A Mitsubishi tem nos mercados do Sudeste Asiático dois modelos com alcance global que poderão ampliar bem as vendas da marca japonesa em regiões como a América Latina, sendo eles Xforce e Destinator.
Todavia, a Mitsubishi tem no Eclipse Cross um nome de peso, sendo atualmente o principal SUV da marca no mercado brasileiro e em muitos lugares, sempre traduzindo a proposta da marca menos aventureiro, ainda que ele tem bons atributos no fora de estrada.
Com as duas novas propostas se avizinhando do Brasil, especialmente o primeiro com potencial uso da sigla ASX como resgate do antigo SUV médio com tamanho de compacto da marca, o Eclipse Cross parece não ter futuro.
No entanto, como acontece na Europa e outros lugares, a Renault está comprometida com a terceira marca da aliança com a Nissan e tem regularmente permitido variantes de três diamantes em alguns de seus carros.
Aqui no Brasil, nenhum Mitsubishi jamais foi feito pela Renault, mas bem que isso poderia ser feito e ainda de quebra para resgatar o futuro do Eclipse Cross, ao passo que ampliaria a produção no Paraná.
Nesse caso, o produto em si seria uma variante nipônica do esperado Renault Kardian Coupé ou Fastback, que poderia aqui ser chamado de Caudron, em alusão ao fabricante de aviões francês que se uniu à Renault quando surgiu o nome Rafale nos anos 30.
Como se sabe, o Rafale é o único crossover de estilo cupê da Renault na Europa e aqui, o Caudron ou Kardian Coupé seria um irmão menor que poderia dar corpo ao próximo Eclipse Cross.
Nesta projeção de Kleber Silva, do @kdesignag, a proposta de um novo Eclipse Cross se funde com a de um Rafale, que aqui, como já mencionamos, poderia ter perto de 4,40 m para rivalizar com o Fiat Fastback e VW Nivus.
Assim, enquanto ASX e Destinator, quem sabe, seriam feitos pela HPE em Catalão-GO, o novo Eclipse Cross sairia ao lado do irmão francês em São José dos Pinhais-PR, mas somente com motor 1.3 turbo de até 163 cavalos, deixando o Renault com o 1.0 turbo de até 125 cavalos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!