Top 10: Carros diesel mais baratos do Brasil (2022)

carros-diesel-mais-baratos

Quais são os carros movidos a diesel mais baratos do Brasil?


Bem, devido a uma lei que proíbe a comercialização de carros de passeio com motorização a diesel, o mercado de veículos equipados com esse tipo de motorização é bastante restrito no Brasil.

Nosso país é o único do mundo com tal proibição. Um projeto de lei que libera a fabricação e a venda de carros movidos a diesel havia sido colocado em pauta na Câmara dos Deputados, todavia, até o momento não há nenhuma novidade a respeito do projeto.

Hoje, a gama de veículos a diesel à venda no Brasil conta apenas com crossovers, SUVs, utilitários e picapes, sendo que o modelo mais em conta já ultrapassa os R$ 100 mil.

Abaixo, selecionamos os 10 carros a diesel mais em conta à venda no mercado brasileiro.

A lista mostra apenas a versão mais em conta de cada modelo e desconsideramos também vans e comerciais leves por serem puramente comerciais, assim como as versões chassi de picapes.

Confira:

10) Mitsubishi Pajero Sport HPE – R$ 355.990

mitsubishi pajero sport hpe s 2021 1

A décima posição em nossa lista é do Mitsubishi Pajero Sport HPE, que sai por quase R$ 356 mil. O motor usado é o 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, ficando um pouco abaixo em potência de outros modelos por aqui. O câmbio é automático e tem 8 marchas.

Mesmo sendo a versão mais barata, ela vem com câmera de ré, multimídia de 7 polegadas, rodas de 18 polegadas, faróis e lanternas em LED, A/C dual zone, sensor crepuscular e de chuva, sete airbags, entre outros.

9) Volkswagen Amarok Highline 3.0 V6 – R$ 310.160

volkswagen amarok v6 avaliacao na 26

Acima dos R$ 300 mil e com tendência para ficar ainda mais cara em breve, a Volkswagen Amarok V6 é a única opção na gama da picape atualmente. Com isso, não temos mais as versões 2.0 TDI.

Essa versão traz rodas de 18 polegadas, airbags frontais e laterais, faróis bixênon, sensor crepuscular, ar digital dual zone, sensor de chuva, multimídia com GPS, volante multifuncional em couro, entre outros.

Debaixo do capô está sua grande qualidade, que é o motor 3.0 V6 de 258 cv a 3.250 rpm e 59,1 kgfm de torque a 1.400 rpm, associado ao câmbio automático de 8 marchas e com tração integral permanente.

8) Jeep Commander Limited TD380 4×4 – R$ 267.209

jeep commander limited diesel 1

Uma das adições mais recentes ao grupo de modelos diesel no Brasil, o Jeep Commander começa em R$ 267,2 mil com tal conjunto mecânico. Além disso, oferece uma boa dose de equipamentos e um visual mais moderno.

Debaixo do seu capô, a marca segue com o conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 38,7 kgfm a 1.750 rpm, oferecendo mais torque que o irmão Compass. O câmbio não muda, sendo o mesmo automático de 9 velocidades.

Além dos 7 lugares, o Commander citado aqui vem com luzes em LED, sensor de chuva, aviso de colisão frontal, controle de tração e estabilidade, multimídia de 10,1″ com Adventure Intelligence, detector de fadiga e alerta de pressão dos pneus.

Ainda oferece piloto automático adaptativo, rodas de 18″, A/C dual zone, painel digital, sete airbags, leitor de placas de trânsito, aviso de mudança de faixas, park assist, comutação automática dos faróis, monitoramento de pontos cegos, entre outros.

7) Chevrolet S10 LS Cabine Simples 2.8 – R$ 235.690

chevrolet s10 cs 2021

A Chevrolet S10 com motor turbodiesel mais em conta é a versão com cabine simples, que tem motor 2.8 de 200 cv e 51 kgfm, associado a uma transmissão manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida.

A lista de itens de série inclui airbags frontais, freios ABS com EBD, alerta de pressão dos pneus, sistema de deslizamento limitado do diferencial, rodas de aço estampado de 16 polegadas, ganchos para amarração de carga e volante simples.

Ela segue com computador de bordo, barras de proteção nas portas e laterais, direção elétrica progressiva, vidros elétricos, sistema de som com USB e Bluetooth, OnStar, trava automática de portas, preparação para som com alto-falantes e fiação, faróis e lanternas com máscara negra, entre outros.

Essa é a versão mais simples da picape S10, pouco vista nas ruas, mas de muita importância para o modelo, já que é voltada para o trabalho. Rústica, ela tem apenas ar-condicionado e vidros elétricos como um itens de conforto, deixando o resto para o essencialmente necessário.

A vantagem da versão é seu potente motor, bem como a tração nas quatro rodas. Com tudo isso, o desempenho dessa cabine simples é muito bom, assim como seu consumo de diesel. A Chevrolet S10 é a vice-líder no mercado de picapes médias, perdendo apenas para a Toyota Hilux.

Ela tem uma boa oferta de versões no mercado nacional, sendo a maioria com cabine dupla. As opções com motor 2.5 flex de até 206 cv e 27,3 kgfm já saíram de linha.

6) Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 230.190

nissan frontier platinum 2023

A nova Nissan Frontier sabe que não vai disputar a liderança do segmento com suas principais rivais, por isso aproveita para cobrar um pouco mais caro para ser levada para casa. A versão de entrada S, com câmbio manual e tração 4×4, custa R$ 230.190.

Renovada visualmente no começo de 2022, a picape continua com o motor 2.3 turbodiesel de 163 cv e 43,3 kgfm, aliado ao câmbio manual de seis velocidades.

De série, ela traz rodas de 17 polegadas, A/C, piloto automático, direção hidráulica, volante multifuncional, seis airbags, controle de tração e estabilidade, luzes diurnas, preparação para som com antena no teto e 2 alto-falantes, entre outros.

5) Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX – R$ 228.990

mitsubishi l200 triton outdoor

Anteriormente uma das picapes mais baratas deste ranking, a Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX é uma versão lançada mais recentemente por R$ 228.990, mantendo o visual da geração anterior da picape.

A novidade vem com exterior mais simples, multimídia de 7″, para-choque de impulsão, entre outros. O motor 2.4 MIVEC turbodiesel tem 190 cv e 43,9 kgfm, com câmbio manual de seis marchas (com até 18 combinações através do sistema de tração Easy Select II).

4) Toyota Hilux Cabine Simples – R$ 224.700

toyota-hilux-cabine-simples

A Toyota Hilux em sua versão cabine simples é o quarto veículo a diesel mais em conta da lista.

A picape, que custa R$ 224.700, tem motor 2.8 litros turbodiesel de 177 cv a 3.400 rpm e 42,8 kgfm entre 1.600 e 2.600 rpm, com caixa manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida, acionamento eletrônico e bloqueio do diferencial traseiro.

De série, vem com airbags frontais e de joelho para o motorista, direção hidráulica, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e profundidade, rodas aro 17, caçamba com ganchos externos, entre outros.

Outra que é voltada para o trabalho, o Hilux Cabine Simples também foca na simplicidade e traz conforto e comodidade para quem precisa de um veículo robusto para trabalhar.

Com caçamba dotada de bom espaço e capacidade de carga, a picape da Toyota se torna uma opção com custo-benefício bom, tendo preço na média da concorrente principal, a Chevrolet S10.

No mais, a Toyota Hilux é hoje a picape média mais vendida do mercado brasileiro, sendo produzida na Argentina (Zárate) e oferecida aqui principalmente com cabine dupla.

O modelo tem uma extensa oferta de versões e séries limitadas, sendo destaque por seu nível de segurança, que inclui airbag de joelho e pode ter até sete bolsas infláveis. Além do motor diesel 2.8 GD, o modelo oferecia o gastão 2.7 Flex, mas esse já saiu de linha.

3) Ford Ranger XL CS 2.2 – R$ 218.290

Ford Ranger Cabine Simples
Ford Ranger Cabine Simples

O terceiro modelo mais barato em nossa lista é a Ford Ranger na versão XL Cabine Simples, equipada com um motor turbodiesel de 2.2 litros, capaz de render 160 cavalos de potência, a 3.200 rpm, e 39,3 kgfm de torque, a 1.600 rpm, com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×4 com opção reduzida.

Como itens de série, a Ranger XL 2.2 MT oferece 3 airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle automático de descidas, direção elétrica, rádio com comandos de voz, volante multifuncional, entre outros.

Essa versão é bem interessante pela oferta de equipamentos e preço menor entre as picapes diesel com cabine dupla, mas peca por dispor apenas de câmbio manual nesse preço, embora haja a opção automática, mas por um preço bem maior.

Ainda assim, quem prefere as mudanças manuais, terá um produto muito bom nas mãos, que mesmo com motor diesel 2.2 de quatro cilindros, responde bem por conta do alto torque. A tração 4×4 com reduzida é outra vantagem.

No diesel, a outra opção é o Duratorq 3.2 de cinco cilindros com 200 cv e 47 kgfm. Este tem somente câmbio automático de cinco marchas.

2) Jeep Compass Longitude Diesel – R$ 214.137

jeep compass longitude diesel 2022

Outro que cobra bem caro por suas versões a diesel é o Jeep Compass, queridinho no segmento de SUVs no Brasil. São quase R$ 215 mil pela versão a diesel mais barata, mas esses valores podem chegar a quase R$ 234 mil na configuração topo de linha Trailhawk.

Em todas as opções a diesel, o Compass vem com o conhecido motor 2.0 turbodiesel Multijet, com até 170 cv e 35,7 kgfm, associado ao câmbio automático de 9 velocidades.

De série, essa versão apresenta câmera de ré, sensor de chuva, assistente em subida e descida, controle de tração e estabilidade, faróis full LED, seis airbags, A/C dual zone, multimídia de 10,1″, direção elétrica e rodas aro 18.

1) Fiat Toro Freedom 2.0 – R$ 187.090

fiat toro freedom diesel 2022 1

Disponível anteriormente em versões mais baratas, a Fiat Toro agora só pode ser encontrada com motor diesel a partir da versão Freedom, que custa salgados R$ 187.090. Mesmo assim, a picape é a mais vendida em seu segmento.

O motor que equipa Toro a diesel é um 2.0 Multijet, que consegue entregar 170 cavalos de potência, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.750 rpm. É o mesmo conjunto do anterior modelo a diesel mais barato, o Jeep Renegade.

No caso da Fiat Toro Freedom, a lista de equipamentos oferece ar digital dual zone, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, rodas de 17″, piloto automático, seis airbags, painel digital, multimídia de 8,4″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full LED, entre outros.

Top 10: Carros diesel mais baratos do Brasil (2022):

  1. Fiat Toro Freedom 2.0 – R$ 187.090
  2. Jeep Compass Longitude Diesel – R$ 214.137
  3. Ford Ranger XL CS 2.2 – R$ 218.290
  4. Toyota Hilux Cabine Simples – R$ 224.700
  5. Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX – R$ 228.990
  6. Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 230.190
  7. Chevrolet S10 LS Cabine Simples 2.8 – R$ 235.690
  8. Jeep Commander Limited TD380 4×4 – R$ 267.209
  9. Volkswagen Amarok Highline 3.0 V6 – R$ 310.160
  10. Mitsubishi Pajero Sport HPE – R$ 355.990

Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.