S10 2015 2.5 Flex melhora performance (e economia)

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A Chevrolet S10 ganhou uma importante versão intermediária em 2015. Equipada com o novo motor 2.5 Ecotec SIDI Flex, que traz a tecnologia de injeção direta bicombustível, o modelo da General Motors apresenta melhora na performance em relação ao antigo 2.4 Flex, além de mais conforto e economia.

As mudanças para a líder do segmento de picapes médias foram pontuais, destacando-se ainda novidades no acabamento, opção de transmissão manual de seis marchas e suspensão mais firme. A versão testada é a LTZ com tração 4×4, pois há opção 4×2.

Com motor 2.5 Flex, a S10 não dispõe de transmissão automática e só está disponível com cabine dupla. O preço de lançamento era R$ 103.700, mas antes mesmo de avaliarmos a novidade o valor aumentou para R$ 104.300. Vamos então conferir alguns detalhes e comportamentos da Chevrolet S10 2015 2.5 SIDI Flex.

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Por fora…

O visual exterior não apresenta mudanças muito perceptíveis em relação ao 2014. Na frente, a S10 2015 apresenta faróis grandes de dupla parábola com direito a projetor tipo canhão, grade com frisos cromados, faróis de neblina com molduras cromadas e grande ângulo de ataque do para-choque.

Nas laterais, o destaque fica para as rodas de liga leve cromadas aro 17 com pneus 255/65 R17. Além disso, tem retrovisores e maçanetas com acabamento cromado, estribos, protetores na base das portas e santantonio personalizado sobre a caçamba. No teto, barras longitudinais, barra transversal cromada do santantonio e antena.

Sobre a caçamba de carga, uma capota marítima. Já as lanternas possuem formato vertical e proeminente, enquanto a tampa da caçamba abriga câmera de ré embutida, fechadura independente e logotipos “2.5 SIDI” e “Ecotec 6 Speed”. O para-choque tem as laterais cromadas, além de sensores de estacionamento e apoio para os pés com acabamento preto.

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Por dentro…

No interior, a Chevrolet S10 CD LTZ 4×4 2.5 SIDI Flex 2015 apresenta materiais de melhor qualidade, destacando-se painel e portas em dois tons de cinza, sendo escuro na parte superior e claro mais abaixo.

O centro do conjunto, que envolve multimídia e ar condicionado, possui como novidade um acabamento em cor preto brilhante, assim como a base da alavanca de marchas (que tem o pomo em couro e cromado) e nas portas. As maçanetas das portas são cromadas e os assentos receberam revestimento em couro de tom cinza claro.

O volante em couro tem aspecto robusto e comandos de telefonia, multimídia e controle de cruzeiro, bem como filetes também em preto brilhante. O cluster, que lembra o do Camaro, mantém a iluminação Ice Blue e se destaca pelo computador de bordo completo e boa visualização dos mostradores.

Ao centro, o painel apresenta um porta-objetos com tampa no topo, além de multimídia MyLink com CD/MP3/Bluetooth/USB/Aux/DVD/GPS e também visualização da câmera de ré. O dispositivo poderia ser mais moderno, mas cumpre seu papel. Já o ar condicionado automático com desenho circular agrada tanto no visual quanto na eficiência.

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A S10 2015 agora dispõe de ESP e controle de descida, além de assistente de partida em rampa e controle de tração. Os comandos ficam logo abaixo do ar condicionado, onde estão duas fontes de 12V. Há uma terceira na parte traseira. Os dois porta-luvas somam um bom espaço e os práticos porta-copos retráteis nas extremidades do painel frontal ampliam a comodidade em viagens.

Entre os bancos, ficam o botão seletor de tração (4x2, 4×4 e 4×4 reduzida), além de porta-copos, freio de estacionamento e apoio de braço central com porta-objetos, onde ficam os conectores USB e Auxiliar. As portas apresentam acabamento em couro na parte central e porta-copo/garrafa.

A porta do motorista tem comandos dos vidros em boa posição, mas o bloqueio dos vidros simplesmente não funcionou na unidade testada. Os retrovisores elétricos têm comando junto à coluna A e não está em boa posição.

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A coluna de direção é regulável apenas em altura e o banco do motorista apresenta ajustes elétricos de altura, distância e inclinação do encosto. Os cintos também possuem regulagem de altura. Os comandos de faróis, lanternas e ajustes de posição e iluminação dos instrumentos ficam em posição mais abaixo do painel.

Atrás, o espaço é generoso e o banco é inteiriço, contando apenas com dois apoios de cabeça e apoio de braço central com dois porta-copos, mas com cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro.

Porta-revistas e alguns compartimentos ocultos fazem parte do interior de modo geral. O teto apresenta alças de mão, espelho não iluminado apenas para o passageiro, luzes de leitura e retrovisor dia e noite.

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Por ruas e estradas…

O novo motor 2.5 Ecotec SIDI Flex deu aquela revigorada à Chevrolet S10 2015. O propulsor é fabricado todo em alumínio, tendo ainda duplo comando de válvulas variável, injeção direta bicombustível com pré-aquecimento nos bicos injetores e entrega boa disposição no dia a dia.

São 197 cv com gasolina e 206 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm. Já o torque alcança 26,3 kgfm com o derivado de petróleo e 27,3 kgfm com o de cana. O propulsor da GM tem funcionamento suave e é silencioso durante a condução. Ele entrega respostas bem mais rápidas que o longevo 2.4 Flex. Nem dá para comparar.

Rodando a 110 km/h, ele funciona a 2.500 rpm e garante conforto e economia. Conseguimos fazer 10,1 km/litro com gasolina na estrada, enquanto na cidade o modelo fez 7 km/litro. Nada mal para um veículo 4×4 (com 4×2 engatado) de quase 2 toneladas.

A nova transmissão manual de seis velocidades ajuda neste sentido.

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A caixa manual de seis marchas tem engates firmes e precisos, tendo ainda um pouco mais de maciez nas mudanças em comparação com outras picapes do segmento. Não é excessivamente dura e não cansa no dia a dia.

O mesmo em relação à embreagem e aos freios, bem eficientes. O nível de ruído interno melhorou com um novo isolamento acústico, que somado ao motor de funcionamento mais suave, torna as viagens mais confortáveis.

Já a estabilidade melhorou com controle de tração e estabilidade, além de novas buchas na suspensão, que deixaram a calibragem mais firme e assim evitando que o veículo pule demais quando vazio.

O conjunto é muito robusto e aguenta muito bem a buraqueira de ruas e estradas, assim como no off-road, garante conforto e segurança.

Com a tração 4×4 engatada, a S10 2015 se mantém firme nas curvas e atravessa bem os terrenos mais difíceis, apesar dos pneus de fábrica não serem os mais indicados para caminhos mais tortuosos. Na reduzida, subidas muito íngremes são vencidas com facilidade e o controle de descida deixa o condutor mais confiante em declives muito acentuados.

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Sem dúvida o controle de descida é um item fundamental para quem necessita ir para o fora de estrada, mas que não tem espírito tão aventureiro. A direção hidráulica também foi alterada para ficar mais direta e oferecer maior controle ao condutor.

Continua progressiva e pouco leve em manobras. O espaço interno continua bom na frente e atrás, proporcionando conforto no dia a dia e em viagens longas.

A caçamba de carga tem espaço razoável, contando ainda com a prática capota marítima e tampa de fácil acesso. Os 771 kg que podem ser levados ficam um pouco abaixo do esperado, mas boa parte dos proprietários nunca chegará ao nível máximo de carga.

A Chevrolet S10 CD LTZ 4×4 2.5 SIDI Flex 2015 é bem superior à versão 2.4 Flex e garante um bom meio termo entre àquela e a topo de linha 2.8 CDTI, que ainda oferece o melhor conjunto.

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Por você…

Com foco em clientes dos grandes centros, que precisam de uma picape com mais espaço e eventual transporte de objetos maiores na caçamba, mas custando menos que a opção diesel, a Chevrolet S10 CD LTZ 4×4 2.5 SIDI Flex 2015 é uma boa pedida.

Ela é bem completa e agora dispõe de mais itens de segurança.

A melhoria em isolamento acústico e o bom funcionamento do motor 2.5 Ecotec Flex reforçam a aptidão para oferecer conforto no dia a dia, mesmo tendo que enfrentar o caótico trânsito urbano.

O tamanho é um empecilho natural que os donos de picapes já convivem bem. A câmera de ré e os sensores de estacionamento ajudam muito nas manobras.

A imponência, a robustez e a capacidade de sair-se melhor em ruas alagadas e enfrentar estradas de asfalto ruim são outros atrativos. A sensação de segurança também agrada quem vê isso como um fator determinante para compra.

Ruim mesmo é não ter opção automática, o que sem dúvida levará muitos clientes para picapes Flex rivais.

Em termos de custo-benefício, a Chevrolet S10 com motor 2.5 SIDI Flex apresenta custo de revisões de R$ 4.064 até 60.000 km, tendo ainda garantia de 3 anos e sem limite de quilometragem. Vai comprar uma picape cabine dupla Flex?

Então considere esta também.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Chevrolet S10 CD LTZ 2.5 SIDI Flex 2015

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, injeção direta, Flex
Cilindrada – 2457 cm³
Potência – 197/206 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 26,3/27,3 kgfm a 4.400 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de seis velocidades
Tração – 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,1 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 163 km/h (etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.500 rpm
Consumo rodoviário – 10,1 km/litro (gasolina)
Consumo urbano – 7,0 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção
Dianteira – Independente com braços articulados/Traseira – Eixo rígido com feixes de molas
Hidráulica variável

Freios
Discos nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 17 com pneus 255/65 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 5.347 mm
Largura – 1.882 mm
Altura – 1.831 mm
Entre-eixos – 3.096 mm
Peso em ordem de marcha – 1.979 kg
Tanque – 80 litros
Capacidade de carga – 771 kg
Preço – R$ 104.300

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X