Antes era conhecido pelo codinome AY2, mas agora sabemos quem ele será na China, o Aion UT. O hatch compacto da GAC (Guangzhou Auto) chega com estilo mais atraente que seu principal rival, o BYD Dolphin.
Desenvolvido para ter preços na casa dos 100.000 yuans ou R$ 79,9 mil, o Aion UT pertence ao segmento de hatches compactos de design envolvente e clean, cujo foco é ter um acabamento mais premium e um habitáculo espaçoso.
Sendo assim, ele está mais para um Honda Fit que para um VW Polo, explorando a estética sofisticada e apresentando uma proposta de preço altamente competitiva com boa eficiência energética.
Com 4,270 m de comprimento, 1,850 m de largura, 1,575 m de altura e 2,750 m de entre eixos, o Aion UT leva cinco pessoas, mas, como é de praxe, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação não revela o interior dos carros divulgados.
Jogando com a regra debaixo do braço, a GAC tem no Aion UT um equivalente também no JAC Yttrium e em outros de design semelhante, incluindo de marcas ligadas a fabricantes estrangeiros, como Baojun e Wuling, por exemplo.
Tendo motor elétrico de 136 cavalos, o Aion UT segue a cartilha do segmento e tem três opções de baterias com autonomias entre 300 km e 500 km.
Visualmente, o Aion UT tem faróis compactos full LED com design sofisticado, assim como capô curto e para-brisa avançado, com dispositivos do sistema ADAS integrados ao vidro, enquanto o arco do teto em branco é destacado.
Ele se conecta às colunas C estilizadas e igualmente brancas, com portas tendo vidros amplos e maçanetas embutidas. Assim como na frente, a traseira tem lanternas em LED com quatro elementos de iluminação.
Equipado com rodas aros 16 ou 17 polegadas, o Aion UT é um rival perigoso para o BYD Dolphin, que hoje é o segundo carro elétrico mais vendido no Brasil. Vem? Certamente que sim.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!