 1.000 km com esse conjunto.

Peugeot Expert 2019 – novidades

Uma das novidades mais recentes da linha Peugeot Expert 2019 é a inédita configuração Minibus. Como o próprio nome indica, trata-se de um modelo dedicado ao transporte de passageiros, com capacidade para até 11 pessoas e carroceria com teto alto para melhor acomodação dos ocupantes.

O novo Expert Minibus chega como uma espécie de substituto moderno de modelos antigos do segmento, como a própria Volkswagen Kombi e até mesmo a Kia Besta. Ele conta com espaço para 10 pessoas, mais o motorista, com distribuição em quatro fileiras, sendo a primeira com três bancos, a segunda também com três bancos, a terceira com dois bancos e a quarta e última com três bancos.

Entre os equipamentos de série, o modelo oferece ar-condicionado com quatro saídas para as fileiras traseiras, computador de bordo, direção elétrica, sistema de som com MP3 player e entrada USB, luzes de condução diurna, alerta de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas, vidros dianteiros e travas elétricas, faróis com ajuste de altura, protetor de cárter, entre outros.

Na motorização, há o mesmo 1.6 turbodiesel de até 115 cavalos de potência, atrelado ao câmbio manual de seis velocidades.

Para ser comercializado no mercado brasileiro, o Expert 2019 passou por algumas mudanças pontuais, para que realmente fosse bem aproveitado nas condições locais das vias.

Isso envolveu, por exemplo, uma adaptação no conjunto da suspensão do Expert 2019. O modelo “brasileiro” conta com molas mais compridas, que proporcionam 30 mm a mais em relação à altura do solo.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Além disso, a marca também acrescentou um protetor de cárter de 20 mm de espessura, que protege o motor e a caixa de impactos, algo muito necessário para um veículo desse segmento.

Outra novidade apresentada pelo Expert 2019 é o Moduwork, que dá muita versatilidade ao modelo. Esse sistema aumenta o espaço do compartimento de cargas, quando é preciso transportar cargas longas, por permitir levantar o assento lateral do passageiro, liberando o espaço abaixo dele.

Aliado ao piso plano, essa característica ajuda muito no transporte de materiais, permitindo levar objetos de até 4 metros de comprimento.

Os passageiros também tem uma novidade interessante, já que o apoio de braço central pode ser abaixado, se transformando em uma prática prancheta de trabalho. Além disso, a segurança da carga também é um destaque do Expert 2019.

O sistema de travamento/destravamento, utilizado através de um botão no painel, tem duas fases: apertando uma vez, apenas a região dianteira é destravada, e duas vezes, o carro todo (incluindo o compartimento de carga).

Se numa tentativa de roubo os vidros forem quebrados, os botões de abertura da cabine ficam inativos, o que impede o acesso ao compartimento de carga e protege qualquer item colocado ali (que muitas vezes é uma carga de terceiros).

A segurança dos ocupantes do Expert 2019 é garantida através dos airbags frontais, do controle de estabilidade, ESP, Hill Assist e pelo equipamento Coffee Stop Alert, que através de um alerta luminoso no painel, sugere ao motorista parar o veículo após duas horas dirigindo numa velocidade acima de 65 km/h.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – versões

O Peugeot Expert pode ser encontrado em diversas configurações diferentes. No caso do Expert Furgão, há três modelos distintos, que se diferenciam pelo volume útil no compartimento de carga (6,1 m³, 6,6 m³ e 9 m³). Para esses modelos, há ainda duas versões de acabamento: Business e Business Pack, sendo que ambas se diferem pelo nível de equipamentos.

Já no caso do Peugeot Expert Minibus, a versão do utilitário da marca destinado ao transporte de passageiros. Ele conta com espaço interno para até 11 pessoas. Neste caso, há somente uma configuração de carroceria e uma versão de acabamento disponível.

Confira abaixo as versões do Peugeot Expert Minibus 2019:

  • Peugeot Expert Furgão Business 2019
  • Peugeot Expert Furgão Business Pack 2019
  • Peugeot Expert Minibus 2019

O utilitário pode ser encontrado nas cores Branco Branquise e Cinza Aluminium. A segunda é ofertada como opcional e aumenta o preço final do Peugeot em R$ 1.690.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – equipamentos

Peugeot Expert Furgão Business 2019

Segurança: airbags frontais com três pontos de proteção, freios ABS, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis com ajuste de altura e bloqueio de folga, luzes de condução diurna com lâmpada halogênea, controle eletrônico de estabilidade, faróis com ajuste de altura do facho, assistente de partida em rampas, protetor de cárter, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, terceira luz de freio, entre outros.

Conforto: ar quente, banco do motorista com ajuste de altura, reclinação e apoio de braço, retrovisores externos com ajuste manual interno, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, volante com ajuste de altura e profundidade, tomada 12V no painel, vidros elétricos, travamento das portas centralizado, entre outros.

Visual e acabamento: porta-objetos no painel e nas portas dianteiras, bancos revestidos em tecido, porta-luvas com tampa, porta lateral deslizante do lado do passageiro, portas traseiras com abertura até 180º, antena no teto, piscas laterais na cor branca, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo, indicador de troca de marcha, sistema de som com rádio AM/FM, MP3 player, entrada USB e conexão Bluetooth, entre outros.

Peugeot Expert Furgão Business Pack 2019

Segurança: recebe chave canivete com abertura e fechamento das portas à distância, travamento seletivo do compartimento de carga pela chave ou no painel e faróis de neblina.

Conforto: conta ainda com ar-condicionado, retrovisores externos com ajuste elétrico, Moduwork (modularidade do banco do passageiro e separador de carga de materiais de até 4 metros), tomada 12V no compartimento de carga, rebatimento do banco central da cabine com prancheta integrada (suporte escritório móvel) e vidros elétricos com abertura e fechamento um toque.

Peugeot Expert Minibus 2019

Segurança: adota cinto de três pontos para todos os ocupantes, alças de acesso na porta lateral, martelinho de segurança, faixas reflexivas obrigatórias, entre outros.

Conforto: passa a contar com três fileiras de bancos na configuração 3-2-3, ar-condicionado traseiro com quatro difusores e três níveis de velocidade, bancos individuais, teto elevado, luzes para leitura na parte traseira, vidros fixos, bancos da segunda e terceira fileira com reclinação em até 18º, rebatimento do primeiro banco para facilitar o acesso no interior, entre outros.

Tecnologia: tem ainda tacógrafo digital.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – preços

O Peugeot Expert Furgão está disponível em diversas configurações diferentes. Porém, os preços são os mesmos independente do volume útil no compartimento de carga. Há diferenças de preços somente entre os modelos Business, Business Pack e Minibus.

Veja abaixo os preços praticados pela Peugeot:

  • Peugeot Expert Furgão Business 2019: R$ 93.990
  • Peugeot Expert Furgão Business Pack 2019: R$ 99.590
  • Peugeot Expert Minibus 2019: R$ 120.300

*Preços com base no configurador online da Peugeot em janeiro de 2019.

Peugeot Expert 2019 – motor

O Peugeot Expert 2019 compartilha o mesmo motor do Citroën Jumpy, o BlueHDi. Esse é um propulsor turbodiesel, dianteiro, transversal e com injeção direta de combustível. Ele tem 4 cilindros em linha (com 2 válvulas por cilindro) e duplo comando de válvulas no cabeçote.

O conjunto entrega 115 cv a 3.500 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.750 rpm, gerando uma relação peso/potência de 14,78 kg/cv e peso/torque de 55,56 kg/kgfm. O torque específico é de 19,62 kgfm/litro e a potência específica é 73,72 cv/litro.

O conjunto conta com uma transmissão manual de seis marchas que contribui para ótimas acelerações e retomadas. O arranque em primeira marcha é satisfatório, tanto em terreno plano quanto em subidas, pois o Expert 2019 conta com o sistema Hill Assist.

Além disso, o motor conta com uma proteção ativada quando a temperatura chega a 105º.

Segundo a Peugeot, o Expert 2019 apresenta o menor nível de emissões de gases poluentes, já que conta com motorização EURO 6 (que representa um conjunto de normas que regulamentam a emissão de poluentes para motores a diesel, com o objetivo de reduzir a emissão de gases).

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – desempenho

O conjunto mecânico do Expert 2019, composto pelo motor BlueHDi 1.6 turbo (de 115 cv e 30,6 kgfm de torque) e pelo câmbio manual de seis marchas, confere um desempenho dentro do esperado para um modelo com 1.700 kg.

Segundo os dados oficiais providos pela marca francesa, o Expert 2019 acelera até atingir os 100 km/h em 15,6 segundos. O modelo comercial tem uma velocidade máxima de 160 km/h. A comparação com seu irmão gêmeo Citroën Jumpy é inevitável, mas obviamente um modelo com o mesmo conjunto motor/câmbio e peso não teria nenhuma diferença nos números.

Outras comparações, porém, mostram um cenário diferente. A rival Mercedes-Benz Vito, por exemplo, que também usa um motor 1.6 turbo (mas menos potente, com 114 cv), chega aos 100 km/h em 15 segundos, além de atingir os 170 km/h.

Já a Renault Master, que usa um propulsor 2.3 de 130 cv (mas pesa 1.907 kg), leva 17,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e se limita aos 145 km/h.

Peugeot Expert 2019 – consumo

O consumo do Expert 2019, um dos pontos mais importantes para os compradores dessa categoria, é de 8,4 km/l em trechos urbanos e 11,9 km/l nos trechos rodoviários.

Os números são idênticos aos do Citroën Jumpy, mas melhores que os apresentados pela Mercedes Vito, que tem médias de 8,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada.

Enquanto isso, o modelo Master, da Renault, apresenta números ainda melhores: 10 km/l e 12 km/l, na cidade e estrada, respectivamente.

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – manutenção e revisão

A Peugeot sabe a importância de um baixo custo de manutenção num produto para esse segmento. Por isso, ela faz questão de destacar alguns pontos que colocam o Expert 2019 como uma opção interessante.

Um deles é a rede de concessionárias Peugeot Professional Center, especializadas no atendimento a clientes corporativos. Essas concessionárias precisam atender algumas exigências da marca, como ter pelo menos um profissional treinado em frota comercial, ter veículos disponíveis para test-drive e uma oficina preparada para esse tipo de consumidor.

Além disso, o Expert 2019 também conta com o Total Care Pro, um programa ainda superior ao já conhecido Total Care, disponível para os clientes de veículos de passeio e que conta com 10 compromissos para um bom atendimento.

No caso do programa Total Care Pro, que estreia com o Expert 2019, são 13 compromissos, como você pode conferir na lista abaixo:

  • 1 – Serviço “CONCIERGE” – Agendamento de serviços / dúvidas / informações sobre o veículo via atendimento personalizado exclusivo.
  • 2 – Em serviços de revisões agendadas, o veículo é entregue no mesmo dia. Em caso de descumprimento, o cliente não paga.
  • 3 – Respeito ao valor da fatura. Garantia do valor do orçamento, ou a Peugeot paga a diferença.
  • 4 – Transparência nos preços das revisões preço fixo – a Peugeot cumpre o que divulga.
  • 5 – Realização do controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas da Peugeot.
  • 6 – Apresentação de todas as peças substituídas do veículo no momento da entrega.
  • 7 – Veículo entregue em data e hora combinada.
  • 8 – Empréstimo de outro veículo Peugeot para locomoção, caso o reparo necessite mais de quatro dias úteis, mesmo que o veículo do cliente esteja fora da garantia.
  • 9 – Garantia de um serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante oito anos, em casos de pane ou colisão.
  • 10 – Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800 7032424.
  • 11 – Disponibilidade de um Consultor de Serviços dedicado ao Veículo Utilitário.
  • 12 – Entrega do veículo lavado após a Revisão (parte externa).
  • 13 – Faturamos serviços e peças para sua empresa, através de Boleto Bancário.

Além disso, a marca também divulga em seu site os preços fixos das revisões do Expert 2019, que são feitos a cada 20.000 km e podem ser divididos em 2 vezes.

Eles totalizam um custo total, até os 100.000 km, de R$ 5.885.

Veja abaixo o custo de cada revisão do Peugeot Expert 2019:

  • 20.000 km – R$ 907,00
  • 40.000 km – R$ 907,00
  • 60.000 km – R$ 1.744,00
  • 80.000 km – R$ 1.420,00
  • 100.000 km – R$ 907,00

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)

Peugeot Expert 2019 – ficha técnica

Motor

1.6 Turbo Diesel

Tipo

Dianteiro, Transversal e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.560

Válvulas

8

Taxa de compressão

16:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

115 cv a 3.500 rpm

Torque Máximo

30,6 mkgf a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 6 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidraúlica (com diâmetro mínimo de giro de 12,4 metros)

Suspensão

Dianteira

Independentes, pseudo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

Traseira

Independente, com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de aço 16″ (com estepe homogêneo)

Pneus

215/65 R16 – 104/106 T

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.309

Largura (mm)

1.920

Altura (mm)

1.935

Distância entre os eixos (mm)

3.275

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

1.500 (Business e Minibus) / 1.519 (Business Pack)

Tanque (litros)

69

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.700 (Business) / 1.719 (Minibus e Business Pack)

Peso bruto total (kg)

3.219

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

Peugeot Expert 2019 – fotos

Peugeot Expert 2019: preço, motor, consumo, versões (e manutenção)
Nota média 4 de 3 votos

Viny Furlani

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 15 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.

  • Se tivesse família grande, compraria fácil pra uso diário.

    • Roberto

      Eu gosto deste tipo de carro.. gosto de viajar num carro só e um monte de gente.
      Uma versão curta de 6 lugares (3 + 3) seria ótimo para isso.
      No mercado temos só Spin com 7 lugares

  • Roberto

    Tenho a impressão que a PSA está perdendo tempo com este carro…
    Com esta plataforma bem versátil, é possível fazer picukp diesel cabine simples, dupla e SUV de 6 lugares em uma versão mais curta e espaço pra bagagem.
    A Cabine simples poderia roubar mercado de Strada, Saveiro, Montana (5 mil unidades por mês). Se consegue 80k no Furgão, uma versão mais curta e com caçamba poderia ser vendida na faixa dos 60 mil. Se fosse a gasolina como o 3008, poderia ser ainda mais barata…
    Uma versão Cabine Dupla disputaria mercado de Strada, Toro e Oroch (outras 5 mil unidades por mês). Poderia vir na faixa dos 80 mil, bem mais barato que a Toro Diesel.
    Ambas teriam capacidade acima de 1 tonelada, justificando o motor diesel.

  • VALDECI ARAÚJO PIELL

    Muito bom e bonito

  • Lucas Polli Bartolomeu

    Opa, só uma correção, infelizmente.
    A versão brasileira, tanto da Peugeot Expert ou da Citroen Jumpy, ambas não vem com o DRL citado na matéria.

  • Jairo Alberto Vieira

    achei bonita

  • Marcos Ferreira

    Excelente a materia.Me ajudou muito na decisao de comprar um.

  • Adam Henrique

    Só uma correçao: Eu tenho um carro desse, na matéria informam consumo de 8,4 km/l e 11,9 km/l, mas eu faço tranquilamente 14 km/l e 16,5 km/l

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email