*Destaque Listas Top 10 Pickups SUVs

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

Quais são os carros movidos a diesel mais baratos do Brasil?


Bem, devido a uma lei que proíbe a comercialização de carros de passeio com motorização a diesel, o mercado de veículos equipados com esse tipo de motorização é bastante restrito no Brasil.

Nosso país é o único do mundo com tal proibição. Um projeto de lei que libera a fabricação e a venda de carros movidos a diesel havia sido colocado em pauta em junho deste ano na Câmara dos Deputados, todavia, até o momento, ainda não há nenhuma novidade a respeito do projeto.

Hoje, a gama de veículos a diesel à venda no Brasil conta apenas com crossovers, SUVs, utilitários e picapes, sendo que o modelo mais em conta beira os R$ 100 mil.


Abaixo, selecionamos os 10 carros a diesel mais em conta à venda no mercado brasileiro. A lista mostra apenas a versão mais em conta de cada modelo e desconsideramos também vans e comerciais leves por serem puramente comerciais, assim como as versões chassi de picapes.

Confira:

1) Fiat Toro Freedom 2.0 – R$ 108.490

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

Segundo comercial leve mais emplacado em setembro no mercado nacional, a Fiat Toro, que chegou por aqui no início deste ano, se posiciona como o carro a diesel mais em conta oferecido no País. A versão mais barata da linha com o propulsor 2.0 litros turbodiesel é a Freedom, que tem preço inicial de R$ 108.490.

O motor que equipa Toro a diesel é um 2.0 Multijet, que consegue entregar 170 cavalos de potência, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.750 rpm. No caso da variante de entrada, há uma transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas. Todavia, no caso da configuração topo de linha Volcano, o câmbio é um automático de nove velocidades, porém o preço sobe para R$ 124.550.

Entre os equipamentos de série, há airbags frontais, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, chave canivete com telecomando, computador de bordo, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas, sistema de som com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, rodas de aço aro 16 com pneus 225/70 R16, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, vidros e travas com acionamento elétrico, entre outros.

Com essa opção, a Fiat Toro se mostra como um dos produtos mais versáteis do mercado, tendo versões flex e diesel, além da oferta de três motores, sendo este diesel, mais duas opções com gasolina. Nesse caso, temos o motor 1.8 E.torQ Evo com 135 cv na gasolina e 139 cv no etanol, entregando torques de 18,8 kgfm no primeiro caso e 19,3 kgfm no segundo, ambos a 3.750 rpm. O câmbio aí é automático de seis marchas.

Além disso, a Fiat Toro também oferece motor Tigershark 2.4 Flex com 174 cv no derivado de petróleo e 186 cv com o combustível vegetal, tendo torques de 23,5 kgfm e 24,9 kgfm, respectivamente, obtidos em 4.000 rpm. A transmissão é automática de nove marchas, mas a tração é apenas dianteira.

2) Jeep Renegade Custom 2.0 – R$ 110.290

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

O Jeep Renegade compartilha plataforma, motorização e uma série de componentes com a Fiat Toro, tanto é que ambos saem da mesma linha de produção na unidade fabril de Goiana, estado de Pernambuco. Sob o capô, o crossover esconde o 2.0 litros Multijet, com até 170 cv, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm, a 1.750 rpm. Todavia, neste caso, o câmbio é um automático de nove marchas, enquanto a tração é integral.

Na lista de itens de série, a versão Custom do Renegade agora é a opção mais barata da gama e dispõe de airbags frontais, controle de estabilidade e de tração, controle eletrônico de velocidade em descidas, controle de estabilidade, controle de tração, rodas de aço texturizado de 16 polegadas, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos, travamento central elétrico, controle de cruzeiro, direção elétrica, luzes diurnas, pneus 215/55 R16, limitador de velocidade e freio de estacionamento elétrico.

Há ainda sistema de som com Bluetooth e seis alto-falantes, trio elétrico, volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, controle de estabilidade para trailer, controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampas, luz diurna e painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas.

O Jeep Renegade é um SUV compacto bem completo em termos de oferta de versões. Trata-se de um modelo pequeno, porém, bem robusto e versátil, que tem no estilo outro ponto forte, remetendo ao clássico dos anos 40, feito no Brasil entre os anos 50 e 70 pela Willys Overland em duas fábricas no país. O modelo atual tem ainda versão flex com motor E.torQ Evo 1.8 de origem Chrysler-BMW, que entrega 135 cv ou 139 cv, respectivamente com gasolina ou etanol, além de 18,8 kgfm ou 19,3 kgfm, na mesma ordem.

Nesse caso, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. Como característica dessa versão, o Jeep Renegade Flex apresenta frente baixa e para-choque com spoiler integrado. Mesmo com diesel, a oferta de versões é grande, abrangendo desde essa versão Custom até a Trailhawk, totalmente off-road e aventureira.

3) Mitsubishi L200 Triton GLX – R$ 114.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

Picape mais barata deste ranking, a Mitsubishi L200 Triton GLX está disponível por R$ 114.990 e é equipada com um motor 3.2 litros turbodiesel com injeção direta Common Rail, que desenvolve 180 cavalos de potência, a 3.500 rpm, e 38 kgfm de torque, a 2.000 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades e sistema de tração Easy Select 4WD, com até 15 combinações de marcha. Há ainda caçamba alongada, com 1.040 litros de capacidade.

Entre os equipamentos, a picape dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, rodas de liga-leve de 16 polegadas, luzes indicadoras de direção laterais, retrovisores externos, travas e vidros com acionamento elétrico, sistema de som com Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, acabamento interno em tecido, direção hidráulica, sobre tapetes em carpete, volante com ajuste de altura, entre outros.

Uma das opções mais interessantes do mercado, apesar de simples por dentro, a Mitsubishi L200 Triton GLX visa atender aqueles clientes que precisam mesmo de uma cabine dupla com motor diesel para suas tarefas. Existe a versão de frota, ainda mais simples, mas esta é para trabalho mais duro, não tendo qualquer item de conforto a mais, pelo contrário.

Mesmo sendo da geração anterior, a Mitsubishi L200 Triton GLX é uma picape ainda atraente, especialmente por conta de sua frente aerodinâmica e envolvente, além da linha “J”, que corta suavemente a cabine com a invasão da caçamba de carga, criando um aspecto diferente em relação às demais picapes medias, que possuem formas bem quadradas nesse caso. É um modelo que deve continuar no mercado pelos próximos anos por conta da demanda que ainda tem.

4) Volkswagen Amarok S cabine simples – R$ 116.490

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

A versão mais básica da Volkswagen Amarok é também o quarto veículo a diesel mais em conta disponível no Brasil. A versão S com cabine simples do utilitário está disponível por R$ 116.490 e é equipada com um motor 2.0 litros TDI a diesel, que rende 140 cavalos de potência, a 3.500 rpm, e 34,7 kgfm de torque, a 1.600 rpm, com câmbio manual de seis velocidades e tração 4Motion 4×4 selecionável com reduzida.

Na lista de equipamentos, há airbags frontais, freios ABS com função off-road e EBD, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, controle automático de descida, assistente de partida em rampas, direção hidráulica, para-choque dianteiro na cor da carroceria, volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, rodas de aço de 16 polegadas, entre outros.

Opção de acesso da Amarok, essa versão S é pouco vista nas ruas, já que a maior parte das vendas do modelo são das versões mais caras e naturalmente equipadas com cabine dupla e motor diesel 2.0 TDI de 180 cv, que é a outra opção de potência do modelo. Neste caso, o câmbio é automático Aisin de oito velocidades, permanecendo sempre a tração 4×4 com reduzida.

A Volkswagen Amarok ainda não tem o mesmo apelo que S10, Hilux ou Ranger, mas soube conquistar o seu espaço oferecendo mais conforto ao dirigir, sendo a picape média que mais se aproxima de um automóvel de passeio, exceto por manter uma das características mais destacadas desse tipo de veículo, a saída de traseira em curvas, algo que apenas um modelo é capaz de evitar, o último dessa lista.

5) Chevrolet S10 cabine simples 2.8 – R$ 121.390

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

 

A Chevrolet S10 com motor turbodiesel mais em conta à venda no Brasil é a versão com cabine simples. A picape é equipada com um motor 2.8 litros turbodiesel de quatro cilindros, que consegue entregar 200 cavalos de potência, a 3.600 rpm, e 51 kgfm de torque, a 2.000 rpm, associado a uma transmissão manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida.

A lista de itens de série inclui airbags frontais, freios ABS com EBD, alarme, detalhes em preto fosco, alerta de pressão dos pneus, sistema de deslizamento limitado do diferencial, rodas de aço estampado de 16 polegadas, ganchos para amarração de carga, volante simples, computador de bordo, barras de proteção nas portas e laterais, direção elétrica progressiva, vidros elétricos com antiesmagamento, retrovisores com espelhos reguláveis internamente, sistema de som com USB e Bluetooth, OnStar, trava automática de portas, preparação para som com alto-falantes e fiação, faróis e lanternas com máscara negra, entre outros.

Essa é a versão mais simples da picape S10, pouco vista nas ruas, mas de muita importância para o modelo, já que é voltada para o trabalho. Rustica, ela tem apenas ar-condicionado e vidros elétricos como um itens de conforto, deixando o resto para o essencialmente necessário. A vantagem da versão é seu potente motor, bem como a tração nas quatro rodas. Com tudo isso, o desempenho dessa cabine simples é muito bom, assim como seu consumo de diesel.

A Chevrolet S10 é a vice-líder no mercado de picapes médias, perdendo apenas para a Toyota Hilux. Ela tem uma boa oferta de versões no mercado nacional, sendo a maioria com cabine dupla e ainda opções com motor flex, o Ecotec SIDI 2.5 de quatro cilindros em alumínio, que entrega 197 cv com gasolina e 206 cv com etanol, além de 26,3 kgfm no primeiro e 27,3 kgfm no segundo combustível, conseguidos em 4.400 rpm. Essa opção tem câmbio manual ou automático. No diesel, existe ainda a versão automática de seis marchas na cabine dupla.

6) Toyota Hilux cabine simples – R$ 123.520

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

A Toyota Hilux em sua versão cabine simples é o quinto veículo a diesel mais em conta da lista. A picape, que custa R$ 123.520, é dotada de um motor 2.8 litros turbodiesel, que consegue entregar até 177 cavalos de potência, a 3.400 rpm, e 42,8 kgfm de torque, entre 1.600 e 2.600 rpm, associado a uma caixa manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida com acionamento eletrônico e bloqueio do diferencial traseiro.

Nos equipamentos de série, a Hilux Cabine simples oferece airbags frontais e de joelho para o motorista, freios ABS com EBD, direção hidráulica, ar-condicionado manual, volante com ajuste de altura e profundidade, medidor de economia, relógio digital, bancos em tecido, rodas de aço de 17 polegadas, para-choques, retrovisores e maçanetas pintadas na cor preta, caçamba com ganchos externos, entre outros.

Outra que é voltada para o trabalho, o Hilux Cabine Simples também foca na simplicidade e traz conforto e comodidade para quem precisa de um veículo robusto para trabalhar. Com caçamba dotada de bom espaço e capacidade de carga, a picape da Toyota se torna uma opção com custo-benefício bom, tendo preço na média da concorrente principal, a Chevrolet S10.

No mais, a Toyota Hilux é hoje a picape média mais vendida do mercado brasileiro, sendo produzida na Argentina (Zárate) e oferecida aqui principalmente com cabine dupla. O modelo tem uma extensa oferta de versões e séries limitadas, sendo destaque por seu nível de segurança, que inclui airbag de joelho e pode ter até sete bolsas infláveis. Além do motor diesel 2.8 GD, o modelo oferece ainda o gastão 2.7 VVT-i Flex com 159 cv na gasolina e 163 cv no etanol, ambos com 25 kgfm de torque em 4.000 rpm.

7) Troller T4 – R$ 131.329

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

O Troller T4 é um carro destinado a quem busca capacidade para enfrentar terrenos acidentados e percorrer trechos off-road. O jipinho usa um motor 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros, que consegue entregar 200 cavalos de potência, a 3.500 rpm, e 47,9 kgfm de torque, entre 1.750 e 2.500 rpm, associado a um câmbio manual de seis marchas e sistema de tração 4×4 com reduzida. Esse conjunto é responsável por mover os 2.140 kg do carro.

Entre os equipamentos de série, há freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, direção hidráulica, pneus Pirelli Scorpion ATR 255/65 R17, chave canivete, alarme volumétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, sistema de som com Bluetooth e quatro alto-falantes, entre outros.

O jipe Troller T4 vem numa escalada de preços impressionante e da casa de R$ 128 mil já custa R$ 131.329. Segunda geração do utilitário 4×4 cearense, o modelo atual foi desenvolvido pela Ford, que comprou a empresa brasileira há alguns anos, encerrando a versão picape que existia anteriormente, mas que tinha problemas estruturais. Como parte do processo, a Ford comprou todas as unidades vendidas.

No caso do T4, a Troller introduziu um modelo muito mais moderno, equipado com o mesmo conjunto motriz da Ford Ranger, eliminando a aquisição de motores MWM. Com design mais robusto e musculoso, o jipe rapidamente caiu no gosto dos aventureiros e pilotos de rali, dando a força muito superior do conjunto mecânico. Porém, mesmo vendendo um bom número por ano, o modelo peca por não dispor de airbag duplo, uma falha que impossibilita sua exportação.

8) Ford Ranger XLS 2.2 – R$ 141.490

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

O último modelo desta lista é a Ford Ranger na versão XLS, equipada com um motor turbodiesel de 2.2 litros, capaz de render 160 cavalos de potência, a 3.200 rpm, e 39,3 kgfm de torque, a 1.600 rpm, com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×4 com opção reduzida.

Como item de série, a Ranger XLS 2.2 MT oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho par ao motorista, sistema multimídia SYNC, controle de cruzeiro, controle eletrônico de estabilidade e de tração, sistema Isofix, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, controle de estabilidade anti-capotamento, controle adaptativo de carga, assistente em frenagem de emergência, retrovisores e maçanetas externas na cor preta, volante e banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, vidros elétricos, entre outros.

Essa versão é bem interessante pela oferta de equipamentos e preço menor entre as picapes diesel com cabine dupla, mas peca por dispor apenas de câmbio manual nesse preço, embora haja a opção automática, mas por um preço bem maior. Ainda assim, quem prefere as mudanças manuais, terá um produto muito bom nas mãos, que mesmo com motor diesel 2.2 de quatro cilindros, responde bem por conta do alto torque. A tração 4×4 com reduzida é outra vantagem.

A Ford Ranger é uma picape média que já não é tão completa em suas opções, pois deixou de oferecer a cabine simples, que existia desde de seu lançamento no país. Mas, continua tendo versão de frotista com cabine dupla e motor diesel 2.2, além das versões mais completas, que são equipadas com duas opções de motor, sendo o Duratec 2.5 Flex de 168 cv e 173 cv, gasolina e etanol, além de 24,1/24,7 kgfm, respectivamente. No diesel, a outra opção é o Duratorq 3.2 de cinco cilindros com 200 cv e 47 kgfm. Este tem somente câmbio automático de cinco marchas.

9) Jeep Compass Sport 2.0 – R$ 146.490

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

Anunciado no final de setembro como o principal lançamento da Jeep em 2016, o novo Compass ocupa a oitava posição do ranking. O novo crossover com motor turbodiesel está disponível a partir da versão Sport, que custa R$ 146.490, e usa o mesmo propulsor da Toro e do Renegade, o 2.0 Multijet II com 170 cv e 35,7 kgfm, associado a uma transmissão automática de nove velocidades e tração nas quatro rodas.

O Jeep Compass Longitude 2.0 é equipado de série com airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado automático de duas zonas, câmera de ré, controles de estabilidade, tração e anticapotamento, sistema Isofix, freio de estacionamento elétrico, monitor de pressão dos pneus, rodas aro 18, sensor de estacionamento traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, seletor de modos de condução, sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas, chave presencial, partida por botão, volante com aletas para troca de marcha, entre outros.

10) Nissan Frontier SE 2.3 – R$ 150.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)

Esta versão da Nissan Frontier é mais barata e simples, trazendo ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica, multimídia com navegador, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sistema de limpeza do catalisador, faróis de neblina, detalhes cromados, bancos em tecido, entre outros.

Seu motor é o diesel 2.3 biturbo de 190 cv e 45,9 kgfm com câmbio automático de sete marchas, mais tração 4×4 com reduzida e suspensão traseira de eixo rígido five link com molas helicoidais, que faz o modelo ser o único da categoria a não apresentar saída de traseira em curvas, uma característica de todas as demais picapes médias.

[Matéria publicada em janeiro de 2014 e atualizada em 12 de fevereiro de 2018]

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2018)
Nota média 4 de 6 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email