Listas Top 10

TOP 10: modelos mais baratos com start/stop

fiat-uno-2018-1-1024x704

Quais são os carros mais baratos com o famoso sistema start/stop? Bem, primeiramente, você sabe o que é start stop? O sistema start/stop permite que o veículo economize combustível quando está parado.


Ao parar de se movimentar, como ao parar em um semáforo, o veículo desliga o motor automaticamente, economizando a gasolina que estaria sendo queimada para manter a marcha lenta. O carro fica desligado pelo tempo que for necessário. Ele só liga em menos tempo se o ar-condicionado ou outros equipamentos mais potentes estiverem ligados.

Logo em seguida, quando o motorista tira o pé do freio, o motor é ligado rapidamente, de uma maneira muito mais rápida do que se fizessemos isso manualmente. Quais são os carros mais baratos do Brasil (sim, teremos vários comentários dizendo que na verdade são os “menos caros”) com start/stop?

Veja uma lista abaixo:


Os carros mais baratos com start stop

1) Fiat Argo 1.0 – R$ 47.790

fiat-argo-drive-10-impressões-NA-48-1024x682

O novo hatch compacto da Fiat que chegou para ficar no lugar de Palio e Punto tem sistema start stop desde sua versão de entrada, o que é um certo avanço tecnológico neste sentido no Brasil. Ele é o mais em conta da nossa lista.

2) Fiat Uno 1.3 – R$ 51.390

fiat-uno-2017-impressões-NA-34-1024x682

O Fiat Uno, embora tenha ficado em um segundo plano na linha da Fiat, por ter preços muito parecidos com os do Novo Fiat Argo, também tem o sistema start stop em versões com motor 1.3. Mas muitos consumidores tem deixado ele de lado para comprar o Argo, lançamento mais recente e com mais espaço interno.

3) Renault Sandero Expression 1.6 SCe – R$ 52.900

renault-sandero-1.0-sce-23-1-1024x638

Um dos modelos populares do Brasil com mais espaço interno, o Renault Sandero é uma ótima opção para quem precisa carregar cinco pessoas com frequência. As suas versões com motor 1.6 SCe também tem o sistema start stop.

4) Renault Logan Expression 1.6 SCe – 55.400

renault-logan-sce-2017-impressões-NA-1-1024x682

Aqui estamos falando de praticamente o mesmo carro que o Sandero com motor 1.6 SCe. O seu irmão sedan Logan tem o mesmo ótimo espaço interno mas ainda conta com um amplo porta-malas para viagens.

5) Jeep Renegade 1.8 – R$ 75.790

jeep-renegade-sport-flex-avaliação-NA-44-1-1024x682

Chegando em uma faixa bem mais alta de preços temos o Jeep Renegade com o mal falado motor 1.8 Flex. Esse motor, além de beber bastante, ainda entrega um desempenho fraco para o SUV compacto. Mas pelo menos tem start stop.

6) Chevrolet Tracker 1.4 Turbo – R$ 87.590

chevrolet-tracker-2017-1024x690

O SUV compacto da Chevrolet, concorrente direto do Jeep Renegade, também tem sistema start stop, mas seu conjunto mecânico é bem mais agradável. Seu motor 1.4 Turbo não tem nem comparação com o 1.8 do Renegade, é muito melhor.

7) Fiat Toro Freedom 1.8 – R$ 91.990

Fiat-Toro-Freedom-1.8-AT-1024x685

A Fiat Toro Freedom com motor 1.8 tem o mesmo conjunto mecânico do Jeep Renegade, que comentamos acima. E também traz consigo os mesmos defeitos. Mas, como muitos não podem comprar as versões diesel da Toro, que são excelentes, ficam com este motor flexível de 1,8 litro.

8) Chevrolet Cruze Sedan 1.4 Turbo – R$ 95.890

chevrolet-cruze-2017-manutencao-1-1024x690

O Chevrolet Cruze melhorou muito em termos de motorização agora que ganhou a sua nova geração no Brasil. O motor 1.8 beberrão e lento da geração anterior saiu para a entrada de um ótimo 1.4 turbo, o mesmo da Tracker. Também tem start stop.

9) Chevrolet Cruze Sport6 1.4 Turbo – R$ 95.890

chevrolet-cruze-sport6-2018-2-1024x552

O segmento de hatches médios está em plena decadência no Brasil. Ninguém mais quer um hatch médio, sendo que pode comprar um SUV compacto na mesma faixa de preço. Mas para aqueles que gostam de um hatch, ainda existem duas opções famosas no mercado brasileiro, uma delas sendo o Cruze Sport6, com motor 1.4 turbo e sistema start stop. Ele é um carro muito bem equipado, mas infelizmente com um preço elevado.

10) Volkswagen Golf Highline 1.4 Turbo – R$ 109.730

volkswagen-golf-comfortline-10-tsi-impressões-NA-48-1024x682

E o segundo hatch médio que mais representa o segmento é o conhecidíssimo Golf. Quando essa última geração foi lançada no Brasil em 2013 seu preço super convidativo de R$ 67.990 era sensacional, para um carro moderno com vários itens de série. Até freio de estacionamento eletrônico já tinha nesse preço. Agora hoje ele passa dos R$ 100.000 se a compra for da versão com motor 1.4 Turbo, e ele ainda por cima perdeu muitos equipamentos de fábrica.

Em todos os casos foram consideradas as versões mais baratas de cada modelo que tivesse o mesmo motor, com sistema start stop.

Lista feita por Eduardo Pruvinelli

TOP 10: modelos mais baratos com start/stop
Este texto lhe foi útil??

4.0
COMPARTILHAR:
  • dudupruvinelli

    É um sistema muito interessante, pena que por enquanto só esses modelos possuem. No Golf, basta o carro parar que ele desliga o motor; para ligar, basta "dar uma beliscada" na embreagem. É tudo muito rápido e com o tempo você se acostuma.

    • Marciomaster

      Nao duvida se me acostumo ou não, só compraria um carro com Star\stop se puder desabilitar a função.

      • scheeren

        Olá Marcio. Dirigi ano passado na Itália um Lancia Ypsilon com Start/Stop sem saber que ele tinha o recurso. Na primeira vez que desligou eu achei que tinha feito barbeiragem, mas logo depois me dei por conta. Com o uso, descobri que existe um botão para desabilitar e, se mantiver o pé na embreagem, ele também desativa. O sistema só funciona com o carro parado sem embreagem acionada. Cheguei a desligar uma vez pra ver, mas é tudo tão rápido (e funciona!) que preferi manter o sistema ativo.

        • Marciomaster

          Scheeren, valeu pelo relato, é importante ter opção de desabilitar. Tambem creio haver um desgaste maior do conjunto motor com esse sistema, mesmo que preparado para tal.

          • Edson Roberto

            O desgaste foi preparado para dar ao conjunto a mesma vida util que o modeloque não possui tal dispositivo. Ele é totalmente superdimensionado para isso. Inclusive tanto a bateria como o motor de arranque são bem mais fortes.

            Agora, tudo depende do que se procura, para quem quer economia, ele estará ai, quem quer durabilidade vai deixar de usar. Mas acho que quem procura carros com esse dispositivo hoje em dia, não deveria se preocupar com o desgaste de um item que foi pensado para seu uso. A não ser que seja para usos de ar condicionado e coisas do tipo em que alguns carros o ar se desliga.

    • Marcelo_Machado

      No manual esse sistema para mim não ia servir. Qdo tinha carro manual sempre ficava com a marcha engatada e o pé apertando a embreagem no farol, para sair rápido assim que ele abrisse.

      Mas no AT acho esse sistema muito útil em gdes cidades devido aos congestionamentos e farois em sequencia que não são sincronizados.

      • Edson Roberto

        Isso tudo é uma questão de costume. Se vc fosse uma pessoa que quisesse comprar um carro para o intuito de economizar e esse dispositivo fosse questão para isso, vc mudaria seu habito.

  • _Adriano__

    Demoro pra ter esse sistema em todos os carros, alias se falam tanto em aquecimento global, deveria ser lei em todos os carros do mundo!

    • Alvaro Guatura

      E motos…
      nao vamos esquecer da Honda PCX a R$8990,00

  • jamilsonsanches

    Acho o sistema muito interessante, só tenho ainda algumas dúvidas:
    – Carros com start/stop vem com ar condicionado elétrico? Como manter o ar condicionado funcionando sem o motor ligado?
    – Tem como desativar o sistema? Caso daqui há uns anos o motor passe a apresentar problemas, como dificuldade para pegar, como faz?

    • dudupruvinelli

      Boa lembrança. O ar condicionado não funciona com o carro desligado, somente a ventilação. MAS ele só desliga depois de atingir a temperatura selecionada. Sim, pode ser desativado num botão no console central.

      • jamilsonsanches

        Que coisa! Mas e aqui no RJ com aquele calor infernal e o transito parado? Será necessário desativar o sistema, perdendo o sentido quanto à economia… Acho que vale umas evoluções aí!

        • thales_sr

          Por isso que a Ford deu uma "beliscada" no sistema, dizendo que era inútil aqui no Brasil…rs
          Não chega a tanto, pois nem todos os locais do Brasil são quentes o tempo inteiro. Aqui em Aracaju, nesse exato momento, está fazendo 23º, daria pra ficar só com a recirculação ligada por um minuto ou dois e não morrer de calor, o start-stop funcionaria nessa condição. No meio dia, possivelmente não daria pra usar, mas de noite usaria de novo.. Enfim, teria sua utilidade.

          • O_Corsario

            E depende do uso tbm. Aqui em Campinas, mesmo com calor, eu raramente uso ar-condicionado, e raramente pego aquele anda-e-para irritante, ou estou andando ou parado no farol, para mim o sistema seria muito útil.

            • thales_sr

              Quando eu morava aí em Campinas a coisa mais rara era eu usar o ar-condicionado… Mesmo em dias quentes, a brisa é fresca…. :P Piadinha infame…

              • O_Corsario

                Hehehe mas é bem por aí, acho o start-stop muito legal, gostaria de ter no meu próximo carro.

        • Marcelo_Machado

          Depois que o carro atinge uma temperatura mais baixa o ar condicionado não precisa fica ligado 100% do tempo. Então nesses momentos não faria muita diferença.
          Mas já estão testando versões em que o ar condicionado não deslique com o star-stop

          • Edson Roberto

            Curiosamente, ainda que o Focus nãotenha o dispositivo, ele com pre ignição já mantem o ar ativo. Testei em um Titanium no evento.

  • Brunocarro1998

    Curioso, todos os modelos são alemães. Inclusive a smart (marca da Mercedes-Benz), falando nela, se escreve com s minúsculo mesmo.

  • LeandroBalmant

    10 mais baratos ou menos caros?

    • thales_sr

      Depende do seu saldo na conta… $$

      • rrr

        O que é isso? kkk

  • Mario

    A bateria acaba muito mais rápido com isso? Se ela não estiver 100% deve ficar muito ruim na hora de sair…

    • DiegueteCG

      Acho que por conta do Start-Stop, alguns itens são reforçados, como a bateria.

      • Nanda Pinheiro

        Bom dia …a bateria para esses modelos com tecnologia Start-stop são outros modelos e tem uma corrente de partida maior,elas possuem também uma tecnologia avançadas AGM ,e os preços variam de 800,oo a 1.200,00…A localização delas no carro mudam de lugar que podem vir abaixo do banco do passageiro,e ou n o porta-mala,e tem modelos de carros que vem com 2 baterias …

  • bandaxadibar

    que pais retrogrado em tecnologia automotiva…..na Italia aluguei um punto basico e tinha o start stop

  • sei lá, li uma matéria na quatrorodas uma vez que dizia que um carro 1.6 pode ficar ligado por 2 horas em marcha lenta com o consumo de um litro de combustível. se levar em conta um desgaste maior do sistema de arranque do veiculo, desgaste maior da bateria e maior valor do veiculo por ter esse sistema aposto que não compensa.

  • PedroTelles

    Eu nunca vi um smart rodando na rua na minha vida, e olha que eu moro no Rio em.

    • thales_sr

      Rapaz, o Rio é engraçado, acho que vi um ou dois aí… Mas tem sim. Até aqui em Aracaju eu vi rodando…

    • zeuslinux

      Eu sou do Rio e já vi alguns, poucos é verdade, mas vi. Logicamente tudo na zona sul…

  • GuilhermeTucson

    Num carro manual o sistema só funciona se o carro estiver na "banguela", sem o pé na embreagem e com o pé no freio?

    • dudupruvinelli

      É. Desengatou a marcha, pisou no freio, o carro parou, o carro desligou. Pisou na embreagem, o carro ligou.

  • brasiusiu

    Só alemaes, cade a Fiat e os americanos de plantão?

  • Faltou o Cruze automático LTZ

  • luizj

    O sistema que o carro tem é bom, mas o carro em si é feio pra caramba kkk.

  • Nanda Pinheiro

    Com essa tecnologia Start stop a bateria é bem mais potente e bem mais cara também,chegando até a 800,00 ..por ser uma bateria mais trabalhada e robusta,com corrente de partida bem maior que a convencional …
    Aprendendo mais ….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email