O carro acima é um Volkswagen legítimo e é tão raro que faria inveja a muito carro superesportivo, já que apenas 200 foram feitos. Incomum, o XL1 é um carro inspirador, tanto que parece que Elon Musk bebeu de sua fonte de juventude.
Chamar de jovem, um carro com 11 anos, pode já torcer o nariz de alguns, mas o Volkswagen XL1 é como se fosse um carro seminovo, já que, de 2013 até aqui, um exemplar de 2014 com 25.468 km está sendo vendido na Alemanha por € 92.500 ou R$ 572.990!
O XL1 é um daqueles momentos em que o comercial e o marketing parecem que não estão vendo, enquanto designers e engenheiros tocam fogo no parquinho, materializando suas ideais mais insanas, ainda que muitas delas sejam maravilhosas.
Aqui, o XL1 é 8 ou 80 simplesmente pelo que é, um cupê altamente aerodinâmico, com duas portas que abrem verticalmente e dois assentos que não estão paralelamente alinhados.
Lembrando algum conceito de velocidade da antiga Auto Union, o XL1 tem as formas que vemos hoje atualizadas (ou pioradas) no Tesla Cybercab. Mas, não se trata apenas de forma, a função aqui também vale a pena citar.
Antes de mais nada, o XL1 nem pode rodar no Brasil, já que se trata de um carro diesel com um diminuto motor de dois cilindros com turbo e 0.8 litro, que entrega somente 48 cavalos.
Tudo bem, ele não é apenas isso, já que tem um motor elétrico de 27 cavalos, fazendo-o percorrer 35 km apenas com energia, mas consumindo o óleo combustível, a autonomia chega a 550 km.
Usando e abusando do baixíssimo de 0,159 de cx, o XL1 é um Volkswagen que foi o último a buscar a meta nirvânica de 1 litro a cada 100 km, ou 33,3 km/l. Feito em fibra de carbono e com 120 litros no bagageiro, o alemão de 795 kg é simplesmente atraente.
Com 3,888 m de comprimento, 1,666 m de altura, 1,153 m de altura e 2,225 m de entre eixos, o VW XL1 é um daqueles carros que poderiam ser replicados em fibra de vidro a preços mais convidativos.
Indo de 0 a 100 km/h em 12,7 km/l, não é o que parece sugerir com sua aerodinâmica, que oculta até as rodas traseiras. Em 10 anos, o modelo quase não perde valor, já que custava altíssimos € 110.000 (R$ 678.500) em 2013.
Raro e tecnológico, não importa o que o XL1 deixe de fazer, ter um na garagem já será salvar a história de uam das ideias mais interessantes já executadas pela indústria automotiva.
Volkswagen XL1 2014 – Galeria de fotos
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