Senado aprova gasolina com 35% de etanol; outros combustíveis terão alterações

combustivel gasolina
combustivel gasolina

O Senado Federal aprovou o chamado “combustível do futuro”, um pacote de alterações nos derivados de petróleo oferecidos no mercado brasileiro, que movem carros, motos, caminhões, ônibus, tratores e aviões.

A principal mudança e que impactará (negativamente, é claro) em donos de carros a gasolina é a decisão de alterar o limite de etanol no derivado de petróleo, que passará de 27,5% para 35% de álcool anidro.

Aprovado na Comissão de Infraestrutura do Senado, o texto foi alterado pelo relator, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que é vice-presidente da casa.

Vital do Regô inclui uma cláusula que permite ao governo reduzir a quantidade de etanol anidro na gasolina para um mínimo de 22% em caso de necessidade, ou seja, quando a oferta do combustível vegetal cair no país por conta da política do açúcar ou condições climáticas, entre outras situações.

Assim, a gasolina pode simplesmente passar de E35 para E22 rapidamente se uma crise no abastecimento aumentar os custos do álcool e assim impactar no principal produtos das refinarias da Petrobrás. Hoje, o mínimo é de 18%.

Outro ponto que também deve impactar na Petrobrás é o biodiesel, que terá limite mínimo de 15% a partir de março de 2025 e que até 2030, será de 20% de sua composição com óleos vegetais.

Uma avaliação técnica será feita pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para saber se é possível variar o teor de compostos vegetais no diesel entre 13% e 25%.

O uso de matérias-primas produzidas no agronegócio familiar também poderão ser usadas para produção de biocombustíveis. Além disso, o texto dioz que as companhias aéreas também terão de reduzir as emissões e isso a partir de 2027.

Para isso, o SAF – combustível de aviação ecológico – terá papel fundamental na mistura com o querosene de aviação, chegando a 10% do mesmo em 2030. Com essas medidas, espera-se por uma boa redução nas emissões de poluentes no país.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X