Quase de graça: Renault Kwid elétrico da Europa (Dacia Spring) está sendo comercializado por apenas 79 euros por mês

dacia spring 2025 2
dacia spring 2025 2

O novo Dacia Spring, versão européia do nosso Renault Kwid elétrico, está com uma promoção para compra por leasing, na Alemanha, com um preço inacreditável.

O modelo básico desse EV urbano está disponível por apenas €79 (cerca de R$ 490) por mês em um contrato de 24 meses com limite de 10.000 km por ano—e o melhor: sem entrada.

Isso totaliza um valor de apenas €1.896 por um carro elétrico de €16.900. Lembrando que o trabalhador alemão ganha pelo menos 12,41 euros por hora trabalhada, precisando trabalhar apenas 7 horas para ter o dinheiro da parcela do mês.

A oferta cobre a versão Essential Electric 45, equipada com um motor modesto de 44 cv (33 kW). Com essa potência limitada, não é surpresa que o Spring precise de 19,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h—um desempenho que pode ser frustrante fora do ambiente urbano.

dacia spring 2025 5
dacia spring 2025 5

A bateria de 26,8 kWh, por outro lado, oferece uma autonomia WLTP razoável de 225 km, suficiente para trajetos diários na cidade e, quem sabe, uma escapada no fim de semana.

O configurador oficial da marca mostra que o modelo básico é desprovido de luxos. Entre os itens de série, estão rodas de aço com calotas, painel de instrumentos de 7 polegadas e um suporte para celular que substitui um sistema de infotainment completo.

Além disso, há uma porta USB-C, ar-condicionado manual, vidros elétricos dianteiros, sensores de estacionamento traseiros e um conjunto mínimo de assistências de direção, conforme exigido por lei.

A Dacia deixa claro que o Spring é básico, e não tenta sugerir o contrário.

dacia spring 2024 5
dacia spring 2024 5

O contrato de leasing é válido até 31 de dezembro de 2024 para veículos registrados na Alemanha entre janeiro e junho de 2025, sujeito à disponibilidade.

Para quem prefere a compra direta, o Dacia Spring começa em €16.900 (R$ 95.600) na versão Essential Electric 45, e chega a €19.900 (R$ 112.600) na versão topo de linha Extreme Electric 65, que traz um motor mais potente de 64 cv (48 kW) e um pacote de equipamentos mais robusto.

Desde seu lançamento em 2021, a Dacia já vendeu 35.000 unidades do Spring na Alemanha, conquistando uma fatia do mercado de EVs com foco em baixo custo. Mas a concorrência está esquentando.

Apesar dos quadriciclos pesados mais baratos, como o Citroën Ami, a maior ameaça ao Dacia Spring vem do Leapmotor T03, apoiado pela Stellantis.

O T03 é produzido na Europa e começa em €18.900, cerca de €2.000 a mais que o Spring de entrada. No entanto, esse modelo chinês é mais comparável ao Spring Expression Electric 65, que também custa €18.900. O Leapmotor se destaca com um motor de 94 cv (70 kW) e uma autonomia de 265 km, superando o Dacia em potência e alcance.

Outros carros elétricos completos disponíveis na Alemanha são significativamente mais caros. Por exemplo, o Citroën e-C3 começa em €23.300, embora uma versão mais barata de menos de €20.000 esteja prevista para o próximo ano, com um motor menos potente e bateria menor.

O e-C3 chamou atenção em 2023 na França, onde foi oferecido por apenas €54 por mês em um contrato de três anos, sem entrada, graças a subsídios do governo. No entanto, esse programa foi suspenso e só deve retornar em 2025.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.