Ecologia Etc Tecnologia

Sistema Bosch Start-Stop

Durante o Congresso da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), em novembro em São Paulo, a Bosch revelou o sistema Start-Stop, que desliga automaticamente o carro em semáforos ou congestionamentos. A tecnologia já está pronta e deve chegar ao mercado em 2007.

astra_start Sistema Bosch Start-Stop



O Start-Stop funciona da seguinte forma: ao parar o automóvel, deve-se desengatar a marcha, colocando em ponto morto. Cerca de cinco segundos depois, o carro desliga automaticamente. Ao pisar novamente na embreagem para se engatar primeira marcha, o sistema dá partida automaticamente no carro.

O sistema pode ser desligado através de um botão no console central. De acordo com a Bosch, o Start-Stop pode reduzir o consumo em até 15% e as emissões de poluentes em 5%. As partidas são mais rápidas e suaves do que a dos carros comuns.

O Citroën C3 vendido na Europa já possui sistema semelhante. A diferença é que o compacto conta com câmbio automático, enquanto que o Start-Stop da Bosch pode ser instalado em carros manuais. No francês, um alternador especial é acoplado ao motor de arranque. Por aqui, ambas as peças são separadas e a segunda é reforçada, para agüentar o uso freqüente.

Além disso, a Bosch aplicou alterações na parte elétrica e desenvolveu uma nova central eletrônica que cruza informações como a última vez em que o carro parou, a posição do câmbio, a pressão nos pedais e se tem álcool no tanque. Neste caso, o carro pode permanecer ligado se o motor ainda estiver frio.

A Bosch afirma que já há fabricantes brasileiros interessados no sistema. A empresa não informou, contudo, quanto o Start-Stop oneraria no valor final do carro.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend