Polícia do estado de Minnesota começa a usar câmeras com IA, para flagrar infrações, e já pegou 10.000 apenas em fevereiro

cameras ia minnesota (1)
cameras ia minnesota (1)

O uso de câmeras pelas autoridades para flagrar infrações de trânsito não é novidade, mas a tecnologia agora vai muito além de registrar velocidade ou avanço de sinal.

Em vários países, a inteligência artificial está sendo utilizada para identificar motoristas distraídos ao volante, e os resultados já mostram que o problema é muito mais comum do que se imaginava.

Só em Minnesota, nos Estados Unidos, centenas de motoristas têm sido flagrados diariamente por sistemas automatizados de detecção de comportamento imprudente.

A mais nova força policial a adotar esse tipo de tecnologia é o Departamento de Polícia de South Lake Minnetonka.

Desde o início do ano, a corporação utiliza o sistema Acusensus Heads-Up, que usa câmeras com sensores infravermelhos montadas em trailers portáteis.

cameras ia minnesota (2)
cameras ia minnesota (2)

(Se o carrinho acima estivesse no Brasil, já tinham tirado as rodas , para não serem roubadas.)

Os dispositivos funcionam tanto de dia quanto à noite e foram posicionados ao longo da rodovia estadual Highway 7.

Em fevereiro, foram registradas 10 mil possíveis infrações por direção distraída apenas nesse trecho — embora apenas 300 delas tenham resultado em advertências formais ou multas.

Ao contrário dos radares de velocidade convencionais, essas novas câmeras com IA não emitem multas automaticamente. Elas registram as imagens e enviam os dados a agentes posicionados mais à frente, que decidem se abordam ou não o motorista infrator.

Caso o condutor não seja parado, os registros são apagados em poucos minutos. A multa para quem for flagrado usando o celular pela primeira vez é de 100 dólares, podendo chegar a 300 dólares em casos reincidentes.

Por enquanto, existem apenas duas unidades fixas do sistema na região, mas a expansão já está em andamento. O Departamento de Segurança no Trânsito de Minnesota confirmou que viaturas descaracterizadas equipadas com câmeras serão incorporadas à fiscalização em breve.

Os equipamentos contarão com câmeras dos dois lados do veículo, com o objetivo de capturar imagens de motoristas utilizando o celular de maneira indevida.

O uso do celular ao volante é considerado uma das principais causas de acidentes atualmente, especialmente nas últimas duas décadas, com o crescimento de smartphones, sistemas de entretenimento touch e assistências semiautônomas nos veículos.

Em Minnesota, os motoristas podem tocar brevemente no celular para atender ligações, mas estão proibidos de segurá-lo nas mãos, digitar mensagens, assistir vídeos ou jogar enquanto dirigem.

A tendência do uso de inteligência artificial para combater esse tipo de infração está se expandindo em diversos países, como Reino Unido e Austrália, onde os sistemas também já estão em operação.

A expectativa é que a combinação de fiscalização tecnológica e policiamento tradicional ajude a reduzir o número de acidentes causados por distrações no trânsito.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.