Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

Quais são os carros movidos a diesel mais baratos do Brasil?


Bem, devido a uma lei que proíbe a comercialização de carros de passeio com motorização a diesel, o mercado de veículos equipados com esse tipo de motorização é bastante restrito no Brasil.

Nosso país é o único do mundo com tal proibição. Um projeto de lei que libera a fabricação e a venda de carros movidos a diesel havia sido colocado em pauta na Câmara dos Deputados, todavia, até o momento, ainda não há nenhuma novidade a respeito do projeto.

Hoje, a gama de veículos a diesel à venda no Brasil conta apenas com crossovers, SUVs, utilitários e picapes, sendo que o modelo mais em conta já ultrapassa os R$ 100 mil.

Abaixo, selecionamos os 10 carros a diesel mais em conta à venda no mercado brasileiro.

A lista mostra apenas a versão mais em conta de cada modelo e desconsideramos também vans e comerciais leves por serem puramente comerciais, assim como as versões chassi de picapes.

Confira:

1) Jeep Renegade Moab 2.0 – R$ 146.590

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

A linha 2021 do Jeep Renegade trouxe uma novidade interessante para quem se interessa apenas pelas versões a diesel do modelo. Estamos falando da configuração Moab, que foi lançada em homenagem ao deserto americano que tem o mesmo nome e é usado pela marca para testes e eventos off-road.

Essa nova versão chega às lojas em setembro de 2020 e estará disponível nas cores Verde Recon, Branco Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique ou Preto Carbon. A lista de itens de série conta com equipamentos como a central multímida de 7 polegadas, ar-condicionado dual zone, rodas de 17 polegadas, entre outros.

O Renegade compartilha plataforma, motorização e uma série de componentes com a Fiat Toro, tanto é que ambos saem da mesma linha de produção na unidade fabril de Goiana, estado de Pernambuco. Além disso, os dois também compartilham da constante alta de preços, fruto de seu sucesso no mercado brasileiro.

Sob o capô, o crossover esconde o 2.0 litros Multijet, com até 170 cv, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm, a 1.750 rpm. Todavia, neste caso, o câmbio é um automático de nove marchas, enquanto a tração é integral.

O Jeep Renegade é um SUV compacto bem completo em termos de oferta de versões. Trata-se de um modelo pequeno, porém, bem robusto e versátil, que tem no estilo outro ponto forte, remetendo ao clássico dos anos 40, feito no Brasil entre os anos 50 e 70 pela Willys Overland em duas fábricas no país.

O modelo atual tem ainda versão flex com motor E.torQ Evo 1.8 de origem Chrysler-BMW, que entrega 135 cv ou 139 cv, respectivamente com gasolina ou etanol, além de 18,8 kgfm ou 19,3 kgfm, na mesma ordem. Nesse caso, o câmbio é automático de seis marchas. Como característica dessa versão, o Jeep Renegade Flex apresenta frente baixa e para-choque com spoiler integrado.

Mesmo com diesel, a oferta de versões é grande, abrangendo desde a versão STD (flex) até a Trailhawk, totalmente off-road e aventureira.

2) Fiat Toro Endurance 2.0 – R$ 147.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

Disponível anteriormente em versões mais baratas, a Fiat Toro agora só pode ser encontrada com motor diesel a partir da versão Endurance, que custa salgados R$ 147.990. Mesmo assim, a picape é a mais vendida em seu segmento.

O motor que equipa Toro a diesel é um 2.0 Multijet, que consegue entregar 170 cavalos de potência, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.750 rpm. É o mesmo conjunto do modelo citado acima, o Jeep Renegade.

No caso da Fiat Toro Endurance, a lista de equipamentos oferece direção elétrica, banco do motorista com regulagem manual de altura, controle de tração e estabilidade, santo antonio, suspensão traseira multilink, volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.

3) Ford Ranger XL CS 2.2 – R$ 163.490

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)
Ford Ranger Cabine Simples

O terceiro modelo mais barato em nossa lista é a Ford Ranger na versão XL Cabine Simples, equipada com um motor turbodiesel de 2.2 litros, capaz de render 160 cavalos de potência, a 3.200 rpm, e 39,3 kgfm de torque, a 1.600 rpm, com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×4 com opção reduzida.

Como item de série, a Ranger XL 2.2 MT oferece 3 airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle automático de descidas, direção elétrica, rádio com comandos de voz, volante multifuncional, entre outros.

Essa versão é bem interessante pela oferta de equipamentos e preço menor entre as picapes diesel com cabine dupla, mas peca por dispor apenas de câmbio manual nesse preço, embora haja a opção automática, mas por um preço bem maior.

Ainda assim, quem prefere as mudanças manuais, terá um produto muito bom nas mãos, que mesmo com motor diesel 2.2 de quatro cilindros, responde bem por conta do alto torque. A tração 4×4 com reduzida é outra vantagem.

No diesel, a outra opção é o Duratorq 3.2 de cinco cilindros com 200 cv e 47 kgfm. Este tem somente câmbio automático de cinco marchas.

4) Mitsubishi L200 Triton GL – R$ 171.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

Anteriormente uma das picapes mais baratas deste ranking, a Mitsubishi L200 Triton GL é uma versão lançada mais recentemente por R$ 171.990, mantendo o visual da geração anterior da picape.

A novidade vem com visual exterior extremamente simples, com rodas de aço sem calota, para-choques em plástico preto e espelhos que não são pintados na cor da carroceria. O motor é 2.4 MIVEC turbodiesel, com 190 cv e 43,9 kgfm, com câmbio manual de seis marchas (com até 18 combinações através do sistema de tração Easy Select II).

5) Troller T4 – R$ 173.200

O Troller T4 é um carro destinado a quem busca capacidade para enfrentar terrenos acidentados e percorrer trechos off-road.

O jipinho usa um motor 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros, que consegue entregar 200 cavalos de potência, a 3.500 rpm, e 47,9 kgfm de torque, entre 1.750 e 2.500 rpm, associado a um câmbio manual de seis marchas e sistema de tração 4×4 com reduzida. Esse conjunto é responsável por mover os 2.140 kg do carro.

Entre os equipamentos de série, há freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, direção hidráulica, pneus Pirelli Scorpion ATR 255/65 R17, chave canivete, alarme volumétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo, sistema de som com Bluetooth e quatro alto-falantes, entre outros.

O jipe Troller T4 vem numa escalada de preços impressionante e da casa de R$ 128.000 já custa R$ 173.200

Segunda geração do utilitário 4×4 cearense, o modelo atual foi desenvolvido pela Ford, que comprou a empresa brasileira há alguns anos, encerrando a versão picape que existia anteriormente, mas que tinha problemas estruturais. Como parte do processo, a Ford comprou todas as unidades vendidas.

No caso do T4, a Troller introduziu um modelo muito mais moderno, equipado com o mesmo conjunto motriz da Ford Ranger, eliminando a aquisição de motores MWM. Com design mais robusto e musculoso, o jipe rapidamente caiu no gosto dos aventureiros e pilotos de rali, dando a força muito superior do conjunto mecânico.

Porém, mesmo vendendo um bom número por ano, o modelo peca por não dispor de airbag duplo, uma falha que impossibilita sua exportação.

6) Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 176.000

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

A Nissan Frontier sabe que não vai disputar a liderança do segmento com suas principais rivais, por isso aproveita para cobrar um pouco mais caro para ser levada para casa. A versão de entrada S, com câmbio manual e tração 4×4, custa R$ 176.000.

Seu motor 2.3 turbodiesel entrega 160 cv e 41 kgfm de torque, e a picape já vem equipada com retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica, dois airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa, controle automático de descida, entre outros. Ou seja, é uma picape cara e que fica devendo mais itens de série.

7) Toyota Hilux Cabine Simples – R$ 176.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

A Toyota Hilux em sua versão cabine simples é o sétimo veículo a diesel mais em conta da lista.

A picape, que custa R$ 176.990, é dotada de um motor 2.8 litros turbodiesel, que consegue entregar até 177 cavalos de potência, a 3.400 rpm, e 42,8 kgfm de torque, entre 1.600 e 2.600 rpm, associado a uma caixa manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida com acionamento eletrônico e bloqueio do diferencial traseiro.

Nos equipamentos de série, a Hilux Cabine simples oferece airbags frontais e de joelho para o motorista, freios ABS com EBD, direção hidráulica, ar-condicionado manual, volante com ajuste de altura e profundidade, medidor de economia, relógio digital, bancos em tecido, rodas de aço de 17 polegadas, para-choques, retrovisores e maçanetas pintadas na cor preta, caçamba com ganchos externos, entre outros.

Outra que é voltada para o trabalho, o Hilux Cabine Simples também foca na simplicidade e traz conforto e comodidade para quem precisa de um veículo robusto para trabalhar.

Com caçamba dotada de bom espaço e capacidade de carga, a picape da Toyota se torna uma opção com custo-benefício bom, tendo preço na média da concorrente principal, a Chevrolet S10.

No mais, a Toyota Hilux é hoje a picape média mais vendida do mercado brasileiro, sendo produzida na Argentina (Zárate) e oferecida aqui principalmente com cabine dupla.

O modelo tem uma extensa oferta de versões e séries limitadas, sendo destaque por seu nível de segurança, que inclui airbag de joelho e pode ter até sete bolsas infláveis. Além do motor diesel 2.8 GD, o modelo oferece ainda o gastão 2.7 VVT-i Flex com 159 cv na gasolina e 163 cv no etanol, ambos com 25 kgfm de torque em 4.000 rpm.

8) Chevrolet S10 LS Cabine Simples 2.8 – R$ 185.920

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

A Chevrolet S10 com motor turbodiesel mais em conta à venda no Brasil é a versão com cabine simples. A picape é equipada com um motor 2.8 litros turbodiesel de quatro cilindros, que consegue entregar 200 cavalos de potência, a 3.600 rpm, e 51 kgfm de torque, a 2.000 rpm, associado a uma transmissão manual de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida.

A lista de itens de série inclui airbags frontais, freios ABS com EBD, alarme, detalhes em preto fosco, alerta de pressão dos pneus, sistema de deslizamento limitado do diferencial, rodas de aço estampado de 16 polegadas, ganchos para amarração de carga, volante simples, computador de bordo, barras de proteção nas portas e laterais, direção elétrica progressiva, vidros elétricos com antiesmagamento, retrovisores com espelhos reguláveis internamente, sistema de som com USB e Bluetooth, OnStar, trava automática de portas, preparação para som com alto-falantes e fiação, faróis e lanternas com máscara negra, entre outros.

Essa é a versão mais simples da picape S10, pouco vista nas ruas, mas de muita importância para o modelo, já que é voltada para o trabalho. Rustica, ela tem apenas ar-condicionado e vidros elétricos como um itens de conforto, deixando o resto para o essencialmente necessário.

A vantagem da versão é seu potente motor, bem como a tração nas quatro rodas. Com tudo isso, o desempenho dessa cabine simples é muito bom, assim como seu consumo de diesel.

A Chevrolet S10 é a vice-líder no mercado de picapes médias, perdendo apenas para a Toyota Hilux.

Ela tem uma boa oferta de versões no mercado nacional, sendo a maioria com cabine dupla e ainda opções com motor flex, o Ecotec SIDI 2.5 de quatro cilindros em alumínio, que entrega 197 cv com gasolina e 206 cv com etanol, além de 26,3 kgfm no primeiro e 27,3 kgfm no segundo combustível, conseguidos em 4.400 rpm.

Essa opção tem câmbio manual ou automático. No diesel, existe ainda a versão automática de seis marchas na cabine dupla.

9) Jeep Compass Longitude Diesel – R$ 188.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

Outro que cobra bem caro por suas versões a diesel é o Jeep Compass, queridinho no segmento de SUVs no Brasil. São quase R$ 189 mil pela versão a diesel mais barata, mas esses valores podem chegar a quase R$ 228 mil na configuração topo de linha S.

Na versão em questão aqui, o Compass vem com o conhecido motor 2.0 turbodiesel Multijet, com até 170 cv e 35,7 kgfm.

10) Mitsubishi Outlander HPE-S – R$ 225.990

Top 10: os carros a diesel mais baratos à venda no Brasil (2021)

A última posição em nossa lista é do Mitsubishi Outlander em sua versão HPE-S, que sai por quase R$ 226 mil. O motor usado é o 2.2 turbodiesel de 165 cv e 36,7 kgfm de torque, ficando um pouco abaixo em potência de outros modelos por aqui. O câmbio é automático e tem seis marchas.

Por ser a versão mais cara do Outlander, a lista de equipamentos é bem generosa. Ela tem itens como bancos em couro com aquecimento, faróis de neblina em LED, sistema de frenagem autônoma, teto solar, piloto automático inteligente, central multimídia de 7 polegadas com câmera de ré, alerta de mudança de faixa, múltiplos airbags, entre outros.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.