A Toyota está apostando alto na eletrificação e os carros elétricos já fazem parte de seus planos para conquistar espaço em mercados importantes, como a China. E aqui? A marca japonesa tem focado essencialmente na hibridização flex, mas isso vai mudar.
Segundo a revista Auto Esporte, o primeiro carro elétrico da Toyota no Brasil será de outra marca… Pouco vista nas ruas, a discretíssima Lexus terá em breve um modelo 100% movido a energia, ampliando assim seu lineup local, igualmente eletrificado.
A publicação diz que o modelo escolhido foi o Lexus RZ 450e e que o mesmo chegará no final do próximo ano. Feito sobre a plataforma e-TNGA, o SUV japonês tem motor elétrico de 312 cavalos e 34,2 kgfm, usando ainda bateria de lítio de 71,4 kWh, que garantem 440 km no ciclo WLTP.
Com esse conjunto, o Lexus RZ 450e vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos com máxima de 160 km/h, sendo essa limitada pelo motor elétrico. Ele tem sistema de tração Direct4 nas quatro rodas, garante mais equilíbrio e performance.
Medindo 4,80 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,63 m de altura e base com 2,85 m de entre eixos, o luxuoso elétrico tem 522 litros no porta-malas e um bom espaço interno.
Com o Lexus RZ 450e, a Toyota terá um vislumbre da recepção do mercado para um carro japonês elétrico de luxo, lembrando que a Nissan foi a primeira nipônica a dispor de um carro elétrico no mercado nacional.
A boa recepção do RZ 450e deve levar à ampliação da oferta de futuros carros elétricos da divisão premium da Toyota no mercado brasileiro.
Já a Toyota, por sua parte, tem uma gama mais ampla com os destacados bZ3 e bZ4, que poderiam aqui rivalizar com os elétricos chineses, especialmente da BYD. Mas, não espere por isso agora, pois a resposta da japonesa virá no próximo Corolla Hybrid.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!