A Índia exige que os carros de modo geral tenham um custo de produção muito menor que a média mundial e assim, especialmente na faixa de até 4,00 m de comprimento, eles precisam apertar mais o cinto para a conta fechar.
Dessa forma, os carros sub-4 m são geralmente polidos estruturalmente, mesmo que a aparência indique outra coisa. Seja como for, as montadoras instaladas no país conseguiram encontrar a equação exata para ter segurança e preço lado a lado.
O melhor exemplo disso é o Novo Suzuki Dzire, um sedã sub-4 m que tem seu preço fixado a partir de 679.000 rúpias indianas, ou cerca de R$ 46,4 mil. Trata-se de um preço muito baixo para um carro zero km. Nos states, custaria apenas US$ 8.000…
De olho no preço, não somente os consumidores ficaram empolgados, já que o Global NCAP não perde uma oportunidade de analisar certas coisas que algumas marcas colocam em determinados mercados.
A própria Suzuki já foi criticada no Latin NCAP e agora chegou a vez do Global NCAP, mas o popular Dzire saiu-se bem, levando cinco estrelas e provando que mesmo carros de baixo custo, com preços módicos, podem ser seguros.
Equipado com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e proteção de pedestres como padrão, o novo Dzire é o primeiro Maruti Suzuki a obter uma classificação de cinco estrelas do Global NCAP, segundo o instituto.
A constatação é realmente triste, mas já é uma luz no fim do túnel da insegurança, pois se o sedãzinho pode, por que outros modelos da marca também não?
David Ward, presidente executivo da Fundação Towards Zero, disse: “A classificação de cinco estrelas do novo Dzire define um benchmark de segurança significativo para a Maruti Suzuki em comparação com a versão anterior deste modelo e outros da Maruti que testamos. O Global NCAP acolhe calorosamente este resultado de teste voluntário marcante”.
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