Proprietários reclamam de câmbio em Cruze e Spin

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A transmissão automática GF6 é uma caixa utilizada em praticamente toda a gama Chevrolet no Brasil. Mas alguns proprietários dos modelos Cruze e Spin estão reclamando dela. Os relatos falam de trancos, perda de força e travamento, entrando em modo de emergência.

Um dos casos, o de um Cruze LT 2013, o proprietário diz que desde o início o câmbio apresentava trancos e na estrada, de repente, entrou em modo de emergência e ficou somente na terceira.

Com 26.000 km rodados, a caixa teve de ser trocada. Na concessionária pediram R$ 18 mil, mas o dono acabou fazendo fora por R$ 5.500. Outro relato fala de uma Spin LTZ de taxista , cuja quilometragem já estava em 100 mil.

Trancos leves não eram frequentes no início, mas após três anos, o dono continua reclamando da transmissão. Nas revendas, sempre ouviu que era “característica do carro”, o mesmo alegado no caso do Cruze LT.

Na minivan, os trancos ocorrem nas reduções e retomadas. Em outra Spin, modelo 2014, é relatado também perda de força, trancos e problema nas reduções.

Na internet existem pelo menos 30 casos registrados sobre o mesmo problema e uma oficina especializada em transmissões automáticas recebeu 40 carros com a GF6 em apenas dois meses.

A empresa informa que os carros eram de uso diário, sendo em geral bem cuidados. A GM diz que não é possível indicar ou avaliar o problema sem ouvir os proprietários.

Chevrolet Cruze 2013 – Ficha com dados técnicos

MOTOR
Instalação: Dianteiro
Cilindrada: 1.796 cc
Cilindros: 4, em linha
Válvulas por cilindro: 4
Combustível: Flex
Potência: 144 cv (E) / 140 cv (G) @ 6.300 rpm
Torque: 18,9 kgfm (E) / 17,8 kgfm (G) @ 3.800 rpm

TRANSMISSÃO
Câmbio: Automático
Marchas: 6
Tração: Dianteira

DESEMPENHO
Aceleração 0 a 100 km/h 11,4 s
Velocidade máxima 197 km/h

CONSUMO
Urbano: 6,6 km/l (E) / 9,1 km/l (G)
Rodoviário: 9,1 km/l (E) / 11,8 km/l (G)

SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo de torção

FREIOS
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco

DIREÇÃO
Assistência: Elétrica
Diâmetro de giro: 10,7 m

Pneus e rodas
Dianteiros: 225/50 R17
Traseiros: 225/50 R17

DIMENSÕES
Comprimento: 4,60 metros
Altura: 1,47 metro
Largura: 1,79 metro
Entre-eixos: 2,68 metros

PESO E CAPACIDADES
Peso: 1.424 kg
Porta-malas: 450 litros
Carga útil: 468 kg
Tanque de combustível 60 litros

Fonte: Revista Quatro Rodas

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X