Por que este Volkswagen com 48 cavalos custa nada menos que R$ 572.990? Ele só leva duas pessoas e quase não tem espaço para bagagem

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O carro acima é um Volkswagen legítimo e é tão raro que faria inveja a muito carro superesportivo, já que apenas 200 foram feitos. Incomum, o XL1 é um carro inspirador, tanto que parece que Elon Musk bebeu de sua fonte de juventude.

Chamar de jovem, um carro com 11 anos, pode já torcer o nariz de alguns, mas o Volkswagen XL1 é como se fosse um carro seminovo, já que, de 2013 até aqui, um exemplar de 2014 com 25.468 km está sendo vendido na Alemanha por € 92.500 ou R$ 572.990!

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O XL1 é um daqueles momentos em que o comercial e o marketing parecem que não estão vendo, enquanto designers e engenheiros tocam fogo no parquinho, materializando suas ideais mais insanas, ainda que muitas delas sejam maravilhosas.

Aqui, o XL1 é 8 ou 80 simplesmente pelo que é, um cupê altamente aerodinâmico, com duas portas que abrem verticalmente e dois assentos que não estão paralelamente alinhados.

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Lembrando algum conceito de velocidade da antiga Auto Union, o XL1 tem as formas que vemos hoje atualizadas (ou pioradas) no Tesla Cybercab. Mas, não se trata apenas de forma, a função aqui também vale a pena citar.

Antes de mais nada, o XL1 nem pode rodar no Brasil, já que se trata de um carro diesel com um diminuto motor de dois cilindros com turbo e 0.8 litro, que entrega somente 48 cavalos.

Tudo bem, ele não é apenas isso, já que tem um motor elétrico de 27 cavalos, fazendo-o percorrer 35 km apenas com energia, mas consumindo o óleo combustível, a autonomia chega a 550 km.

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Usando e abusando do baixíssimo de 0,159 de cx, o XL1 é um Volkswagen que foi o último a buscar a meta nirvânica de 1 litro a cada 100 km, ou 33,3 km/l. Feito em fibra de carbono e com 120 litros no bagageiro, o alemão de 795 kg é simplesmente atraente.

Com 3,888 m de comprimento, 1,666 m de altura, 1,153 m de altura e 2,225 m de entre eixos, o VW XL1 é um daqueles carros que poderiam ser replicados em fibra de vidro a preços mais convidativos.

Indo de 0 a 100 km/h em 12,7 km/l, não é o que parece sugerir com sua aerodinâmica, que oculta até as rodas traseiras. Em 10 anos, o modelo quase não perde valor, já que custava altíssimos € 110.000 (R$ 678.500) em 2013.

Raro e tecnológico, não importa o que o XL1 deixe de fazer, ter um na garagem já será salvar a história de uam das ideias mais interessantes já executadas pela indústria automotiva.

Volkswagen XL1 2014 – Galeria de fotos

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X