Quais são os carros mais baratos com o famoso sistema start/stop? Bem, primeiramente, você sabe o que é start stop? O sistema start/stop permite que o veículo economize combustível quando está parado.
Ao parar de se movimentar, como ao parar em um semáforo, o veículo desliga o motor automaticamente, economizando a gasolina que estaria sendo queimada para manter a marcha lenta. O carro fica desligado pelo tempo que for necessário. Ele só liga em menos tempo se o ar-condicionado ou outros equipamentos mais potentes estiverem ligados.
Logo em seguida, quando o motorista tira o pé do freio, o motor é ligado rapidamente, de uma maneira muito mais rápida do que se fizessemos isso manualmente. Quais são os carros mais baratos do Brasil (sim, teremos vários comentários dizendo que na verdade são os “menos caros”) com start/stop?
Veja uma lista abaixo:
- Fiat Toro diesel: preço, consumo, motor, desempenho e equipamentos
- Jeep Renegade 2021: preço, consumo, versões (em detalhes)
- Jeep Renegade diesel: história, motor, desempenho, preços
Os carros mais baratos com start stop
1) Fiat Argo 1.0 – R$ 47.790
O novo hatch compacto da Fiat que chegou para ficar no lugar de Palio e Punto tem sistema start stop desde sua versão de entrada, o que é um certo avanço tecnológico neste sentido no Brasil. Ele é o mais em conta da nossa lista.
2) Fiat Uno 1.3 – R$ 51.390
O Fiat Uno, embora tenha ficado em um segundo plano na linha da Fiat, por ter preços muito parecidos com os do Novo Fiat Argo, também tem o sistema start stop em versões com motor 1.3. Mas muitos consumidores tem deixado ele de lado para comprar o Argo, lançamento mais recente e com mais espaço interno.
3) Renault Sandero Expression 1.6 SCe – R$ 52.900
Um dos modelos populares do Brasil com mais espaço interno, o Renault Sandero é uma ótima opção para quem precisa carregar cinco pessoas com frequência. As suas versões com motor 1.6 SCe também tem o sistema start stop.
4) Renault Logan Expression 1.6 SCe – 55.400
Aqui estamos falando de praticamente o mesmo carro que o Sandero com motor 1.6 SCe. O seu irmão sedan Logan tem o mesmo ótimo espaço interno mas ainda conta com um amplo porta-malas para viagens.
5) Jeep Renegade 1.8 – R$ 75.790
Chegando em uma faixa bem mais alta de preços temos o Jeep Renegade com o mal falado motor 1.8 Flex. Esse motor, além de beber bastante, ainda entrega um desempenho fraco para o SUV compacto. Mas pelo menos tem start stop.
6) Chevrolet Tracker 1.4 Turbo – R$ 87.590
O SUV compacto da Chevrolet, concorrente direto do Jeep Renegade, também tem sistema start stop, mas seu conjunto mecânico é bem mais agradável. Seu motor 1.4 Turbo não tem nem comparação com o 1.8 do Renegade, é muito melhor.
7) Fiat Toro Freedom 1.8 – R$ 91.990
A Fiat Toro Freedom com motor 1.8 tem o mesmo conjunto mecânico do Jeep Renegade, que comentamos acima. E também traz consigo os mesmos defeitos. Mas, como muitos não podem comprar as versões diesel da Toro, que são excelentes, ficam com este motor flexível de 1,8 litro.
8) Chevrolet Cruze Sedan 1.4 Turbo – R$ 95.890
O Chevrolet Cruze melhorou muito em termos de motorização agora que ganhou a sua nova geração no Brasil. O motor 1.8 beberrão e lento da geração anterior saiu para a entrada de um ótimo 1.4 turbo, o mesmo da Tracker. Também tem start stop.
9) Chevrolet Cruze Sport6 1.4 Turbo – R$ 95.890
O segmento de hatches médios está em plena decadência no Brasil. Ninguém mais quer um hatch médio, sendo que pode comprar um SUV compacto na mesma faixa de preço. Mas para aqueles que gostam de um hatch, ainda existem duas opções famosas no mercado brasileiro, uma delas sendo o Cruze Sport6, com motor 1.4 turbo e sistema start stop. Ele é um carro muito bem equipado, mas infelizmente com um preço elevado.
10) Volkswagen Golf Highline 1.4 Turbo – R$ 109.730
E o segundo hatch médio que mais representa o segmento é o conhecidíssimo Golf. Quando essa última geração foi lançada no Brasil em 2013 seu preço super convidativo de R$ 67.990 era sensacional, para um carro moderno com vários itens de série. Até freio de estacionamento eletrônico já tinha nesse preço. Agora hoje ele passa dos R$ 100.000 se a compra for da versão com motor 1.4 Turbo, e ele ainda por cima perdeu muitos equipamentos de fábrica.
Em todos os casos foram consideradas as versões mais baratas de cada modelo que tivesse o mesmo motor, com sistema start stop.
Lista feita por Eduardo Pruvinelli